O que acontece se tomar quetiapina e não dormir?

Perguntado por: omelo . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 8 votos

Quetiapina para insônia funciona mesmo? É importante ressaltar: a quetiapina não é indicada em bula para tratar diretamente a insônia. O que acontece é que a sonolência é um dos efeitos colaterais mais frequentes, fazendo com que o medicamento seja utilizado em doses baixas para induzir o sono em alguns casos.

Hemifumarato de Quetiapina deve ser administrado à noite, em dose única diária.

As reações adversas a medicamentos (ADRs) mais comumente relatadas com o Hemifumarato de Quetiapina (>10%) são: sonolência, tontura, boca seca, sintomas de abstinência por descontinuação, elevação nos níveis séricos de triglicérides, elevação no colesterol total (predominantemente no LDL) redução do colesterol HDL, ...

A Quetiapina pode ser útil e eficaz, mas também é importante estar ciente dos possíveis efeitos colaterais.
...
Alguns deles incluem:

  • Aumento do risco de morte devido a psicose relacionada à demência;
  • Aumento do risco de pensamentos suicidas;
  • Potencial grave perda de peso ou ganho de peso.

Para a insônia ou ansiedade, por exemplo, a dose geralmente é entre 25 a 100 mg. Já para a depressão bipolar, é de até 300 mg. Em casos muito raros de esquizofrenia, pode chegar até a 800 mg.

Quetiapina dá sono? O medicamento quetiapina pode dar sono em alguns pacientes. Isso acontece porque o fármaco atua no sistema nervoso central e na redução e prevenção dos episódios de mania. Isso ameniza irritabilidade, ansiedade, impulsividade e insônia, por exemplo.

Concluiu-se que os principais efeitos colaterais da quetiapina são sedação, dor de cabeça e aumento de peso. Palavras–chave: Esquizofrenia, Antipsicóticos Atípicos, Psicofarmacologia.

É importante ressaltar: a quetiapina não é indicada em bula para tratar diretamente a insônia. O que acontece é que a sonolência é um dos efeitos colaterais mais frequentes, fazendo com que o medicamento seja utilizado em doses baixas para induzir o sono em alguns casos.

Hemifumarato de quetiapina é indicado para o tratamento da esquizofrenia, como monoterapia ou adjuvante no tratamento dos episódios de mania associados ao transtorno afetivo bipolar, dos episódios de depressão associados ao transtorno afetivo bipolar, no tratamento de manutenção do transtorno afetivo bipolar I ( ...

Sintomas. Sonolência e sedação, batimento rápido do coração e queda da pressão arterial. Foram relatados casos de prolongamento do intervalo QT com superdose.

Como vimos acima, a quetiapina tem vários nomes e usos, mas a principal ação que vamos falar agora é a de antagonista da dopamina. A dopamina é uma substância vital que age no cérebro. Ela atua em algumas vias vitais para o controle da nossa noção do real e do humor, mas, também, dos movimentos.

Quem tem ansiedade pode tomar Quetiapina? Na prática, esse remédio pode ser indicado em diagnósticos de transtorno de ansiedade generalizada. Ajudando a reduzir os sintomas e crises, bem como melhorando o equilíbrio para reduzir a irritabilidade.

Não se deve cortar comprimidos revestidos ao meio
Ao serem partidos ao meio, medicamentos desenvolvidos para liberar a substância ativa gradualmente no organismo podem perder o efeito ou fazer com que o corpo absorva uma dose maior que a indicada, ampliando o risco de casos de intoxicação.

O hemifumarato de quetiapina pertence a um grupo de medicamentos chamado antipsicóticos, os quais melhoram os sintomas de alguns tipos de transtornos mentais como esquizofrenia e episódios de mania e de depressão associados ao transtorno afetivo bipolar.

Limite de dose para adultos: 800 mg por dia; a segurança da Quetiapina em doses acima de 800 mg não está estabelecida. Idosos, paciente debilitado ou com diminuição da função do fígado ou com tendência a hipotensão: usar doses menores e menores aumentos de doses.

A dose usual efetiva está na faixa de dose de 400 a 800 mg/dia. A dose deve ser titulada como descrito a seguir: 50 mg (dia 1), 100 mg (dia 2), 200 mg (dia 3) e 300 mg (dia 4). O hemifumarato de quetiapina pode ser titulado até 400 mg no dia 5 e até 600 mg no dia 8.

Deve-se notar que a dose máxima diária recomendada de hemifumarato de quetiapina é 600 a 800 mg/dia dependendo da indicação (ver item Posologia). Tratamentos contínuos em altas doses devem ser considerados somente como resultado de considerações cuidadosas da avaliação do risco/benefício para cada paciente.

Lítio: o único estabilizador de humor cientificamente comprovado. O único estabilizador do humor, cientificamente comprovado é o lítio. o ácido valpróico e carbamazepina, embora possam ser usados, não são primeira linha de tratamento e nem entram primariamente na classe dos estabilizadores do humor.

O hemifumarato de quetiapina pode induzir a queda de pressão arterial em pé, especialmente durante o período inicial do tratamento. - Em pacientes com histórico ou com risco para apneia do sono e que estão recebendo concomitantemente depressivos do sistema nervoso central (SNC).

Medicamentos Com Quetiapina Tarja Vermelha – Drogaria Sao Paulo.