O que aconteceria com a humanidade segundo a Lei de Malthus?

Perguntado por: esubtil . Última atualização: 1 de março de 2023
4.5 / 5 3 votos

C- O que aconteceria à humanidade, segundo a lei de Malthus? R= Segundo a lei de Malthus, a população cresceria mais do que a produção de alimentos, ou seja, não haveria alimentos para toda a humanidade, por conta disso, as pessoas começariam a morrer de fome.

Como vimos, Malthus acreditava que a produção agrícola não seria capaz de atender ao incremento da demanda por alimentos decorrente do crescimento populacional. A capacidade de crescimento da população era infinita, enquanto a limitada produção de alimentos não seria capaz de atender a todos.

Basicamente, Malthus acreditava que a humanidade estava destinada ao fracasso e sua teoria foi considerada como muito pessimista. O economista defendia a diminuição da assistência destinada à população pobre.

Segundo a teoria malthusiana, mudanças comportamentais, como a abstinência sexual e o adiamento dos matrimônios, seriam algumas das medidas para conter o crescimento populacional.

Afinal o erro de Malthus foi o de não ter previsto que os recursos à disposição da Humanidade iriam crescer também de maneira exponencial, nos 180 anos que se seguiram. Mas isso nunca ele poderia ter previsto, porque esses recursos ainda não eram conhecidos.

Malthus propôs três medidas para fazer o controle populacional:

  • Adiamento dos casamentos;
  • Observância da castidade antes do matrimônio;
  • Ter uma quantidade de filhos de acordo com as condições materiais.

A fome no mundo é um fenômeno complexo que tem como causa diferentes fatores de cunho político, econômico, estrutural e climático. Atualmente, ressalta-se a existência de diversos conflitos militares que prejudicam a produção e distribuição de alimentos no mundo.

A Teoria Neomalthusiana demonstra receio com o crescimento exacerbado da população. A Teoria Neomalthusiana é uma teoria demográfica criada na segunda metade do século XX, como uma releitura da Teoria Malthusiana, que tem como ponto elementar a preocupação com o crescimento populacional exacerbado.

O crescimento populacional ou crescimento demográfico é um conceito que corresponde ao aumento da quantidade de pessoas existentes no globo terrestre.

Resposta. Explicação: Ele acreditava que o mundo entraria em colapso com o crescimento exponencial da população global, o que se provou não ser verdade. O homem quebrou suas barreiras e consegue produzir a quantidade suficiente de comida.

Suas previsões não se concretizaram porque ele não previu as enormes transformações que ocorreriam posteriormente, no processo produtivo dos alimentos e no ritmo de crescimento da população: a produção de alimentos cresceu a um ritmo muito maior que a população, quase invertendo a equação geométrica x aritmética de ...

Qual alternativa apresenta corretamente uma crítica à teoria de Malthus: A) A defesa da diminuição de programas assistencialistas para desincentivar a natalidade. B) A realização de pesquisas que defendiam a adoção de medicamentos contraceptivos.

O crescimento acelerado da população mundial trouxe consequências para o meio ambiente, como desmatamento e esgotamento de solos, e também ampliou problemas sociais, como a fome, uma preocupação mundial que está associada à distribuição de riquezas.

Segundo o estudo, embora o aumento da população global contribua para a degradação ambiental, incluindo as mudanças climáticas, é o aumento de renda per capita que mais impulsiona o aumento da produção e do consumo e das emissões de gases de efeito estufa.

As projeções para 2100 indicam TFTs de 2 filhos por mulher no mundo, 1,9 filho tanto nos países desenvolvidos, quanto nos países menos desenvolvidos e 2,1 filhos por mulher nos países muito menos desenvolvidos. Esses diferenciais confirmam que o mundo vive uma situação caracterizada como fosso demográfico.

Segundo a Teoria Malthusiana, o crescimento da população se daria em progressão geométrica (2, 4, 8, 16, 32…), enquanto que a produção dos alimentos seguiria o modelo de progressão aritmética (2, 4, 6, 8, 10…). A conclusão é que o crescimento da população seria maior do que a quantidade de alimento produzido.