O que acontece se um drone ficar fora de alcance?

Perguntado por: eduarte5 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Quando o sinal entre o drone e controle é interrompido ou perdido completamente o drone não poderá mais se controlado e poderá bater em um prédio, árvore, outdoor e ou voar para longe como no exemplo acima. A interferência magnética também vai interferir em seu voo principalmente nas grandes cidades.

Drones com autonomia de voo abaixo de 20 minutos
Apesar do Avata estar nessa lista, ele é considerado um drone FPV com bastante tempo de autonomia de voo, já que modelos tradicionais no perfil dele costumam ficar abaixo de 10 minutos.

“Um drone vai a alturas altíssimas e, por hipótese, eles podem ser manejados em qualquer lugar, inclusive em aeródromos civis. O drone pode interferir no plano de voo e causar alguma atividade mais grave. A operação dentro dessas áreas pode ser sancionada pela Anac (…) quando um voo está sendo realizado.

Desse modo, todo o voo de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA) precisa de autorização do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), exatamente como no caso das aeronaves tripuladas. Ou seja, a regra geral, seja aeronave tripulada ou não, é a mesma, já que é imprescindível a autorização para o voo.

A lei 7.565/1986, do Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA), em seu artigo 289, regulamenta a aplicação de multa, suspensão ou cassação de certificados, licenças ou autorizações, e até detenção quando o piloto de um drone infringir as orientações da legislação em vigor.

A orientação é que os voos sejam feitos em até 120 m de altura. É preciso que os drones voem a uma distância de 5,4 quilômetros de um aeródromo ou aeroporto. Para voar com drone entre 40 e 120 metros de altura, a distância orientada pode aumentar.

Durante a noite, a identificação de um drone se aproximando pode ser feita a olho nu. Afinal, dispositivos do tipo costumam ter luzes embutidas, que podem ou não piscar de forma periódica. Além disso, utilizar a audição também é uma forma de poder identificar o uso de drones por perto.

Normalmente os trabalhos com drone são cobrados por horas de serviço, variando de R$ 900,00 para 1 hora de filmagem, até R$ 1.700 ou mais para uma diária de drone de 8 horas.

É importante verificar a velocidade do vento e previsão de chuva. Vale lembrar que não é recomendado colocar o drone em ação caso esteja chovendo, nem em locais com temperatura muito baixa, já que isso pode danificar a bateria e demais equipamentos internos caso ele não esteja preparado para este ambiente.

O General Atomics MQ-9 Reaper (Predator B ou Guardian) é o maior e mais poderoso veículo aéreo não tripulado (em inglês UAV ou drone) desenvolvido pela General Atomics Aeronautical Systems Inc. O projeto começou pela iniciativa privada em 1998 mas logo recebeu apoio da NASA.

6 maneiras de aumentar o tempo de voo do seu Drone

  1. 1 – Voar nas melhores condições ambientais. ...
  2. 2 – Remova skins e adesivos. ...
  3. 3 – Remova os protetores de hélice. ...
  4. 4 – Use baterias de qualidade. ...
  5. 5 – Retire a câmera do Drone. ...
  6. 6 – Escolha a hélice perfeita.

Voar drones à noite pode ser uma atividade desafiadora e perigosa, mas pode ser feito com segurança se você seguir as normas e precauções adequadas. O RBAC-E 94 faz referência a operações de voo noturno com drones.

Para os drones de maior porte, acima de 25 quilos, será exigida uma habilitação especial para o piloto com Certificado Médico Aeronáutico e também registro de voo. Para drones com menos de 25 quilos e que forem voar abaixo de 120 metros, não é preciso fazer registro de voo.

O voo de RPAS, ou drone, é proibido sobre infraestruturas críticas, áreas de segurança, aglomerações de pessoas não anuentes a operação e trajetórias utilizadas por outras aeronaves.

O uso do bloqueador exige algum treino, mas segue um princípio simples: aponte o DroneGun Tactical na direção de um drone que esteja realizando voo por perto e aperte o gatilho. Mas, em vez de um projétil, o dispositivo dispara sinais de radiofrequência que fazem o drone perder a comunicação com o controlador.

Embora já seja comum ver as máquinas sobrevoando áreas residenciais, a área adequada para uso de drones são as mesmas já destinadas à prática do tradicional aeromodelismo. Qualquer voo fora dessas áreas não é proibido, mas deve ser previamente informado através do sistema SARPAS.

Dessa forma, é sim permitido voar com o drone na cidade, mas é preciso cadastrar a Aeronave Remotamente Pilotada (RPAS/DRONES) e pedir autorização de voo no sistema SARPAS.

Apesar de o equipamento ser usado para monitoramento, a Polícia Militar Rodoviária afirma ainda não utilizar drones para multar motoristas infratores.