O que acontece se tomar morfina todos os dias?

Perguntado por: talencastro . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.3 / 5 16 votos

Em casos mais graves, a morfina pode causar: depressão respiratória; depressão circulatória; confusão mental; parada respiratória; choque e parada cardíaca.

O mecanismo de atuação da morfina consiste em dificultar os receptores de dor, aliviando a dor sentida pelo paciente. O uso da morfina pode ser feito por via oral, subcutânea, intramuscular ou intravenosa.

Trata-se de um estudo do tipo bibliográfico, exploratório, descritivo com análise não sistemática. Os resultados mostram que pode ocorrer depressão respiratória e retenção urinária em pacientes idosos devido ao uso de morfina.

A morfina causa desde alguns desconfortos como dificuldade para urinar e prisão de ventre, quanto em casos extremos até a parada respiratória.

A dependência em morfina é quando o indivíduo manifesta sintomas como agitação, irritação, ansiedade, sudorese e diarreia durante poucos dias depois que se retira a medicação.

A morfina é uma das substâncias naturalmente encontradas e extraídas do ópio - Papaver somniferum - sem que tenha sofrido nenhuma modificação.

As contraindicações são pacientes com hipersensibilidade à morfina ou a qualquer componente da formulação, depressão respiratória significativa, asma brônquica aguda ou grave em ambiente não monitorado ou na ausência de equipamento de ressuscitação, uso concomitante de inibidores da monoamina oxidase (IMAO) ou uso de ...

O fentanil é considerado o opióide mais forte disponível para uso médico em seres humanos, com cerca de 100 vezes a potência da morfina. É altamente valorizado pelos seus efeitos analgésicos e sedativos e amplamente utilizado no tratamento de dor e anestesia severas.

Uma injeção de 0,2-1mg pode proporcionar alívio satisfatório da dor por até 24 horas. Não injetar mais que 1mL da ampola de morfina e usar sempre a área lombar. Procedimentos Obstétricos e Ginecológicos: Considerando a analgesia multimodal, injeção de 0,03-0,1mg da dose pode proporcionar analgesia pós-operatória.

Opioides para dores na coluna
Agora, em dores nas costas muito intensas, o ortopedista especialista em coluna pode optar por remédios como a Morfina e a Oxicodona.

Você pode tomar vários medicamentos ao mesmo tempo sem nenhum problema. Exemplo: codeína, dipirona, metadona, morfina, paraceta- mol, fentanil transdérmico e tramadol.

Quando o paciente tem dor, presente na grande maioria dos pacientes com câncer em fase terminal, a morfina é o primeiro medicamento a ser administrado e, às vezes é suficiente para analgesia e sedação.

Os analgésicos opioides, em geral, são os medicamentos mais fortes para aliviar a dor.

Cientistas americanos dizem que opiáceos como a morfina promovem o crescimento de novos vasos sanguíneos que levam oxigênio e nutrientes aos tumores.