O que acontece se tomar Roacutan e beber?

Perguntado por: eassuncao . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Posso tomar bebidas alcoólicas durante o tratamento com Roacutan® (Isotretinoína)? As bebidas alcoólicas devem ser evitadas durante o tratamento, pois podem diminuir a eficácia do medicamento e causar alterações no seu fígado.

Roacutan e performance
Portanto, conclui-se que não há prejuízo no desempenho do treino causado pela medicação. Dr Gabriel Kaminski, PhD.

Algumas pessoas relatam piora no quadro da acne nos primeiros dias após o início do tratamento com Roacutan. Quando isso ocorre, o dermatologista pode receitar outros remédios para amenizar as inflamações ou até reduzir a dosagem de Roacutan.

As bebidas alcoólicas devem ser evitadas durante o tratamento, pois podem diminuir a eficácia do medicamento e causar alterações no seu fígado.

Há necessidade de ajuste individual da dose durante o tratamento. O tratamento com Roacutan® deve ser iniciado com 0,5 mg/kg diário. Para a maioria dos pacientes, a dose varia de 0,5 – 1,0 mg/kg/dia. Pacientes com doença muito grave ou com acne no tronco podem necessitar de doses diárias maiores, até 2,0 mg/kg.

Quem toma roacutan pode fazer depilação a laser? Não é recomendado misturar o tratamento de roacutan e depilação a laser. Como já mencionado, a isotretinoína causa um ressecamento considerável na pele por conta da eliminação das glândulas sebosas.

O Roacutan estimula a pele a expelir o excesso de sebo dentro das suas glândulas sebáceas. Por isso, no início, é possível notar um agravamento da acne. Mas não é preciso se preocupar, após 2 ou 3 semanas, o quadro começa a melhorar definitivamente.

Devido ao tratamento, a pele demorará algum tempo para se recuperar. Por isso, não é recomendado que você faça a sua tatuagem durante o tratamento e nos primeiros meses após a finalização do seu tratamento. Fazendo isso, você diminuirá as chances de contrair alguma infecção e garantir um bom resultado estético.

Segundo a dermatologista Simone Neri, composto pela isotretinoína, o Roacutan é uma terapia derivada da vitamina A, que transformou o tratamento da acne no mundo. Essa substância tem a capacidade de diminuir a atividade das glândulas sebáceas e a inflamação local provocada pela acne.

Roacutan® é indicado para o tratamento de formas graves de acne (nódulo-cística e conglobata ou acne com risco de cicatrizes permanentes) e quadros de acne resistentes a tratamentos anteriores (antibióticos sistêmicos e medicamentos de uso tópico).

Entretanto, há efeitos colaterais bem mais perigosos associados ao Roacutan, como problemas hepáticos e aumento no colesterol. O principal efeito, porém, é o teratogênico – se uma mulher que toma o remédio engravida, o feto pode ter malformação congênita.

Deve-se evitar "espremer" as espinhas pelos riscos de manchas e cicatrizes.

Com isso ocorre diminuição importante da oleosidade da pele e o desaparecimento das espinhas. Seus primeiros resultados aparecem cerca de 4 a 12 semanas após o início da medicação.

Como outras drogas, o Roacutan pode causar alterações em enzimas do fígado, entre elas as mais importantes são a aspartato aminotransferase, alanina aminotransferase e fosfatase alcalina.

Não existe um afinamento permanente com o uso do Roacutan. O uso do remédio apenas diminui a secreção de sebo e oleosidade de toda região, incluindo o nariz, nada mais do que isso.

Ainda não está claro como o remédio causa a depressão. É possível que ele reduza os níveis de um elemento químico cerebral responsável pelo humor, chamado serotonina, ou ele pode bloquear de alguma forma a formação de novas células cerebrais.

Tome as cápsulas inteiras (sem mastigar ou triturar), durante as refeições; isto garante uma melhor ação do medicamento. Tome o número exato de cápsulas prescrito pelo seu médico e procure tomar sempre no horário estabelecido no início do tratamento.

R$ 216,97.

Pela falta de estudos que investiguem a ação do LED, e seu tempo de irradiação capaz de desencadear a reação, é de bom senso contra-indicar o clareamento dental em pacientes que estejam sendo tratados com o Roacutan.

Cirurgiões plásticos têm pesquisado e confirmado que os princípios ativos da isotretinoína podem trazer benefícios para o resultado da rinoplastia. Esta medicação pode ser indicada por médicos durante a fase pós-cirúrgica do procedimento.