O que acontece se uma pessoa comer larva de mosca?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 14 votos

No caso da ingestão de larvas de moscas, por exemplo, o próprio trato gastrointestinal as neutraliza durante a digestão. Contudo, se elas adentrarem a pele, o couro cabeludo ou a boca, podem provocar a chamada miíase, uma infecção na qual vivem sob a pele, diz a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Os sintomas variam de intensidade conforme e localização e o tamanho da infestação, mas em geral incluem:

  1. Coceira;
  2. Dor;
  3. Sensação de movimento sob a pele;
  4. Queimação ou fisgada na área da lesão.

A presença da miíase em humanos pode ser percebida através dos seguintes sintomas:

  1. Sensação de ferroada na pele;
  2. Dor;
  3. Coceira;
  4. Vermelhidão na área afetada;
  5. Sensação de movimento sob a pele;
  6. Ferida aberta com pus ou secreção.

Se você guardar uma comida com ovos de mosca, fique sabendo que dentro de 8 a 24 horas esse alimento vai estar coberto de larvas que vão começar a se alimentar e crescer.

24 horas

A fêmea coloca seus ovos (algumas centenas) em carcaças de animais, fossas abertas, depósitos de lixo e outros locais ricos em substâncias orgânicas em decomposição. Após aproximadamente 24 horas, ocorre o nascimento das larvas.

Os principais sintomas provocados são diarreia, febre, dor abdominal, vômitos, desidratação e, em alguns casos, sangue ou muco nas fezes. A doença é causada por vírus, bactérias e protozoários presentes na água e nos alimentos contaminados. E é aqui que a mosca entra na história.

As larvas que se alojam externamente causam sintomas locais, como nódulos avermelhados, coceira, sensação de que algo “caminha” debaixo da pele. Podem evoluir com feridas e, em alguns casos, tornam-se até visíveis. As verminoses intestinais causam comumente dor de barriga, diarreia ou intestino preso.

Vários fármacos podem ser usados no tratamento da ascaridíase, as opções mais comuns são: Albendazol 400 mg em dose única. Mebendazol 100 mg, 2 vezes ao dia, durante 3 dias consecutivos.

Sintomas da Miíase
Tudo depende do local que a mosca pousar. No caso da berne, o principal sinal é uma ferida aberta na pele de 2-3cm, com pus e líquidos. Além disso, caso haja pressão na ferida, uma larva branca pode ser vista no local. Seu tamanho depende de quantos dias ela fica na ele.

TRATAMENTO DA MIÍASE
Na Miíase secundária, utiliza-se extração manual das larvas, ou a Ivermectina sistêmica, 200 mcg/kg em dose única (aproximadamente 1 comprimido para cada 35 kg/peso). A Ivermectina causa morte das larvas, que deverão ser retiradas manualmente ou com pinça.

Também chamada de miíase ou mesmo de bicheira, a berne é uma manifestação parasitária que é causada por larvas de uma mosca varejeira.
...
Quais são os sintomas de berne?

  1. dor intensa;
  2. sensação de pontadas ou mesmo de picadas no local do ferimento;
  3. coceira;
  4. inchaço e mudança de cor no local do ferimento.

Em 24 horas, as larvas de primeiro estágio eclodem, passando por dois outros estágios, durando de cinco a oito dias, mas, durante o inverno, o desenvolvimento larvar pode prolongar-se por várias semanas.

As moscas completam seu ciclo de vida de larva à fase adulta em apenas 8 a 12 dias. Uma mosca fêmea pode chegar a pôr 500 ovos durante sua vida.

“Se no verão a larva leva de 8 a 10 dias para chegar à fase adulta, no inverno poderá levar até 20 dias por causa da temperatura da água.

Se uma pessoa engolir esses ovos acidentalmente, as larvas podem se hospedar no seu intestino e devorar seus tecidos, causando lesões e infecções. Portanto, quando uma mosca pousa na comida, ela pode estar procurando um local para continuar sua linhagem, e não apenas se alimentar.

Lixo acessível atrai moscas
Se você observou um larva branca na cozinha, uma certeza já se pode ter: você está, sem querer, deixando material orgânico disponível. Claro, moscas não são nem um pouco agradáveis, ainda mais quando acabam depositando larvas.

A miíase é a infestação de larvas e moscas na pele de pessoas ou animais. Existem vários tipos e é também conhecida popularmente como "bicheira".