O que acontece se tomar vários antidepressivos de uma vez?

Perguntado por: uvasconcelos2 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Os sintomas podem incluir hipertemia, visão turva, pupilas dilatadas, sonolência, confusão, convulsões, taquicardia e parada cardíaca. Geralmente, os sintomas ocorrerem em até seis horas após a ingestão. A overdose por ADT pode ocorrer por acidente ou propositalmente.

Caso você ache que está tendo uma overdose, é fundamental procurar imediatamente um serviço de urgência e emergência. No Brasil, o mais utilizado para esse fim é o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O número para discagem é o 192 e ele funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Uma overdose de alprazolam pode ser fatal. Os sintomas de overdose podem incluir sonolência extrema, confusão mental, fraqueza muscular, perda de equilíbrio ou coordenação, sensação de tontura e desmaio.

A superdose de Clonazepam está raramente associada com risco de morte, caso o medicamento tenha sido tomado isoladamente, mas pode levar à arreflexia, apneia, hipotensão arterial, depressão cardiorrespiratória e coma.

No quesito eficácia, os que alcançaram melhores performances foram a amitriptilina, mirta- zapina, duloxetina, venlafaxine e paroxetina. Na outra ponta, os menos efetivos foram fluoxetina, citalopram, trazodona, clomipramina, desvenlafa- xina e reboxetina (veja mais no quadro ao lado).

Sintomas 1 - Casos de superdose de Cloridrato de Fluoxetina isolado geralmente têm uma evolução favorável. Sintomas 1 de superdose incluem náusea 2, vômito 3, convulsões e sinais 4 de excitação do SNC 5. Relatos de morte por superdose somente com o Cloridrato de Fluoxetina têm sido extremamente raros.

Misturar medicamentos pode gerar um problema que recebe o nome de interação medicamentosa, ou seja, ocorre a competição entre os medicamentos de forma a um impedir a ação do outro. Isso pode causar o atraso na melhora ou piora do quadro clínico.

Algumas sequelas que podem ocorrer após uma overdose são alterações motoras, que incluem falta de coordenação ou fraqueza, alterações cognitivas, como distúrbio de memória e atenção. Além disso, também pode deixar a pessoa epilética e aumentar um quadro de depressão, que pode ter consequências serias, como suicídio.

Desse modo, apresentam sintomas como coma alcoólico, sonolência, sensação de sufocamento, dificuldade para respirar, diminuição da frequência cardíaca, náusea, vômito, desmaio e desorientação. Além disso, a overdose alcoólica pode causar parada respiratória, asfixia e edema pulmonar.

Quando a ingestão for maior que a velocidade de metabolização, ocorrerá acumulação das substâncias tóxicas (intoxicação) em níveis capazes de provocar parada cardiorrespiratória ou depressão total do sistema nervoso central, sendo fatal. A sobredose pode ser distinguida pela saída de sangue pelas narinas.

Outros efeitos colaterais comuns dos remédios para dormir são o sonambulismo, alterações de memória, alucinações, ganho de peso, alteração de apetite e hipotensão postural. Já o uso de dosagens inadequadas e o consumo junto ao álcool e outras substâncias podem levar até mesmo à morte por parada respiratória.

As manifestações de superdose do alprazolam são extensões da sua ação farmacológica e incluem sonolência, fala arrastada, comprometimento da coordenação motora, coma e depressão respiratória. Sequelas graves são raras, exceto quando há ingestão concomitante de outros fármacos e/ou etanol.

Como em todos os casos de superdosagem, a respiração, o pulso e a pressão arterial 2 devem ser monitorados. Devem ser instituídas medidas gerais de suporte, juntamente com lavagem gástrica 3 imediata. Devem ser administrados líquidos intravenosos e a permeabilidade 4 das vias aéreas deve ser mantida.

Os principais riscos relacionados aos ansiolíticos estão ligados ao seu uso inadequado. Uma dosagem excessiva, por exemplo, pode provocar o sono prolongado, mas sem afetar funções respiratórias ou cardíacas. No entanto, doses altas combinadas com o uso de álcool ou outros medicamentos podem levar à morte.

Os sintomas de superdosagem de clonazepam, similares àqueles causados por outros depressores do SNC, incluem sonolência, confusão, coma e reflexos diminuídos. O tratamento inclui monitorização da respiração, frequência cardíaca e pressão arterial, medidas de suporte geral e lavagem gástrica imediata.

A maioria das pessoas toma, em média, 10 gotas por dia - o que equivale a apenas 0,4ml de medicamento. Tomar acima de 1,6ml (40 gotas) de medicamento durante um mesmo dia, mesmo com intervalo entre as doses, pode ser fatal.

Sintomas. A superdose de benzodiazepínicos, em geral, se manifesta por depressão do sistema nervoso central, em graus variáveis, desde sonolência, ataxia (falta de coordenação motora), disartria (dificuldades na fala) e nistagmo (movimentos anormais dos olhos).

Trazodona. A trazodona é um antidepressivo atípico com ação semelhante aos benzodiazepínicos e antidepressivos tricíclicos. O medicamento atua contra a depressão, ansiedade e insônia. Quando utilizado em doses mais baixas é um bom indutor de sono em pessoas que também sofrem dessas outras patologias.