O que acontece se vacinar cadela prenha?

Perguntado por: dbarreto . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 14 votos

Não é recomendável vacinar e desparasitar uma cadela grávida. Isto deve ser feito antes do cruzamento. Caso seja necessário, pode fazê-lo durante a gravidez, desejavelmente na segunda metade do período de gestação. Deste modo, irá minimizar os efeitos sobre os fetos.

Vale ainda mencionar algumas vacinas que são contraindicadas a gestantes: Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) HPV e varicela (catapora) Dengue.

As cadelas e as gatas que estiverem prenhas ou amamentando também podem se vacinar. Apenas os animais que estão fazendo uso de antibiótico ou anti-inflamatório devem aguardar o término do tratamento para receberem suas doses.

A injeção anticio não deve ser aplicada em qualquer momento. Não é após a cruza e nem quando a fêmea entra no cio. As próprias bulas dizem que devem ser aplicadas na época de anestro.

21 dias

Agora, se estiver em dúvida sobre a gestação de cadela, podemos te ajudar! Para confirmar a gestação, você deve contar 21 dias a partir do momento em que o cruzamento aconteceu e pode ter ocorrido a fecundação.

Tenho como saber se a cadela está grávida depois de quanto tempo?

  1. secreção vaginal após 30 dias do acasalamento;
  2. tetas rosadas e região inchada;
  3. vômito e falta de apetite no primeiro mês;
  4. aumento do peso no segundo mês da gestação;
  5. mudança de comportamento, apatia e carência.

Logo, vacinar a cadela neste momento não é indicado. Afinal, a vacina pode não ter o mesmo efeito que teria caso a cadela fosse vacinada fora do cio. Os hormônios alterados podem facilmente fazer a vacina perder efetividade.

Prevegest Biovet 20 mg. O Prevegest Biovet 20 mgé um anticoncepcional indicado para cadelas de grande porte. O medicamento permite retardar ou bloquear o cio das cadelas, diminuir e suprimir a hemorragia vulvar. Na Cobasi você encontra o Prevegest Biovet 20 mg com preço especial.

Isso porque, durante a gravidez, a gestante fica mais sujeita à contaminação por agentes infecciosos, já que o seu sistema imunológico sofre diversas alterações.

ESQUEMA DE DOSES: Uma dose anual, durante qualquer fase da gestação e a cada gestação, o mais cedo possível, inclusive no primeiro trimestre de gravidez. Em situações específicas, as vacinas Hepatite A, Hepatite A e B, Pneumocócicas, Meningocócica conjugada ACWY, Meningocócica B e Febre Amarela podem ser recomendadas.

Também corroboram com os dados de Roberson25, sugerindo ser a ivermectina ser uma droga segura para uso em animais reprodutores e gestantes.

AINEs: Devido à possibilidade teratogenicidade e interferência no desenvolvimento, é aconselhado que os AINEs não devem ser administrados às fêmeas gestantes.

Em geral nas Cadelas
Aplicar Anticion 4-5 meses após o cio ou 1-2 meses após o parto. Intervalo de 5/6 meses entre as aplicações.

ANTICION® é indicado como inibidor do estro em cadelas e gatas nas seguintes condições: -Quando uma possível gestação acarretar risco de morte para o animal; -Quando houver riscos cirúrgicos para uma ovariohisterectomia; -No caso de ninhadas indesejadas.

De maneira geral, a cadela precisa cruzar apenas uma vez para ficar prenha. Só que isto não pode ser considerado como uma regra geral, pois muitas cadelas não ficam prenhes com apenas um cruzamento.

Principais sinais de que houve a cruza e a cadela pegou cria:

  1. Odor específico. ...
  2. Lambidas. ...
  3. Apetite alterado. ...
  4. Inchaço dos mamilos. ...
  5. Alteração no comportamento.