O que acontece se tomar medroxiprogesterona gravidez?

Perguntado por: lmoreira . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.2 / 5 7 votos

Este medicamento causa malformação ao bebê durante a gravidez. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que possam ficar grávidas durante o tratamento.

Após 10 meses, cerca de 50% das mulheres conseguirá gestar.

Suspensão Injetável 150 mg/mL
As reações adversas mais frequentemente reportadas (> 5%) foram aumento de peso (69%), redução de peso (25%), dor de cabeça (16%), nervosismo (11%), dor ou desconforto abdominal (11%), tontura (6%) e redução na libido (6%).

É um método contraceptivo muito eficaz, com apenas 0,1% a 0,6% de falha para a injeção mensal e de 0,3%, para a injeção trimestral, o que é equivalente à eficácia da ligadura de trompas. O uso desse método deve ser recomendado pelo médico ginecologista e a sua aplicação deverá ser realizada em farmácia com receita.

Estou grávida e quero interromper a gravidez. O que devo fazer? Deve dirigir-se a um serviço de saúde, preferencialmente ao centro de saúde para a consulta prévia de interrupção voluntária da gravidez.

Além da talidomida, exemplos de medicamentos que causam malformação fetal são:

  • Metotrexato;
  • Isotretinoína;
  • Lítio;
  • Valproato;
  • Tetraciclina;
  • Inibidores da enzima conversora de angiotensina (iECA), como o enalapril e captopril;
  • Antifúngicos azólicos, como o fluconazol e tioconazol.

O ibuprofeno, um dos anti-inflamatórios mais populares do mercado, pode desencadear aborto espontâneo. O captopril, que controla a hipertensão, pode matar o bebê por falência renal. O antibiótico tetraciclina pode deformar os ossos do feto e deixar os dentes com manchas acinzentadas.

Pode ocorrer gravidez ectópica (gravidez fora do útero) em mulheres que engravidam enquanto estiverem usando acetato de medroxiprogesterona.

O acetato de medroxiprogesterona de depósito (DMPA) tem sido usado para contracepção por 30 milhões de mulheres em mais de 90 países desenvolvidos e em desenvolvimento1. Seu efeito contraceptivo resulta principalmente da inibição da ovulação.

Diretamente, não existe uma prática ou medicação que induza a menstruação a descer. Isso porque é necessário identificar as causas dos atrasos, principalmente se as irregularidades forem frequentes e gerarem desconfortos físicos.

4 substâncias que cortam o efeito do anticoncepcional

  1. Alguns antibióticos. Embora muitas pessoas pensem que os antibióticos interferem na eficácia da pílula anticoncepcional, a verdade é que a maioria dos antibióticos não interfere. ...
  2. Anticonvulsivantes. ...
  3. Barbitúricos. ...
  4. Álcool.

Esse efeito é manifestado clinicamente como amenorréia, sangramento irregular ou spotting6. Alterações menstruais ocorrem em quase todas as mulheres usando DMPA. Sangramento irregular imprevisível e spotting durando 7 dias ou mais são comuns durante os primeiros meses de uso.

Anticonvulsivantes como a fenitoína, carbamazepina, fenobarbital, primidona, topiramato, oxcarbamazepina e a lamotrigina são drogas que podem diminuir os efeitos dos anticoncepcionais.

Contraceptivo injetável
Pode demorar uma média de 5 a 9 meses para engravidar, uma vez que você pula uma injeção para tentar engravidar. Portanto, se você costuma tomar uma injeção a cada 3 meses, levaria cerca de 8 a 12 meses após a sua última injeção para engravidar (4,10).