O que acontece se um raio atingir o telhado?

Perguntado por: arosa . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.8 / 5 16 votos

Raios apresentam três perigos principais para uma edificação que é atingida diretamente: Fogo: O maior perigo do raio para uma edificação é o fogo. Madeira e outros materiais de construção inflamáveis podem ser facilmente inflamável em qualquer lugar aonde um raio possa ter contato.

Quando um raio atinge um edifício protegido, a descarga elétrica percorre o para-raio, atinge o sistema de cabos e segue até atingir o solo, onde se dissipa e perde a força. Sem essa proteção, ou com um sistema inadequado, o raio pode danificar a estrutura do edifício e percorrer as instalações elétricas.

Se estiver chovendo forte ou trovejando, é importante se manter dentro de casa e procurar um local seguro, que não corra risco de desabamento ou de ser atingido por raios elétricos. Procure ficar longe de árvores e janelas, e não fique próximo de eletrodomésticos que puxem energia.

Por isso, recomenda-se sempre desligar os aparelhos na tomada quando uma forte tempestade se aproxima, pois a variação de energia elétrica pode fazer com que a sua TV, computador ou até mesmo celular queime.

Recomenda-se sempre desligar os aparelhos na tomada quando uma forte tempestade se aproxima, pois a variação de energia elétrica pode fazer com que os eletrônicos queimem. Em lugares desprotegidos e abertos, o uso de celulares e eletrônicos sem fio não aumenta o risco de ser atingido por um raio.

Os raios costumam cair em torres metálicas, chaminés, árvores isoladas, casas construídas em campos. Isto de deve ao fato de que o raio sempre procura o caminho de menor “resistência” entre a nuvem e a terra. Vale ressaltar, que os pontos altos e pontiagudos favorecem o início da descarga atmosférica.

3 - Como saber se o raio caiu perto? A luz produzida pelo raio chega quase instantaneamente à visão de quem o observa. Já o som (trovão) demora um bom tempo, pois a sua velocidade é menor.

O raio acontece entre as nuvens e algum objeto em solo terrestre. O professor Nelson explica que o som, o trovão, acontece após a descarga elétrica, com o aquecimento do ar pela passagem do raio. Essa onda sonora utiliza o solo e o ar como meios de propagação, por isso o trovão acontece após o raio tocar o solo.

Durante tempestades, é possível que um raio atinja a rede elétrica da casa, gerando uma grande tensão que pode chegar até o celular. Há risco de choque se alguém estiver usando o telefone. Por isso, evite usar o aparelho conectado na tomada durante chuvas.

Ao atingir uma pessoa, o raio pode causar sérias queimaduras e outros danos ao coração, pulmões, sistema nervoso central e outras partes do corpo, através do aquecimento e de uma variedade de reações eletroquímicas. A chance de sobreviver é de apenas 2%.

Se isso tudo acontece em meros 3 milissegundos, você pode imaginar a dor, não é mesmo? Sobreviventes já descreveram a sensação como sendo parecido com a de mil vespas te picando – de dentro para fora! Outra coisa que pode acontecer nessa fração mínima de tempo é que seus tímpanos estourem e você fique surdo.

Entenda os perigos de tomar banho durante a tempestade
Durante uma tempestade um raio pode atingir a rede elétrica e descarregar uma voltagem muito alta sobre ela. Isso pode queimar os aparelhos ligados no momento ou mesmo transferir essa carga para quem estiver usando, ou seja, dar um choque.

Carros e raios
não são os pneus que nos protegem dos raios. Assim como no caso dos aviões, a carroceria metálica dos automóveis funciona como uma gaiola de Faraday, fazendo com que os raios passem pelo exterior da carroceria até o solo, sem prejudicar o motorista ou os passageiros.

Todo mundo já ouviu dizer que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar. No entanto, essa crença não é verdadeira. As chances são pequenas, pois as opções de lugares para um raio cair são enormes, mas nada impede que isso aconteça.

Entenda os perigos e o que não fazer com o aparelho quando estiver relampejando? Segundo especialistas, não há perigo em utilizar o smartphone durante uma tempestade, o risco é manuseá-lo diante dessa situação e enquanto estiver no carregador.