O que acontece se um raio cair na água?

Perguntado por: emoreira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

O efeito do raio se propaga nas piscinas e no mar, pois a água é condutora de eletricidade. O raio pode atingir uma pessoa que está tomanho banho nesses lugares, mesmo que ela esteja a quilômetros de distância de onde a descarga caiu.

O grande perigo de nadar durante uma tempestade é que o corpo do banhista, que está para fora da água, acaba funcionando como um pára-raios atraindo a descarga elétrica”, explica. Ainda de acordo com o especialista, a medida mais segura durante uma tempestade é sair da água e se abrigar em um local seco e fechado.

Depois, o raio que cair no local precisa gerar mais de 1.800 graus Celsius, fundindo, dessa maneira, a areia em vidro de sílica. Esse vidro que surge recebe o nome de fulgurita e geralmente é oco, pequeno e quebra facilmente. Por isso, para tentar retirá-lo da areia é preciso ter bastante cuidado.

É perigoso tomar banho em chuveiros elétricos durante as tempestades? Sim. O chuveiro elétrico está ligado à rede elétrica que alimenta a residência e se um raio cair próximo ou sobre a mesma poderemos ter o aparecimento de "voltagens" perigosas na fiação e a pessoa que está tomando banho pode tomar um choque elétrico.

Não ignore esse som, porque onde há trovão, há relâmpago, e o relâmpago pode matar ou causar danos de maneiras inesperadas. Isso inclui quando você está no chuveiro, na banheira ou até mesmo lavando a louça. Como os raios podem viajar através de canos, “é melhor evitar todos os tipos de água durante uma tempestade.

“Apesar de não ser muito comum, é, sim, possível que uma pessoa seja atingida por um raio dentro de casa.

Evitar lugares abertos como praias, campos e estradas, também é importante. Os raios atingem o ponto mais alto de uma superfície, ou seja, em um local aberto, sem a presença de árvores ou prédios, o corpo humano acaba se tornando este ponto.

lago de Maracaibo

Na Terra, ocorrem 44 descargas elétricas atmosféricas a cada segundo (quase 4 milhões por dia). Estima-se que só 20% delas atinjam o solo e que o restante ocorra no interior das nuvens. O lugar do planeta onde há mais raios é o lago de Maracaibo, no oeste da Venezuela, o maior da América do Sul.

Para que um raio possa ocorrer é preciso que existam cargas de sinais opostos entre nuvens ou entre as nuvens e o solo. Quando este fator ocorre, a atração entre as cargas é tão grande que provoca a descarga elétrica.

Carros e raios
não são os pneus que nos protegem dos raios. Assim como no caso dos aviões, a carroceria metálica dos automóveis funciona como uma gaiola de Faraday, fazendo com que os raios passem pelo exterior da carroceria até o solo, sem prejudicar o motorista ou os passageiros.

Assim, quando uma descarga atmosférica atinge o mar, a corrente é injetada na água e há grande elevação de potencial no ponto de incidência, onde a corrente está concentrada.

Ao atingir uma pessoa, o raio pode causar sérias queimaduras e outros danos ao coração, pulmões, sistema nervoso central e outras partes do corpo, através do aquecimento e de uma variedade de reações eletroquímicas. A chance de sobreviver é de apenas 2%.

Charada. O que pode ser pior do que cair um raio na nossa cabeça? Resposta: Cair um diâmetro.

Para isso, basta contar os segundos a partir do momento em que se viu o raio até o momento em que se ouviu o trovão. Afinal, a luz viaja mais rápido que o som. Depois, multiplique o tempo em segundos por 340.

Espelho atrai raios? Não. A crença surgiu na época em que os espelhos tinham grandes molduras metálicas – elas, sim, um grande atrativo para os raios. Não há necessidade de cobrir espelhos durante uma tempestade.

"O raio é perigoso porque é uma descarga elétrica, que ao atingir uma pessoa, ou cair próximo dela, pode ser fatal. Já o trovão é apenas o som proveniente do deslocamento de ar da passagem do raio", explica Gerson Santos, integrante do grupo de espetáculos Ciência em Show.

Não, você não precisa ficar longe do seu aparelho, simplesmente porque o celular não atrai raio. Apesar do medo de muitas pessoas, trata-se de um grande mito. A chance de você ser atingido por um raio com um celular na mão é a mesma de ser atingido se estivesse sem o equipamento.

Se estiver chovendo forte ou trovejando, é importante se manter dentro de casa e procurar um local seguro, que não corra risco de desabamento ou de ser atingido por raios elétricos. Procure ficar longe de árvores e janelas, e não fique próximo de eletrodomésticos que puxem energia.