O que acontece se tomar creatina 2x ao dia?

Perguntado por: onascimento . Última atualização: 16 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Alguns indivíduos apresentam transtornos gástricos com uso de creatina, a divisão da quantidade total/dia em 2 ou mais ingestões pode ser uma excelente estratégia para prevenir e eliminar tais transtornos.

A quantidade de creatina por dia, recomendada pela Anvisa, é de 3 g, porém, muitas pesquisas recentes usam 5 g de creatina como medida para o dia.

Qual a quantidade certa de creatina devo tomar – 5 gramas de creatina faz mal. A quantidade recomendada pelas fabricantes de suplementos alimentares no Brasil é de dois a três gramas de creatina por dia, equivalente a uma colher de chá, dissolvidos em 200ml de água ou de alguma outra bebida, por vezes o Whey Protein.

A suplementação de creatina em doses variáveis de 20-30g por dia (porções de 5g ao longo do dia) podem aumentar o conteúdo total de creatina e fosfocreatina (PCr) . A literatura também traz que sua suplementação pode ser realizada em doses de 5 a 20g/dia por mais de 5 dias.

USO IDEAL E RESULTADOS. O uso ideal é em torno de 0,07g para cada kg que você pesa, ou seja, um indivíduo com 70kg vai tomar 5g de creatina por dia.

A creatina pode causar ganho de peso, possivelmente pelo aumento de massa muscular e aumentos espúrios nas concentrações de creatinina no sangue.

Tomar 10g de creatina por dia é geralmente considerado seguro para a maioria das pessoas, mas pode levar a alguns efeitos colaterais, como inchaço, desconforto gastrointestinal e aumento de peso devido à retenção de água.

Normalmente, a creatina demora cerca de três semanas de uso para começar a fazer efeito, mas é possível fazer um protocolo de saturação para agilizar os resultados. Ele tem como propósito o aumento do estoque de creatina no organismo de forma mais rápida.

Como vimos, a creatina age no corpo principalmente na produção de energia para as nossas células musculares, ou seja, a suplementação irá estimular a capacidade dos músculos em desempenhar suas funções, aumentando sua força e seu potencial para atividades físicas.

Para quem desconhece como funciona a saturação, ela consiste em tomar 5g (1 colher de sobremesa) de creatina 4 vezes ao dia (20g total) durante 5 dias, depois mantém a fase de manutenção tomando 5g por dia até acabar o pote.

TikTok. colocar a creatina direto na boca e beber água depois. faz mal porque toma assim não faz mal nada. pode tomar assim não tem problema nenhum tá.

Melhor horário para tomar creatina
Quanto tomar de creatina por dia também acaba sendo uma dúvida, mas o recomendado é ingerir de 3 g a 5 g.

A maneira mais eficaz de aumentar os estoques de creatina é consumir 5 g do suplemento 4 vezes ao dia, por 5 a 7 dias. Passado esse tempo, o estoque pode ser mantido com o consumo de 3 a 5 g/ dia, porém atletas maiores podem necessitar de um consumo de 5 a 10g/dia para manter os estoques2.

A creatina deve ser ingerida pelo menos por um mês, sem pausas, para que o efeito seja vísivel. Porém, é possível passar por uma fase de saturação no começo, onde se aumenta a dosagem tomada por dia, durante um período de três a cinco dias, para ter resultados mais rápidos e potentes.

A suplementação de Creatina pode sim facilitar o ganho de massa muscular, bem como proporcionar outros benefícios para quem treina pesado.

É possível notar os efeitos desse nutriente após cerca de 3 semanas de utilização, ou 1 semana se realizado o processo de saturação.

Creatine. Outra opção para quem deseja potencializar o ganho de força com a melhor creatina, é a Darkness Creatine. Sua fórmula é 100% pura e certificada com o selo Creapure, que garante alta qualidade e pureza. Além disso, sua embalagem com 350 g oferece um ótimo rendimento de, aproximadamente, 116 porções de 3 g.

A creatina pode ser tomada em qualquer horário do dia, antes ou após os treinos. No entanto, para ser melhor absorvida, a creatina deve ser ingerida de preferência com um alimento fonte de carboidratos, como banana, aveia ou uva.

Pedras nos rins e creatina tem alguma relação? Caso você faça uso de creatina e esteja preocupado com isso, pode ficar tranquilo. Não há nenhum estudo que mostre que a suplementação de creatina esteja ligada ao aumento de chances de aparecimentos de pedras nos rins.

Não existe nenhuma evidência de problemas hepáticos ou renais provocados pela creatina. A contraindicação é de utilização do suplemento por portadores de doenças renais ou hepáticas pré-existentes, o que se aplica também para vários outros nutrientes.