O que acontece se você tocar no urânio?

Perguntado por: ifogaca . Última atualização: 6 de janeiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

Nada. Um átomo, mesmo que em iminência de decomposição radioativa não resultaria em danos significativos aos tecidos vivos que estão em volta. Uma célula eventualmente morta pela radiação seria rapidamente reposta pelo organismo.

O urânio está naturalmente presente no solo, e não é perigoso. Mesmo em regiões nas quais existe a mineração do elemento, a radiação natural na superfície não chega a níveis que comprometam a saúde dos habitantes da região.

Inúmeras pesquisas demonstram que o urânio em seu estado natural não contribui para o aumento do número de casos de câncer ou de outras doenças relacionadas à radiação. No entanto, a ingestão acidental de altas concentrações de urânio pode acarretar graves consequências, como câncer nos ossos ou no fígado.

A radiação pode provocar basicamente dois tipos de danos ao corpo, um deles é a destruição das células com o calor, e o outro consiste numa ionização e fragmentação(divisão) das células. O calor emitido pela radiação é tão forte que pode queimar bem mais do que a exposição prolongada ao sol.

O autor da denúncia, cuja profissão e identidade não foram reveladas pela polícia, acrescentou que os suspeitos propuseram vender o material "utilizado para dispositivos bélicos", de acordo com registros policiais, por US$ 90 mil o quilo (cerca de R$ 422 mil).

O Brasil possui recursos significativos de urânio, o que leva o país a ocupar posição de destaque no ranking mundial. Os recursos são da ordem de 244.788 toneladas de urânio contido (U 3O 8), distribuídas entre os estados da Bahia, do Ceará e outros.

Apesar de ingerirmos alguma quantidade de urânio, ela rapidamente é descartada de nosso organismo. Boa parte é eliminada através das fezes e da urina. Uma pequena quantidade pode permanecer em nossos corpos por um período um pouco maior, mas isso não oferece nenhum dano ou risco a nossa vida.

O urânio pode ser encontrado em diversas partes do mundo, sendo caracterizado como um minério comum por estar presente na maioria das rochas. As maiores reservas de urânio se encontram nos seguintes países: Austrália, Cazaquistão, Rússia, África do Sul, Canadá, Estados Unidos e Brasil.

Os cigarros também têm carbono 14, urânio e chumbo, igualmente radioativos, em sua composição; – Pesticidas: no alcatrão, conjunto de substâncias presente no tabaco e que são absorvidas pelo fumante quando ele acende o cigarro, já foram encontrados resíduos de um pesticida chamado DDT.

109 anos. No caso do decaimento do urânio 238, um átomo seu resulta em um átomo de chumbo.

A Agência Internacional de Energia Atómica, estimou as reservas mundiais de urânio em 5,4 milhões de toneladas em todo mundo em 2009, sendo que 31% está na Austrália, 12% no Cazaquistão, 9% no Canadá e 9% na Rússia.

A vida média dos cães da zona de exclusão de Chernobyl é de apenas cinco anos, segundo o Fundo Clean Futures, organização não governamental que monitora e fornece assistência aos cães que vivem na Zona de Exclusão. O fato de que cães habitam esse lugar abandonado é bem conhecido.

Atualmente, existem algumas pessoas que ainda moram nas regiões vizinhas a Chernobyl. Chamados de Samosely, os moradores do entorno se recusaram a deixar suas casas após o fatídico acidente de 1986. De acordo com o site Hiper Cultura, existem cerca de 130 moradores na cidade de Chernobyl.

— Haverá muitas pessoas correndo para hospitais e para fora da área, o que será um problema: haverá confusão, e retirar pessoas no meio de uma guerra é extremamente difícil — disse Stoetzel à al-Jazeera.