O que acontece se usar uma fonte com amperagem maior?

Perguntado por: hluz . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Sim, desde que a amperagem seja maior que a da sua fonte original! Caso você utilize uma fonte com voltagem menor do que o seu aparelho precisa, o equipamento poderá funcionar corretamente, mas o rendimento do notebook e da bateria serão menores.

Uma fonte atual é, tipicamente, capaz de fornecer 28 amperes ou mais na saída de 12V, com algumas dividindo a corrente em duas ou mais vias de 18A e outras oferecendo uma via unificada.

Atualmente, a maioria dos notebooks do mercado possuem tensão de entrada de 19 ou 19.5 Volts, os bastante próximo a isso. Aparelhos especiais, como ultrabooks ou macbooks, usam carregadores com tensões um pouco diferentes, como por exemplo 14.5 Volts e 20.5 Volts.

Pode dar diferença em eficiência, mas não é problema, só custo maior ou menor ao longo do tempo.

Qual a importância da amperagem de bateria? A função da amperagem de bateria é medir se a bateria do seu carro possui energia suficiente para atender às demandas de todos os dispositivos ou equipamentos elétricos. Portanto, quanto mais equipamentos eletrônicos, maior o consumo de energia.

Não, não se pode usar um carregador de 12V nem um notebook de 5V, visto que se corre um sério risco de danificar o notebook e até mesmo queimar o mesmo, por isso, as tensões de operações devem ser respeitadas.

Nesse sentido, quanto mais equipamentos e sistemas um veículo tem, maior é a amperagem da bateria. O processo é necessário para que haja distribuição de energia suficiente para que nenhum dos componentes que demandam alta carga sejam afetados quando o conjunto elétrico do veículo está em funcionamento.

Se ele estiver demandando 500 Watts e a tensão for de 127 Volts a corrente será de 500W / 127V = 3,94 Amperes.

Corrente de Saída: 20A (240Watts) Valor de pico da corrente de saída: 22,5A máx (204 Watts)

Modelo com corrente de 150 amperes, esse carregador possui consumo máximo de 2.250W, podendo manter até 7.500W RMS de som tocando.

Quanto maior a tensão, menores serão a corrente e a espessura dos fios, sendo o contrário para tensões menores. Na Europa, a tensão costuma ser 220V, uma forma de economizar com fios de cobre.

É importante verificar se ambos possuem o símbolo de polaridade positiva, que é o mais comum, antes de usar a fonte de um notebook em outro. Com todos esses valores identificados e comparados com a face do carregador original, já será possível utilizar o outro com segurança.

Procure pelas informações de quantos Watts ela precisa no manual ou no site da fabricante. É comum que as próprias empresas sugiram uma fonte mínima para usar a placa, como 400W, 450W ou até 600W. Mas você pode usar a indicação real de consumo de energia para colocar na conta uma fração desses valores.

Fontes de 500W podem ser ideais para computadores com placas de vídeo dedicadas e com processadores de ponta. Esta peça é responsável por alimentar o sistema, de modo que, quanto maior a potência em Watts, maior a capacidade de prover energia para os componentes.

As fontes de 600 Watts podem ser ideais para computadores mais avançados. Elas são indicadas principalmente em sistemas que utilizam placas de vídeo dedicadas mais robustas, que exigem uma alimentação de energia maior.

A característica que normalmente recebe mais destaque na hora de comprar uma fonte é a sua potência. Ainda que a mesma seja fundamental, é importante saber que quanto maior for a quantidade de watts do seu produto, melhor terá de ser a fonte que você vai comprar.

Até 1000 w a tomada de 10 ampères é indicada como uso normal em uma residência. Você poderá conectar a maioria dos aparelhos com plugues de 2 ou 3 pinos finos. Acima de 1000 w a tomada ideal é a de 20 ampères.

Qual a diferença entre Amperagem e Voltagem? A amperagem é uma forma amadora de se falar “corrente” e o tempo voltagem se refere à tensão. Se estivermos conversando com um eletricista, use os termos técnicos “corrente” e “tensão”, pois são as formas corretas de se usar.

Para baterias automotivas, é utilizado um espaço de tempo de 20 horas, por isso normalmente expressamos a capacidade de uma bateria da seguinte forma: XX Ah (onde XX é a capacidade Ex 45 Ah) em 20 horas ou simplesmente C20.

Quando usamos um carregador com corrente maior do que a máxima suportada pelo smartphone, não vai haver riscos — isso porque o aparelho vai aproveitar tudo o que puder e o resto será apenas deixado de lado, sem explosões ou chamas.