O que acontece se tomar suplemento vencido?

Perguntado por: iinfante . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

Algumas vitaminas e minerais, depois de vencidos, poderão perder sua eficácia com o tempo e apesar de não fazerem mal se usados, poderão não entregar os benefícios esperados. Neste caso, é melhor ingerir os suplementos dentro do prazo de validade.

Os suplementos possuem validade de até 1 ano.

Vitaminas e minerais.
Algumas vitaminas e minerais, depois de vencidos, poderão perder sua eficácia com o tempo e apesar de não fazerem mal se usados, poderão não entregar os benefícios esperados. Neste caso, é melhor ingerir os suplementos dentro do prazo de validade.

Como o whey protein é armazenado, vai influenciar muito na sua REAL validade. Mas se você deve tomar um whey protein vencido (ou não), vai depender principalmente se o produto mantém suas características originais, como consistência do pó e cheiro.

Validade: 18 meses a partir da data de fabricação – desde que respeitados os cuidados de conservação.

Assim como alimentos, de maneira geral, a sugestão de consumo é no período de 30 dias após a abertura do lacre interno ou segundo as orientações de descritas na embalagem.

Normalmente, a creatina demora cerca de três semanas de uso para começar a fazer efeito, mas é possível fazer um protocolo de saturação para agilizar os resultados. Ele tem como propósito o aumento do estoque de creatina no organismo de forma mais rápida.

Portanto, a data de validade não indica o momento exato no qual o medicamento deixou de produzir seu efeito ou se tornou inseguro de usar. As autoridades médicas declaram que é seguro tomar remédios vencidos, mesmo aqueles que expiraram anos atrás.

Os remédios vencidos não farão quem os ingerir passar mal. “Se alguém toma um remédio depois do vencimento, nada vai acontecer. São raríssimos os remédios que podem produzir efeitos tóxicos em pacientes após a data de validade expirar”, diz Azanza.

Consumir em até 90 dias após aberta a embalagem.

Benefícios do whey protein
Quando associado a treinos de força, como musculação, ajuda a turbinar o crescimento de massa muscular e a força. Alguns estudos menores apontam que o whey é ligeiramente mais eficaz nessa função do que a proteína de soja e a caseína; Por ser uma ótima fonte de proteínas, sacia bem a fome.

O whey protein atua na prevenção e manutenção da massa muscular. Por isso, auxilia na prevenção e redução de quadros de sarcopenia, ou seja, o desgaste natural de massa muscular que ocorre principalmente em idosos. Para esses casos, uma boa ideia é tomar o whey antes de dormir.

Para que serve e quais são os benefícios do whey protein? Além das proteínas e dos aminoácidos, o whey protein tem alta concentração de cálcio, trazendo benefícios para a saúde óssea do corpo. O consumo do suplemento pode ajudar no aumento da força e da massa muscular após a prática de atividades intensas.

Por exemplo, ela recomenda descartar o whey caso:

  1. Ele apresente textura e cores diferentes após o preparo;
  2. O cheiro seja desagradável;
  3. O gosto seja ruim e/ou diferente.

Embalagem “meio cheia”
A ideia desse espaço adicional é justamente poder proteger o que está dentro da embalagem de algum dano eventual.

O momento de ouro para tomar whey protein é no pós-treino, afinal, ingerir altas doses do macronutriente após causar as microlesões neutraliza o catabolismo! É essa estratégia que dá mais resultados para quem busca a hipertrofia muscular.

Dicas de substituição do Whey Protein

  • A soja em grãos: A cada 100 gramas de soja fornecem 36 gramas de proteína. ...
  • Filet Mignon. ...
  • Frango sem pele! ...
  • Leite em pós desnatado. ...
  • A Sardinha: ...
  • Fígado Bovino: ...
  • Carne Moída: ...
  • O peixe cação:

Por isso, tirando casos específicos, é possível substituir o whey protein por alimentos comuns do dia a dia e baratos.
...
Por exemplo:

  1. Ovos;
  2. Frango (principalmente o peito, sem a pele);
  3. Peixes;
  4. Carne vermelha;
  5. Proteínas vegetais (leguminosas, tofu).