O que acontece se um planeta sair do Sistema Solar?

Perguntado por: cramos7 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Desse modo, sim, os planetas influenciam a gravidade uns dos outros, mas em uma quantidade muito pequena. Entretanto, a grande força motriz da gravidade do Sistema Solar é justamente o Sol, que dita as órbitas planetárias. Sendo assim, caso o Sol desaparecesse, aí sim teríamos um caos completo no Sistema Solar.

No caso do gêmeo da Terra desaparecer, que é o planeta Vênus, perderíamos nossa Estrela d'Alva e o seu brilho da alvorada. Enquanto essas poucas mudanças podem não nos afetar diretamente, no caso de Marte , as coisas podem mudar um pouco.

Sabemos que o Sol acabará se tornando uma "anã branca", um remanescente de estrela que "morreu", cuja luz fraca gradualmente se apaga na escuridão. Esta transformação envolverá um processo violento que destruirá um número desconhecido de seus planetas.

E se a Terra parasse de realizar o movimento de rotação? No caso extremo em que a Terra tivesse o seu movimento de rotação interrompido, a atmosfera continuaria em movimento de rotação e isso produziria ventos de enormes velocidades, maiores que quaisquer outros que já puderam ser registrados por aqui.

Basicamente, o principal parâmetro que levou a União Internacional da Astronomia (IAU) a remover Plutão da lista de planetas é o fato de ele não ser capaz de conduzir a sua própria órbita, ou seja, ele depende de outros corpos celestes para influenciar seu trajeto – neste caso, Netuno, de um lado; e diversos objetos ...

Em 2006, uma controvérsia assolou a comunidade da astronomia, quando Mike Brown, da Caltech, fez com que a União Astronômica Internacional (IAU) rebaixasse Plutão da categoria de “planeta”.

Assim como muitos colegas do Observatório Lowell, Kevin Schindler sentiu um arrepio na espinha quando a União Astronômica Internacional (IAU, na sigla em inglês) anunciou, em agosto de 2006, que, em poucas palavras, Plutão não era mais um planeta.

Nossa galáxia tem ao menos 300 milhões de planetas potencialmente habitáveis, de acordo com novas descobertas da Nasa.

Tudo que constitui nosso planeta ficaria congelado: rios, mares, plantas e nós humanos. O processo não seria instantâneo, considerando que o planeta contém energia armazenada, pois a Terra absorve calor do sol.

São em número de 5 os planetas visíveis a olho nu: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Geralmente eles são mais brilhantes do que as estrelas e, quando observados num céu límpido, não apresentam o fenômeno de "cintilação", isto é, eles não "piscam".

Haveria uma grande consequência para nossa vizinhança: a Lua daria uma “despirocada”, talvez invadisse a órbita de Vênus ou Marte, e, com o passar dos milênios, um dia poderia se chocar com um dos dois.

Se este planeta inteiro, o sistema solar e a galáxia não tiverem empogação suficiente para você, prepare-se para acelerar muito — cientistas descobriram que você precisa viajar a incríveis 1,9 milhão de km/h para sair da Via Láctea.

Publicada na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, a pesquisa observa que em algum momento dos "próximos trilhões de anos", quando o universo estiver morto como o conhecemos, as estrelas irão explodir não ... E nenhum cientista sugere que ele vai durar tanto quanto 16,7 bilhões de anos.

Um estudo recente estipulou um prazo para que o sistema solar desapareça. Mas calma. Nem eu, nem você ou mesmo nossos tataranetos vão chegar minimamente perto de presenciar este fenômeno. A extinção do ambiente de planetas que orbita em torno do Sol está prevista para ocorrer em um período de 1 trilhão de anos.

Sem a Lua, a precessão terrestre se tornaria mais lenta, o que levaria o eixo de rotação terrestre a perder sua estabilidade, como quando um pião começa a balançar, prestes a cair, podendo variar seu eixo de forma caótica entre 0 e 90 graus.

Os animais seriam pelados. Ou teriam pelos (e penas) muito curtos, provavelmente brancos, para refletir o sol e diminuir a temperatura corporal. Na parte escura do planeta não haveria plantas, pois não haveria luz para fazer fotossíntese. Então todos seriam carnívoros, com olhos ultrassensíveis para enxergar à noite.