O que acontece se um pedaço de comida vai para o pulmão?

Perguntado por: aagostinho . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 8 votos

Bem Estar - Resíduo de comida preso no pulmão pode causar pneumonia ou bronquite.

Além da ingestão de alimentos, a broncoaspiração pode resultar do retorno do conteúdo presente no estômago (refluxo gastroesofágico), que segue em direção à arvore respiratória (traqueia, brônquios e bronquíolos), diz o neurologista Francisco Germiniani.

A disfagia é o resultado de qualquer alteração ocorrida no processo de deglutição. A deglutição, por sua vez, é a nossa capacidade de engolir saliva ou alimento. A disfagia, então, nos impede de realizar a ação de engolir de forma plena.

Resíduos de comida presos nos pulmões podem causar pneumonia ou bronquite, chiado no peito ou fazer com que o órgão murche.

Os principais sintomas de broncoaspiração podem ser:

  1. Tosse ou engasgo;
  2. Regurgitação;
  3. dor ou impossibilidade de engolir;
  4. problemas para falar;
  5. excesso de saliva.

O que não fazer em caso de Broncoaspiração
A primeira ação deve ser chamar ajuda! Não coloque a mão ou o dedo em forma de pinça na boca do engasgado, na tentativa de retirar o alimento, pois há risco de obstruir ainda mais a via aérea. Não provoque o vômito, pois a obstrução é da via aérea , não da via digestiva.

Estratégias para prevenir a aspiração são importantes para os cuidados e desfechos clínicos gerais. Para pacientes com diminuição no nível de consciência, evitar a ingestão oral de alimentos e fármacos e elevar a cabeceira do leito acima de 30 graus podem ajudar.

Quando o alimento entra em contato com a laringe, ocorre a reação da tosse para garantir que as estruturas respiratórias sejam desobstruídas. Assim sendo, o engasgo acontece porque o alimento está atrapalhando a passagem do ar, e o ato de tossir é uma forma de contornar o problema.

O tratamento da pneumonia aspirativa requer antibióticos.

Resposta. O que controla a entrada de ar ou alimentos e uma válvula por isso quando engolimos alguma coisa a válvula tapa a faringe e não conseguimos respirar, se respiramos o esófago fica tapado. Se não houvesse esse controle. Engasgaríamos com os alimentos que desceriam pela faringe tampando o nosso oxigênio.

A pneumonia por aspiração é decorrente da inalação de conteúdo orofaríngeo nas vias aéreas inferiores, conduzindo a lesão pulmonar e a infecção bacteriana. Ela ocorre comumente em pacientes com estado mental alterado que apresentam diminuição no reflexo de gag ou de deglutição.

O procedimento padrão para bebês é dar cinco tapinhas nas costas, com a criança de bruços e um pouco inclinada para o chão. Já em menores acima de 1 ano, adultos e idosos, o recomendado é a manobra de Heimlich, uma espécie de abraço por trás, pouco acima da barriga, para tentar expulsar o alimento ou corpo estranho.

Gargarejar com água e sal ou água gasosa, pode ajudar na remoção.

Se o objeto estiver causando um bloqueio importante nas vias aéreas, estes sintomas ocorrem de repente e requerem tratamento imediato em um departamento de emergência. Se o objeto ficou nas vias aéreas durante algum tempo, causou uma infecção pulmonar, pode haver febre, um pulso rápido, e, possivelmente, desmaio.

No sistema digestivo humano, o alimento ingerido percorre vários órgãos, como a boca, a faringe, o esôfago, o estômago, os intestinos delgado e grosso e, por fim, o ânus. Nesse processo, a comida sofre transformações mecânicas e químicas até que esteja preparada para ser absorvida pelas células.

- A vítima leva as mãos à garganta; - Inquietação; - Tosse; - Respiração com dificuldade.