O que acontece se tomar silimarina?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.1 / 5 11 votos

A Silimarina impede a peroxidação dos lipídeos da membrana celular e das organelas dos hepatócitos, protegendo, desta forma, a integridade e a função hepática de eventuais substâncias tóxicas, tanto de origem endógenas como exógenas. Age aumentando a síntese de RNA mensageiro, o que acelera a síntese protéica.

Quais os benefícios da Silimarina? A Silimarina contribui para: Melhorar o intestino e o sistema digestivo em geral; modulando o equilíbrio da microbiota (pelo estímulo a proliferação de lactobacillus e bifidobactérias, o que teria importante efeito papel imunomodulador)

A silimarina é contra-indicada em indivíduos com hipersensibilidade ao medicamento ou quando obstáculos mecânicos estão presentes no trato biliar. NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE. SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR.

Silimarina é um composto natural que possui ação anti-hepatotóxica, protegendo o fígado de substâncias tóxicas, ajudando no tratamento de doenças hepáticas. Metionina é uma substância que atua como uma vitamina para impulsionar o seu humor e ajuda a manter a saúde das Articulações e a função do fígado.

A silimarina impede a peroxidação dos lipídeos da membrana celular e das organelas dos hepatócitos, protegendo desta forma, a integridade e a função hepática de eventuais substâncias tóxicas, tanto de origem endógenas, como exógenas. Age aumentando a síntese de RNA mensageiro, o que acelera a síntese proteica.

A silimarina é usada como auxílio para tratamento de doenças hepáticas, como por exemplo a gordura no fígado. A silimarina age na redução da gordura do fígado por conta de suas funções: antioxidante. antifibrótica.

Modo de uso: tomar 1 dose pela manhã e outra a noite.

Em alguns casos que a doença progride e há comprometimento do fígado, é possível aparecer alguns sintomas como:

  • cansaço excessivo;
  • dor abdominal;
  • Inchaço da barriga;
  • perda de apetite;
  • coceira na pele;
  • fezes esbranquiçada;
  • dor de cabeça.

Crianças entre 10 e 15kg: 25mg, 3 vezes/dia. Crianças entre 15 a 30kg: 50mg, 3 vezes/dia. Adolescentes: 75mg/dia. Adultos: 70 a 140mg, 3 vezes/dia, durante 5 a 6 semanas.

A dose média recomendada é de 1 a 2 comprimidos duas vezes ao dia, por 30 dias. A dose máxima diária não deve exceder a 6 comprimidos.

Como todo remédio, a Silimarina deve ser utilizada com cautela, sob a supervisão médica adequada. Além disso, o seu consumo deve ser aliado a hábitos de vida saudáveis, como a alimentação balanceada e a inserção de exercícios físicos na rotina.

Silimarina auxilia na prevenção e tratamento para redução de gordura no fígado, protegendo de possíveis substâncias tóxicas.

COMO USAR O SILIMARINA? Tomar 2 cápsulas ao dia, sendo 1 antes do almoço e outra antes do jantar, ou conforme orientação médica.

EVITE A AUTOMEDICAÇÃO: INFORME-SE COM O FARMACÊUTICO. Venda sob prescrição médica.

Náuseas, vômitos e diarréia. Dor de cabeça, sensação de má digestão / estômago cheio, dor abdominal e reações alérgicas na pele (vermelhidão / placas avermelhadas, coceira). Tontura e alteração da pressão arterial (alta ou baixa).

Silimalon® 140 é uma associação de silimarina e a racemetionina (DL-metionina). Ele se destina ao alívio dos sintomas e prevenção dos danos provocados por agressões ao fígado. Tais agressões podem ser de origem alimentar (dietas gordurosas, ingestão excessiva de bebidas alcoólicas), medicamentosa ou infecciosa.

Os dois medicamentos não interagem de forma significativa. Não há problemas.

“Mas o ideal mesmo é perder 10% do peso em um período de seis meses”, esclarece a hepatologista Liana Codes, do Hospital Português da Bahia, em Salvador. O período mencionado pela médica tem sua razão de ser. Isso porque diminuir as medidas com muita rapidez é até perigoso para o fígado.