O que acontece se usar 127V em 220V?

Perguntado por: lvargas . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.4 / 5 10 votos

Se você ligar um aparelho 127V numa tomada 220V, ele vai queimar porque entrou em contato com uma tensão muito maior do que suporta!

Ligando aparelhos 110V em tomadas 220V
Quando você liga um aparelho 110V em uma tomada de 220V, ele recebe o dobro da tensão elétrica e, certamente, vai queimar e rápido!

O transformador de energia pode ser usado em praticamente qualquer aparelho, de secador de cabelo a ar-condicionado, sendo item indispensável para quem viaja ou está de mudança para uma cidade com a voltagem diferente e quer aproveitar algum aparelho.

110 e 127 são "a mesma coisa". Quando sua rede de casa é descrita como 110, ela pode variar até 127. Isso é perfeitamente normal.

Para muitos consumidores leigos nos estudos da eletricidade existe um mito que a tensão de 220V consome menos energia elétrica do que a tensão de 110V e que isto reflete em uma economia na conta de luz. Mas será mesmo que existe essa diferença de consumo? A resposta é não, o consumo é o mesmo, e vou explicar o porquê.

Ao constatar queima de aparelhos em decorrência de queda ou oscilação de energia elétrica, saiba que a companhia responsável pelo fornecimento é obrigada a reparar o consumidor, conforme o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e a Resolução Normativa nº 499/12 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A potência e eficiência andam juntas, somente se estiver tudo certo. Então resumidamente, ligar equipamento 220 em tomada 110, deixa seu equipamento com baixa potencia, rendimento, não é recomendável.

Ocorrera a queima do aparelho por sobretensão, podendo essa ser de imediato ou não. A maioria dos aparelhos eletrônicos tem no seu interior um fusível de segurança pra evitar que o aparelho se queime, desta forma se por acidente ligar o aparelho de forma incorreta somente o fusível se queimara.

“A escolha do sistema de 110 volts ou de 220 volts dependeu do país […] Porque não há um padrão nacional para a tensão (ou voltagem) que chega às tomadas das nossas casas. Quando o Brasil começou a montar sua rede elétrica, no início do século 20, diferentes companhias se estabeleceram em cada região do país.

As concessionárias de energia elétrica residencial no Brasil há muito tempo (desde 1999) não mais entregam a tensão nominal de 110 V pois ela foi substituída por 127 V. A mudança começou em 1986 e foi concluída em 1999. Portanto não tens nas tomadas elétricas da tua casa 110 V mas somente 127 V.

Se você ligar um aparelho 127V numa tomada 220V, ele vai queimar porque entrou em contato com uma tensão muito maior do que suporta!

Quanto maior for a voltagem de um aparelho, mais energia poderá fluir, mesmo se a intensidade da corrente (medida em amperes) for a mesma.

A principal diferença entre as duas voltagens mais comuns no mundo é a corrente de energia. Em 220V, uma corrente menor é necessária, podendo ter fios mais finos. Já a 110V, agora 127V, utiliza um fluxo maior de corrente. No fim, o consumo é medido em kilowatts hora.

Coloque uma lâmpada 220V nele e ligue-o na tomada. Se a luz for fraca (weak), a tensão é de 110V. Se acender forte (strong), com a luminosidade normal da lâmpada, a tensão da tomada é de 220V.

O que acontece se eu ligar um aparelho 220 numa tensão 127 volts? No caso contrário do citado acima, quando conectamos um aparelho de 220 volts em uma tomada com tensão de 127 volts, a chance de não ocorrer dano algum é muito grande, isso acontece porque a tensão oferecida não é suficiente para que o mesmo funcione.

O consumo nos fios depende da voltagem do aparelho. Se o aparelho funcionar a 110V, os fios gastarão quatro vezes mais energia do que se ele trabalhar a 220V. “Digamos que os fios gastem 10% da energia consumida por um chuveiro de 220V, os mesmos fios gastarão 40% da energia consumida por um chuveiro de 110V.

Na hora que o dedo encosta acidentalmente num fio da rede, o choque de 220 volts é duas vezes mais forte que um de 110 volts. Isso porque, no caso do corpo humano, quanto maior a tensão na tomada, maior a corrente elétrica que causa o choque, tornando mais perigoso.

Esse valor de 127V é o valor eficaz de tensão, existe uma variação natural quando tentamos medir uma tensão da rede alternada, as concessionárias estipulam uma variação máxima entre 116V e 133V, todos equipamentos fabricados no Brasil testado e aprovados pelo Inmetro suportam essa variação de tensão.

A primeira providência é entrar em contato com a concessionária de energia elétrica assim que constatar que algum aparelho parou de funcionar logo após chuvas muito fortes, muitos raios ou queda e oscilação de energia.

Quando ligamos um aparelho de 110V, por exemplo, em uma tomada de 220V, ele irá queimar por não estar preparado para aquela tensão elétrica. Nesse caso, será necessário utilizar um transformador de tensão. Eles irão converter os 220 volts de tensão da tomada para os 127 volts de tensão aceitos pelo seu aparelho.

Continuar lendo Pode usar 220V em 127V?