O que acontece se tomar suco de inhame todos os dias?

Perguntado por: rxisco . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.7 / 5 5 votos

Podendo ser consumido todos os e dias e sem contraindicações, o suco de inhame tem papel importante para a melhora da imunidade e pode ser um aliado para ajudar na covid-19, por sua ação desintoxicante e curativa, melhorando problemas respiratórios.

O inhame taro, além de possuir ácido oxálico (uma substância química presente também no cará que causa sensação de coceira e formigamento nos lábios, gargantas e mãos), tem outros compostos que fazem mal ao organismo como fitatos e taninos, que podem causar intoxicação alimentar, vômitos, náuseas e diarreia.

O ideal é tomar este suco 2-3 vezes por semana para usufruir melhor dos benefícios. Mas não é tudo: existem outras formas de usar o inhame para melhorar a imunidade!

Tanto o inhame, quanto os demais tubérculos, não tem contraindicação, e é indicado nos casos de restrições alimentares como a doença celíaca e a APVL (Alergia à Proteína do Leite de Vaca).

O responsável por esse efeito é o ácido oxálico, e um dos motivos pelo qual acredita-se que o suco de inhame cru faz mal é que há pessoas que podem ter intolerância à ação deste ácido, resultando em sintomas como a coceira na garganta ao consumir a bebida.

Ponha no liquidificador um inhame, uma cenoura, alguns ramos de salsa e o suco de duas laranjas (ou água). Só bater e beber logo em seguida.

Em casos de reposição hormonal e queda do estrogênio é indicado o consumo de 3 gramas ao dia, cerca de 5 a 6 cápsulas diariamente. Mulheres que desejam consumir o inhame para ajudar na fertilidade e gravidez a dosagem é de 10 ml de elixir de inhame ao longo dos 7 dias em ciclos curtos. Já em cápsulas de 3 a 5 ao dia.

O suco de inhame com laranja é uma alternativa deliciosa para deixar a sua saúde de ferro, de tão forte! A laranja é rica em vitamina C, o que melhora a imunidade e o funcionamento do organismo, sem contar que é abundante em antioxidantes. O seu sabor é uma delícia.

É importante saber que assim com a mandioca, por ser uma raiz, o inhame não pode ser ingerido cru, porque assim apresenta substâncias tóxicas. Por isso, mãos à obra: é preciso lavar e cozinhá-lo (por 40 minutinhos ou até ficar macio).

Para limpar o sangue
Consumir inhame algumas vezes na semana pode ajudar pacientes e não pacientes a terem um sangue mais purificado, uma vez que uma de suas principais características é a ação desintoxicante. Isso significa que ele auxilia na eliminação de toxinas do sangue por meio da pele, rins e intestino.

Inhame traz benefícios para o sangue
Além de ser fonte de ferro, o inhame também conta com outros nutrientes que auxiliam na absorção e acesso ao mineral (cobre e vitamina C, respectivamente) e na produção de hemoglobina e ácido fólico (vitamina B6).

Recomenda-se o uso do elixir de inhame por uma semana em ciclos curtos de 21 a 24 dias e dez dias de uso para ciclos longos de 28 a 35 dias. O seu uso não deve passar o prazo recomendado, pois seu uso continuo pode agir como anticoncepcional devido a sua alta concentração de estrogênio.

Especificamente para os cabelos, a vitamina B6, encontrada em quantidades consideráveis no inhame, pode ajudar a retardar a queda. O ferro também ajuda neste sentido, contribuindo para haver uma melhor circulação sanguínea no couro cabeludo.

Basta usar o alimento ao lado de ingredientes saudáveis, que ajudem a melhorar o seu sabor. Uma maneira bem prática e rápida de fazer isso é a vitamina de inhame para emagrecer que vamos te apresentar hoje. Além do inhame, a preparação conta com os benefícios do abacaxi e o sabor da hortelã.

Para a imunidade, a vantagem é que o inhame tem vitamina C, A e diversas vitaminas do complexo B, contribuindo, assim, para a manutenção das funções biológicas, além de estimular a produção de células de defesa e ajudar na eliminação de toxinas do organismo.

Sim, pois o inhame é rico em potássio, mineral importante para o controle da pressão arterial. Quando o indivíduo é hipertenso, isso acaba por forçar o coração a bater cada vez mais forte para bombear o sangue de maneira eficaz, o que pode acarretar em mais problemas de saúde no futuro.

É rico em potássio, mineral importante para o controle da pressão arterial e para a prevenção de problemas de hipertensão, que aumentam o risco de infarto.