O que acontece se você for picado pelo escorpião amarelo?

Perguntado por: imodesto . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.4 / 5 5 votos

Assim como as picadas de vespa e abelha, a picada de escorpião deixa a região inchada e avermelhada. Além disso, ela provoca dor intensa e imediata. Casos graves podem, ainda, provocar aumento da frequência cardíaca, salivação aumentada, falta de ar e pressão arterial baixa.

O escorpião é um animal perigoso para a sua saúde
A picada de um escorpião pode ser dolorosa, porém, raramente é fatal. Isso depende da espécie de escorpião que o atacar. Quem corre mais riscos são pessoas sensíveis como crianças e idosos. Estes sim podem sucumbir após uma picada de escorpião.

Na hora da picada a dor é forte e em alguns casos o efeito do veneno do escorpião pode ser imediato. A maioria dos casos evolui sem precisar da aplicação de soro, mas sempre com remédios para controlar a dor e atendimento médico.

O primeiro passo é lavar a picada com água e sabão e não espremer ou aplicar produtos na região. Em seguida, é indispensável entrar em contato com uma equipe de emergência para receber atendimento médico e, caso necessário, aplicação de soro contra o veneno do escorpião.

Leve: causando apenas sintomas no local da picada e geralmente não traz complicações graves; Moderada: além dos sintomas locais, também pode causar náuseas, vômitos e suores; Grave: os sintomas são muito intensos, causando batimentos do coração fracos e dificuldade para respirar, podendo levar à morte.

De hábitos noturnos, o escorpião amarelo vive em ambientes escuros, quentes e úmidos, onde possa se alimentar de insetos, especialmente baratas. Na região urbana, pode ser encontrado em locais com entulhos e pedras, mas também pode se abrigar dentro de sapatos, junto a roupas etc.

Evitar acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico e materiais de construção nas proximidades das residências; Em casas e apartamentos, utilizar soleiras nas portas e janelas, telas em ralos do chão, pias e tanques; Afastar camas e berços das paredes; Evitar que roupas de cama e mosquiteiros encostem no chão.

Escorpião-marrom (Tityus bahiensis)
Possui um veneno menos potente do que o do escorpião-amarelo.

Uma picada de escorpião provoca dor intensa mas, na maior parte dos casos, não leva a óbito.

Como identificar o tipo de escorpião
Escorpião Amarelo - apresenta coloração amarelo-claro, com manchas mais escuras no dorso e cauda, e mede até 7 cm de comprimento. É o escorpião mais perigoso, e sua picada causa dor e dormência, podendo levar a náuseas, vômitos, suor e arritmias, principalmente em crianças e idosos.

Ao contrário do que se pensa, os escorpiões não atacam as pessoas. Quando picam, eles apenas se defendem de um membro que invadiu o seu território. Como os animais se abrigam em locais inesperados, é fácil se surpreender com um deles no meio de pedras, entulhos e até calçados dentro de casa.

Substâncias cáusticas ou irritantes danificam as membranas mucosas da boca, garganta, do trato gastrointestinal e dos pulmões causando dor, tosse, vômito e falta de ar. O contato da pele com toxinas pode causar vários sintomas, por exemplo, erupções cutâneas, dor e formação de bolhas.

Não ingerir bebida alcoólica, álcool, querosene, gasolina ou fumo no intuito de parar a dor, pois além de não agir contra o veneno, ainda poderá causar complicações no quadro clínico; Não colocar gelo ou água fria no local da picada, pois acentua a dor.

Escorpião amarelo

Escorpião amarelo (Tityus serrulatus)
Aliás, esse é considerado o mais perigoso da América Latina inteira. Além da dor intensa, a ferroada dessa praga pode levar a sintomas secundários como náusea e taquicardia.

Os pretos ou de cor marrom, apesar de maiores e mais assustadores normalmente levam a dor local porém sua picada causa uma dor e desconforto mais leves, já o amarelo tem um veneno de potência maior podendo em alguns casos causar até a morte.

As picas do escorpião centruroides sculpturatus tipicamente têm início de sintomas imediatamente e atingem seu pico em 5 horas, em crianças pode ocorrer evolução para estágio IV em 30 minutos. Em geral, os casos de envenenamento por escorpião, embora mais comuns em adultos têm pior evolução em crianças.