O que acontece se uma veia estourar?

Perguntado por: dbelem . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

Em regra, a veia estourada não é grave e causa apenas um sangramento que passa rápido (varicorragia) ou uma mancha roxa que na maioria das vezes melhora em algumas semanas. Porém, quando existem sintomas como inchaço e vermelhidão intensos, a veia estourada pode ser um sintoma de problemas mais graves.

É que nessas áreas passam os vasos sanguíneos mais grossos do corpo. Se nada for feito, um sangramento pode levar à morte em poucas horas. Quando, em razão do impacto do trauma, os vasos sofrem obstrução, o que preocupa é o risco de os membros perderem seu suprimento de sangue, o que pode levar a uma amputação.

São eles:

  1. Dor contínua,
  2. Sangramento que não para,
  3. Grande área de vermelhidão e calor,
  4. Inchaço intenso na área afetada,
  5. Hematoma grande na região da veia.

Atenção: interromper o sangramento da veia rompida pressionando o local é apenas um cuidado emergencial e paliativo. Como apontado, a varicorragia é uma situação séria e perigosa, pois além da hemorragia, a pessoa pode entrar em choque e até morrer.

Por fim, também são muito perigosas e sujeitas a sangramentos fatais as artérias axilar, nas axilas, e a braquial ou umeral, na parte superior dos braços, antes dos cotovelos.

Por fim, também são muito perigosas e sujeitas a sangramentos fatais as artérias localizadas nas axilas e a braquial ou umeral, na parte superior dos braços, antes dos cotovelos. Veias que vemos nos braços também podem ser atingidas em acidentes domésticos e sangrarem bastante.

O rompimento de varizes é capaz de levar a problemas mais graves, que podem inclusive provocar a internação do paciente. Para evitar que isso aconteça, é fundamental buscar a ajuda de um angiologista ou cirurgião vascular o quanto antes para que ele possa determinar o melhor tratamento.

Mais comumente, o rompimento de uma veia é representado pelo rompimento de varizes , mas pode ser também devido a um trauma ou corte. A consequência imediata é a perda de grande quantidade de sangue que em casos graves pode levar à morte. Portanto, trata-se em geral de uma urgência médica.

De modo geral, o tempo de recuperação das cirurgias vasculares não é muito longo. Normalmente, a recomendação médica para recuperação do paciente varia entre 1 a 15 dias, dependendo do tratamento.

Mas, se ocorrer de estourar uma veia das varizes e sangrar (varicorragia) você pode levantar as pernas, além disso, fazer um curativo compressivo e se necessário procurar um hospital. Além disso, fique atenta se são veias estouradas de varizes ou por outro motivo.

A trombose venosa superficial é a inflamação e coagulação em uma veia superficial, geralmente nos braços ou nas pernas. A pele sobre a veia se torna avermelhada, inchada e dolorida. Os médicos examinam a área, mas exames geralmente não são necessários.

As causas de uma inflamação das veias são, na sua maioria, varizes, mas também lesões (pancadas, picadas), alergias e outros focos de inflamação no corpo, como uma amigdalite. A inflamação das veias pode afectar não só as pernas, mas também os braços e - muito raramente - outras partes do corpo (peito, pescoço, pénis).

As vezes por estresse desencadeado pelo medo da punção venosa, pode haver liberação de adrenalina na circulação e as veias ficarem menores por um determinado período. Chamamos este fenômeno de vasoconstrição. O frio também pode ajudar a diminuir o tamanho das veias.

Ela ocorre em 90% dos membros inferiores com maior frequência para a perna esquerda e os 10% restante afeta os membros superiores, pelves, cavidade abdominal, torácica, cabeça e pescoço.

As varizes e os vasinhos são condições que, normalmente, acometem homens ou mulheres dos 20 aos 70 anos. No entanto, podem acometer pacientes jovens devido a uma série de fatores, principalmente por questões hereditárias.

A trombose é uma doença ligada à formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas. Trata-se, assim, de uma questão de saúde vascular, já que o coágulo formado pode bloquear o fluxo de sangue e causar inchaço e dor na região.

Artéria Braquial
É a artéria mais importante quando se fala em irrigação do braço. Ela inicia seu trajeto medial ao úmero e depois torna-se anterior, chegando a localizar-se entre os epicôndilos do úmero, na fossa cubital.

A veia braquial comum (VBC) é formada a partir da união de duas outras veias (veia braquial lateral e veia braquial medial). Origina-se no braço e constitui uma importante via de circulação colateral do membro superior, unindo o braço à axila8-13.

Não importa o quanto você se considera bom em uma punção venosa, mas estourar uma veia ainda pode acontecer.

Membro superior
Mais acima no braço, as veias basílica e braquial se unem na veia axilar, na qual a veia cefálica também drena. Assim, todas as veias da extremidade superior acabam drenando para a veia axilar, que drena a parte superior do braço e o ombro.

No braço, a trombose causa dor, inchaço importante, vermelhidão e dificuldade de mexer os músculos. Muitas vezes, as veias do braço e do ombro ficam mais saltadas. O diagnóstico é geralmente feito com o ultrassom.