O que acontece se tomar ciclo 21 amamentando?

Perguntado por: lmoura . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 9 votos

A lactação (produção do leite) pode ser influenciada pelos contraceptivos orais combinados, uma vez que podem reduzir a quantidade e alterar a composição do leite materno.

Geralmente, o recomendado é que a mulher espere o fim do período de resguardo (40 dias após o parto) para voltar a ter relações sexuais e, portanto, para voltar a precisar usar qualquer tipo de anticoncepcional (hormonal ou não).

Reações adversas: As reações mais comuns são: espinhas (acne), dor nas mamas, diminuição da libido, dor de cabeça, menstruação irregular ou ausência de menstruação, alterações de humor, náuseas e aumento de peso. Além desses efeitos colaterais, pode ocorrer secreção das mamas.

Cerazette: Pílula contínua sem pausas à base de progesterona sintética. O princípio ativo dessa pílula é o progestágeno isolado desogestrel. Micronor: À base de Noretisterona, também uma derivada da progesterona, traz em sua cartela 35 pílulas. A indicação é que seu uso seja contínuo.

Entenda por que o leite seca
A pega errada e posição do bebê ao mamar não adequada podem fazer diminuir a produção de leite; Fissuras nas mamas fazem com que o ato de amamentar não seja prazeroso e a produção de leite diminua. Falta de ingestão de líquidos pela mãe: a mamãe que amamenta deve estar bem hidratada!

Quais as contraindicações do Ciclo 21? Ciclo 21 não deve ser usado por pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula ou que apresentem ou já apresentaram trombose venosa profunda (coágulos nas veias) ou tromboembolismo (rompimento de um vaso sanguíneo).

Se você estava tomando Cerazette ou Nactalli ou outro medicamento a base de progestogênio durante a amamentação , e deixou de amamentar, você não precisa trocar o método anticoncepcional, caso você esteja gostando do método e não pretende menstruar.

Portanto, a pessoa pode engravidar mesmo tomando corretamente a pílula. A prevenção da gravidez precisa de pelo menos 21 dias de remédio para funcionar. Por isso, em situações como essa, é aconselhado aliar a camisinha durante a cartela.

Apesar de não ser necessário iniciar métodos contraceptivos antes de 3 a 4 semanas após o parto, pois não há ovulação neste período, é importante conversar precocemente sobre planejamento reprodutivo e orientar sobre os métodos contraceptivos ainda na maternidade ou na primeira consulta de puerpério.

Assim, a estimativa médica é estabelecida como sendo: Amamentação exclusiva: a menstruação volta a se normalizar após os 6 meses; Amamentação junto com fórmula: leva em torno de 3 a 4 meses para voltar ao normal; Amamentação com fórmula: regulariza até 3 meses depois do parto.

Após 2 – 3 dias do último comprimido de CICLO 21 ter sido tomado, inicia-se, em geral, menstruação que pode não cessar antes do início da embalagem seguinte.

Não há sintomas que assegurem que o anticoncepcional esteja fazendo efeito no presente. O ideal é não esquecer das doses e utilizar outros métodos contraceptivos caso haja esquecimento, passe mal ou e tome algum remédio que possa cortar o efeito do anticoncepcional.

O modo de uso do Ciclo 21 consiste em tomar um comprimido diariamente, durante 21 dias seguidos, iniciando o 1º comprimido no 1º dia da menstruação. Depois da ingestão dos 21 comprimidos, fazer uma pausa de 7 dias, sendo que a menstruação deve ocorrer dentro de 3 dias após a ingestão do último comprimido.

Borras, sangue clarinho, sangue rosinha e até pequenos fluxos de sangue vivos são possíveis. Mesmo mulheres que tomam anticoncepcional continuamente, específicos para a fase de amamentação, podem ter esses escapes.

Se o seu filho toma leite materno, os hormônios ligados ao aleitamento continuarão agindo no seu corpo e tendem a bloquear a ovulação. Logo, não ocorre a descida do sangue. Só com o maior espaçamento das mamadas e a consequente diminuição da ação hormonal é que a menstruação costuma reaparecer.

A amamentação interrompe a mudança cíclica que se dá entre o útero e os ovários. Por outras palavras, a menstruação não deve ocorrer durante o período em que está a amamentar. Mesmo que não estivesse a amamentar, o tempo entre o parto e o primeiro período seria de cerca de 40 dias.

Depois de três meses, os seios da mãe passam a eliminar o leite com maior facilidade, e consequentemente, o bebê passa a sugar com mais intensidade. A quantidade de leite materno aumenta, o que faz com que a criança se satisfaça mais rápido.

Os chás de menta e sálvia são excelentes opções para as mulheres que querem secar o leite materno. O consumo dessas bebidas é uma forma natural e muito eficiente de estancar o líquido, sem precisar se submeter ao uso de medicamentos.