O que acontece se um raio cair na piscina?

Perguntado por: oconceicao . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

Na realidade, as chances de ser atingido por um raio na piscina aumentam mas devido a um outro ponto… O que acontece é que, quando estamos na piscina, a parte mais alta daquele local pode acabar sendo a parte do nosso corpo que está pra fora da água e, como dissemos, este pode acabar sendo o alvo do raio.

Segundo as recomendações do National Lightning Safety Institute (NLSI), devemos sair da piscina quando uma tempestade estiver a cerca 13 km – ou seja, quando o espaço de tempo for menor que 40 segundos. E fazer esse cálculo é bem fácil.

“A piscina por si só não atrai raios. Isso é um grande mito. O grande perigo de nadar durante uma tempestade é que o corpo do banhista, que está para fora da água, acaba funcionando como um pára-raios atraindo a descarga elétrica”, explica.

Uma pessoa deve sair da piscina no momento que a tempestade estiver a cerca de 13 km do local. Isso significa que, quando o tempo for menor que 40 segundos, esta é considerada a distância da tempestade.

Portanto é perigoso sim, nadar durante uma chuva. Inclusive, é recomendado que em caso de chuva, a pessoa se afaste o máximo de uma piscina ou água do mar, procurando edificações para se abrigar.

“Apesar de não ser muito comum, é, sim, possível que uma pessoa seja atingida por um raio dentro de casa.

Para que um raio possa ocorrer é preciso que existam cargas de sinais opostos entre nuvens ou entre as nuvens e o solo. Quando este fator ocorre, a atração entre as cargas é tão grande que provoca a descarga elétrica.

No mar, pela alta condutividade da água, os efeitos de uma descarga elétrica serão sentidos a uma distância muito maior do que no solo. Já nos rios, lagos ou outros corpos de água doce, onde a condutividade não é tão alta, mas ainda é maior do que no solo, um alcance intermediário é esperado.

Evitar levar boias
Aquelas em formato de concha, pizza, flamingos, gansos e unicórnios, conquistaram o coração da galera. Mas, temos que lembrar que várias outras pessoas utilizarão a piscina em conjunto com você e que apesar desses objetos serem mega divertidos, infelizmente, eles ocupam muito espaço.

Nessas circunstâncias, o CDC chega a recomendar que não se deve nem ficar próximo de janelas e muito menos pensar em lavar louça. “É melhor evitar toda a água durante uma tempestade. Não tome banho, lave a louça ou limpe as mãos”, aconselha.

Para-Raio é uma erva associada às vibrações de Iansã e Xangô. Muito utilizada para contra demandas e para banhos de descarrego pois potencializa aspectos de transformação, renovação, comunicação, justiça e fluidez mental.

Depois, o raio que cair no local precisa gerar mais de 1.800 graus Celsius, fundindo, dessa maneira, a areia em vidro de sílica. Esse vidro que surge recebe o nome de fulgurita e geralmente é oco, pequeno e quebra facilmente. Por isso, para tentar retirá-lo da areia é preciso ter bastante cuidado.

Desse modo, quase concomitantemente ao momento da chuva, o pH da piscina é elevado, assim tornando o cloro inativo e reduzindo sua eficácia. Isso significa que a piscina torna-se mais propensa a ter suas impurezas e microrganismos aumentados, podendo causar o aparecimento de algas e uma consequente turbidez.

O ambiente aberto tem fatores externos como sol, chuva e frio, que podem impedir as aulas. No indoor é mais fácil manter a temperatura da água, que geralmente é aquecida, e os fatores externos não influenciam”, explica a professora e supervisora da parte aquática da academia Runway, Monique Minglini.

Em geral, a temperatura mais comum para uma piscina residencial usada para lazer é entre 26°C e 28 °C. Mas é importante saber que algumas temperaturas podem ser perigosas para certos grupos de pessoas em risco e podem tornar sua piscina vulnerável a contaminantes.

Mudanças prejudiciais na respiração e na circulação podem acontecer naqueles primeiros minutos cruciais após entrar na água gelada. Tipton diz que o tão falado "choque térmico" é responsável por muitas mortes na água gelada todos os anos no Reino Unido.

Melhora da circulação
Seguindo esse raciocínio, o banho gelado de piscina faz com que todo o sangue no seu corpo circule de maneira mais rápida, assim fluindo melhor e então tornando o sistema circulatório mais eficiente.