O que acontece se tomar 20 mg de diazepam?

Perguntado por: emoreira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Superdose de Diazepam raramente resulta em risco à vida se o medicamento tiver se administrado isoladamente, mas pode levar à arreflexia, apneia, hipotensão arterial, depressão cardiorrespiratória e coma.

A superdosagem intencional ou acidental com Diazepam isolado raramente ocasiona risco de vida. A superdosagem manifesta-se por extrema intensificação dos efeitos do produto: sedação 1, relaxamento muscular, sono profundo ou excitação paradoxal 2.

Sintomas. A superdose de benzodiazepínicos, em geral, se manifesta por depressão do sistema nervoso central, em graus variáveis, desde sonolência, ataxia (falta de coordenação motora), disartria (dificuldades na fala) e nistagmo (movimentos anormais dos olhos).

Dose máxima: 3mg/kg/24 horas.

Para adultos, a dose máxima de diazepam varia entre 5 e 10mg. Dependendo da gravidade dos sintomas, pode-se atingir 20 mg.

Dose inicial
5 -10 mg. Dependendo da gravidade dos sintomas, 5 - 20 mg/dia. Cada dose oral para adultos não deve normalmente ser superior a 10 mg.

A oxicodona é considerada o remédio mais perigoso do mundo: além de o opioide ser altamente viciante, ele também é atraente por sua capacidade de anular qualquer dor física e promover uma sensação agradável de relaxamento e euforia. O medicamento já viciou mais de 2 milhões de pessoas somente nos Estados Unidos.

Uso concomitante de álcool/depressores SNC:
Essa utilização concomitante tem potencial para aumentar os efeitos clínicos de diazepam, incluindo possivelmente sedação grave, depressão cardiovascular e/ou respiratória clinicamente relevantes (vide item “Interações medicamentosas”).

A superdose de Clonazepam está raramente associada com risco de morte, caso o medicamento tenha sido tomado isoladamente, mas pode levar à arreflexia, apneia, hipotensão arterial, depressão cardiorrespiratória e coma.

Com a dependência e todos os outros efeitos colaterais, o uso prolongado dos remédios para dormir geram um aumento do comportamento de risco, seja em relação ao consumo de álcool e outras drogas ou a tentativas de suicídio.

Embora o tratamento com Diazepam traga benefícios aos sintomas listados nesse post, usá-lo de forma indevida pode causar dependência química, overdose e até mesmo levar uma pessoa à morte.

As doses orais usuais para adultos se iniciam com 5 – 10 mg. Dependendo da gravidade dos sintomas, o médico poderá recomendar doses de 5 - 20 mg/dia. Normalmente cada dose oral para adultos não deve ser superior a 10 mg. Os comprimidos podem ser divididos em partes iguais para facilitar a dosagem.

Diazepam
O diazepam pertence à classe dos benzodiazepínicos e pode ser usado para o tratamento de ansiedade, abstinência alcoólica, convulsões e insônia. Seu efeito é rápido, mas duradouro. Além disso, permite o controle da insônia durante a noite toda.

Qual é a diferença entre Clonazepam e Diazepam? O clonazepam tem meia-vida mais longa (isso faz com que dure mais tempo no corpo), enquanto o diazepam tem meia-vida curta.

doses em termos de Diazepam. ansiolítico: 2 a 10 mg, 2 a 4 vezes por dia. anticonvulsivante: 2 a 10 mg, 2 a 4 vezes por dia.

Alguns relatos na literatura mostram que a interação entre a amitriptilina ou fluoxetina e o diazepam pode provocar aumento nas concentrações séricas do benzodiazepínico, levando à a prejuízos psicomotores e na atenção (Marcolin et al., 2004).