O que acontece se tomar clonazepam direto na boca?

Perguntado por: lgeraldes . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 7 votos

Vertigem e sintomas relacionados à perda de equilíbrio, como náuseas, vômitos, quedas, zumbidos e distúrbios auditivos; Síndrome da boca ardente.

Superdosagem de Clonazepam
A superdose de clonazepam está raramente associada com risco de morte, caso o medicamento tenha sido tomado isoladamente, mas pode levar à arreflexia, apneia, hipotensão arterial, depressão cardiorrespiratória e coma.

Clonazepam comprimidos sublinguais
Os comprimidos sublinguais devem ser colocados sob a língua para serem dissolvidos na saliva e absorvidos. Os comprimidos sublinguais devem permanecer sob a língua por período não inferior a três minutos, sem serem deglutidos ou mastigados.

A maioria das pessoas toma, em média, 10 gotas por dia - o que equivale a apenas 0,4ml de medicamento. Tomar acima de 1,6ml (40 gotas) de medicamento durante um mesmo dia, mesmo com intervalo entre as doses, pode ser fatal.

O comprimido de clonazepam de 2 mg é o mais forte disponível. Outras opções são os comprimidos de 0,25 mg (sublingual), os de 0,5 mg e a solução oral de 2,5 mg/mL.

Interações medicamentosas de Clonazepam
- Depressores do sistema nervoso central e álcool; - Medicamentos que agem no sistema nervoso: antidepressivos, medicamentos para dormir, alguns analgésicos, antipsicóticos, ansiolíticos, anticonvulsivantes; - Medicamentos para o estômago.

1 "droga muito forte": uma medicação ser "forte ou fraca" depende muito da sensibilidade individual e dose utilizada. Algumas pessoas se sentem dopadas com 0,5mg de clonazepam (rivotril) e outras tomam 6mg e dizem que "não faz efeito nenhum".

A oxicodona é considerada o remédio mais perigoso do mundo: além de o opioide ser altamente viciante, ele também é atraente por sua capacidade de anular qualquer dor física e promover uma sensação agradável de relaxamento e euforia.

Exemplos de medicamentos que devem ser usados com muita cautela ou simplesmente não usados juntamente com o clonazepam são alprazolam, amitriptilina, fenobarbital, clorpromazina, diazepam, valeriana, entre muitos outros.

O medicamento é metabolizado pelo citocromo P-450 3A4 e apresenta meia-vida de eliminação de 20-60 horas. O tempo para o clonazepam atingir o estado estacionário de concentração gira em torno de sete dias.

O clonazepam ou Rivotril age rapidamente. Portanto, entre 30 e 60 minutos após a ingestão, o medicamento já começa a atuar no organismo. O efeito do Rivotril perdura por até 8 horas em adultos, e 12 horas em crianças.

A administração de remédios por via sublingual faz com que o efeito do medicamento seja mais rápido, já que é absorvido na região por baixo da língua e entra diretamente na corrente sanguínea.

“A apresentação sublingual possui uma absorção e um início de ação mais rápidos. Seu pico de concentração no sangue ocorre em alguns minutos e o efeito dura horas”, conta a médica.

A conclusão do estudo foi que o alprazolam administrado por via sublingual mostrou ser eficaz no controle a curto prazo dos sintomas de ansiedade.

Rivotril, cujo princípio ativo é o clonazepam, por si só não engorda. O Rivotril, que é um tranquilizante indicado em vários tipos de transtornos de ansiedade e outros quadros, não altera o peso seja para mais ou para menos.

Dose inicial
1 a 1,5 mg/dia, dividido em 2 a 3 doses. A dose pode ser aumentada, a critério médico, até atingir a dose de manutenção individual, usualmente de 3 a 6 mg/dia. Sempre que possível, dividir a dose diária em 3 doses iguais. Caso não seja possível, a maior dose deve ser tomada antes de deitar.

Entre os sedativos usados para pessoas com problemas para pegar no sono estão a Amitriptilina (Amytril), o Diazepam (Valium), Zolpidem e o Clonazepam (Rivotril), entre outros. Vale lembrar sempre, porém, que sedação e sono não são sinônimos.

A superdose de Clonazepam está raramente associada com risco de morte, caso o medicamento tenha sido tomado isoladamente, mas pode levar à arreflexia, apneia, hipotensão arterial, depressão cardiorrespiratória e coma.

Ambos são eficientes. O que muda na hora de escolher um ansiolítico tem mais a ver com o perfil de efeitos colaterais de cada um. O clonazepam tende a ser ligeiramente menos sedativo que o diazepam, que por sua vez tem um tempo de ação no organismo muito mais longo que o clonazepam.

Como Funciona o Rivotril (Clonazepam)?
Ele tem um efeito inibitório no cérebro, normalmente, causa uma inibição da atividade dos neurônios. E quando você atua sobre o receptor GABA, está estimulando uma atividade inibitória no cérebro, por isso ele provoca sintomas majoritariamente inibitórios.

Por ser um alimento muito rico em cálcio, o leite pode diminuir o efeito de alguns medicamentos, especialmente dos remédios usados no tratamento de problemas da tireoide, de alguns antibióticos ou dos suplementos de ferro.