O que acontece se usar sutiã sujo?

Perguntado por: dalegria . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 15 votos

“Usar um sutiã sujo pode acumular óleo, suor e bactérias e resultar em irritação da pele - durante o dia e à noite”, diz ela. Por causa disso, sempre que você usar um sutiã - para dormir ou não - é importante lavá-lo regularmente para evitar tais problemas.

O fluxo sanguíneo se torna mais difícil quando usamos qualquer peça de roupa apertada, de dia ou à noite. Peças de tamanho apertado e com o elástico machucando prejudicam não só a circulação. Elas também irritam a pele e podem atrapalhar o sono. Aliás, esse é um problema muito frequente.

O site explica que, graças ao suor, as tiras cedem, os elásticos se relaxam e a forma dos bojos se deforma — tudo isso com mais rapidez. Além disso, repetir o sutiã pode irritar a pele, já que diferentes bactérias se concentram no suor e na pele morta que podem se acumular na peça.

O movimento contra o sutiã é uma marca do movimento feminista há muito tempo. Em 1968 aconteceu a Queima dos Sutiãs, quando aproximadamente 400 ativistas se reuniram em 7 de setembro em Atlanta, nos Estados Unidos, para fazerem um protesto.

Como lavar sutiã de bojo?

  1. Não lave em água quente (isso pode deformar a estrutura);
  2. Use sabão de coco ou sabão neutro para lavar;
  3. Não use alvejantes;
  4. Jamais torça a peça. Para remover o excesso de água, faça uma leve pressão na peça use uma toalha para absorver a umidade;
  5. Não use secadoras, seque naturalmente.

Devemos saber que não é bom usar sutiã por mais de 12 horas, já que você não permite que seus seios eliminem as toxinas que são geradas ao longo do dia, e isso acaba causando certos problemas que não são bons para sua saúde.

Especialistas indicam que o sutiã deve ser lavado depois de dois ou três uso, no máximo. Isso porque eles ocupam uma área em que há muito suor. Além disso, eles devem ser descartados a cada 12 meses.

Normalmente, um sutiã pode ser usado de dois a três dias antes de ser lavado. Mas é importante levar em consideração as condições climáticas, principalmente no período de calor, e o corpo de cada uma.

Visto que, o sutiã oferece controle sobre 38% da movimentação dos seios e o top controla em até 78%, não é difícil fazer a escolha certa. O top deve ser justo ou solto? Se o top for largo, não irá oferecer sustentação suficiente. Mas um top muito apertado pode prejudicar a circulação e pode limitar os movimentos.

Dormir de bruços pode ser bom para as pessoas com hérnia de disco ou doença degenerativa do disco. Essa posição também ajuda a amenizar o ronco. E uma dica para quem sofre de apneia do sono leve: os sintomas desse distúrbio podem ser amenizados ao dormir de barriga para baixo.

Confira! Dormir de lado: de acordo com especialistas, essa é a melhor posição para dormir, pois a coluna fica alinhada e a respiração acontece de forma tranquila. “Dormir de lado também diminui as chances de ronco, porque mantém as vias aéreas abertas.

Sim! Lembre-se: o movimento é o mesmo, força os ligamentos da mesma maneira, proporcionalmente ao tamanho do seio. Quem tem seios maiores tem maior percepção deste movimento, mas ele também pode prejudicar os seios pequenos.

Segundo um estudo publicado no tabloide britânico Daily Mail, o uso de um sutiã apertado ou inadequado pode gerar problemas de saúde, como erupções cutâneas, tendinites, dor de cabeça, indigestão, síndrome do intestino irritável, entre outros.

Denomina-se "Queima de sutiãs" (em inglês, "Miss America protest", ou simplesmente "bra-burning") a um protesto público, com a participação de cerca de 400 ativistas do "Women's Liberation Movement" (WLM) quando da realização do concurso de "Miss America", em 7 de setembro de 1968, em Atlantic City, nos Estados Unidos ...

Ao que tudo indica, a sua versão mais antiga — o corpete — começou a ser usado na Grécia Antiga, mais especificamente na Ilha de Creta, há aproximadamente 4.500 anos. De início, eles eram usados para evitar que a queda natural dos seios trouxesse mudanças na aparência das mulheres.

Os espartilhos e as curvas femininas
Ao longo de toda a Idade Média até o início do século 20, os espartilhos foram usados para delinear a silhueta e, apesar de surgirem vários modelos diferentes com o tempo, todos traziam uma mesma questão: eram apertados demais, diferentemente dos corpetes e modeladores de hoje.