O que acontece se você tocar em Mercúrio?

Perguntado por: laraujo . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.6 / 5 5 votos

Nos seres humanos, o contato com mercúrio pode causar desde sintomas leves. Como coceira e vermelhidão na pele e nos olhos, até interferências graves no metabolismo celular, em caso de exposição prolongada. Conheça os principais sintomas de intoxicação por mercúrio: Febre.

Um termômetro de mercúrio possui uma quantidade pequena do metal, mas o contato direto com a substância pode causar desde sintomas leves, como coceira e vermelhidão na pele e nos olhos. A ingestão provoca úlceras no estômago.

No organismo todo, enfim o mercúrio age como veneno protoplasmático. As intoxicações por mercúrio variam seus sinais e sintomas de acordo com o nível de intoxicação, aguda, subaguda e crônica. Deve-se remover o tóxico com lavagem gástrica, usando-se água albuminosa ou leite de magnésia.

A meia-vida do metilmercúrio no sangue varia entre 10 a 105 dias.

– Uma forma de capturar bolinhas de mercúrio é usar farinha de trigo ou talco pois elas serão absorvidas pelo pó. – A neutralização do mercúrio pode ser feita com enxofre em pó que reage com o mercúrio formando um sal inerte.

Uma importante síndrome clínica neurológica associada à intoxicação por mercúrio é o eretismo, que é uma síndrome que cursa com ansiedade, irritabilidade, perda de memória, cansaço, desânimo, labilidade emocional, baixa autoestima, depressão, delírios e alucinações.

Dentre as diferentes formas químicas do Hg, o metil-Hg+ é a forma mais tóxica para organismos superiores, particularmente mamíferos.

O vapor de mercúrio metálico é quase totalmente absorvido pela via inalatória e ultrapassa as barreiras hematoencefálica e placentária, se acumulando principalmente nos rins. Sinais e sintomas podem incluir danos aos sistemas nervoso, gastrointestinal, respiratório, ocular, renal e levar à morte.

Como o mercúrio aparece no estado líquido em temperatura ambiente, o ideal é recolher o metal com uma seringa sem agulha e colocá-lo em um recipiente plástico contendo água; a água reduz a possibilidade da evaporação. A área afetada pelo objeto tem de ser descontaminada com uma mistura de água sanitária e água.

A melhor forma para se evitar a contaminação por mercúrio é estar atento para não entrar em contato com esse metal. No cotidiano, utilizamos alguns objetos e produtos que contêm mercúrio em sua composição, como, por exemplo, termômetros, lâmpadas fluorescentes, tintas, pilhas e baterias.

Um estudo mostrou que mulheres que consumiam peixes regularmente passavam quantidades substanciais de mercúrio aos bebês pelo leite materno. E que o mercúrio pode levar entre 2 e 12 meses para ser completamente eliminado do corpo, após a exclusão de peixes da dieta da mãe (Dórea et al., 2011).

Ele é bastante perigoso à saúde humana porque é capaz de ultrapassar as biomembranas e seus íons possuem afinidade pelos grupos sulfidrilas das proteínas. Atua também como um potente desnaturador de proteínas e inibidor de aminoácidos, interferindo nas funções metabólicas celulares.

Principais Aplicações do Mercúrio
Medicina: Esfigmomanômetros, termômetros, amálgamas dentárias e conservantes de vacinas (timerosal).

Mercúrio é um planeta rochoso, composto, principalmente de ferro, níquel e silicato, isso o torna de uma cor marrom acinzentada devido à composição de sua superfície e que sofre na sua fina atmosfera o constante impacto de partículas e ventos solares.