O que acontece se tomar 20 gramas de creatina por dia?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.4 / 5 7 votos

Qualquer quantidade acima da recomendada pode acarretar problemas de saúde. O excesso de creatina no corpo é excretado através da urina, podendo sobrecarregar os rins que fazem o processo de filtração de substâncias, causando toxicidade ou insuficiência. Além disso, pode causar dores no estômago, diarreia e náuseas.

Dose recomendada. Conforme proposto e recomendado pela Anvisa, sugerimos a ingestão de 3g de creatina uma vez ao dia.

Quanto tomar de creatina por dia também acaba sendo uma dúvida, mas o recomendado é ingerir de 3 g a 5 g.

A quantidade de creatina por dia, recomendada pela Anvisa, é de 3 g, porém, muitas pesquisas recentes usam 5 g de creatina como medida para o dia. O grande segredo é que os benefícios da creatina são evidenciados quando todo o espaço no interior da célula é ocupado.

Usar 20 gramas de creatina diariamente, dividindo em 4 dosagens de 5 gramas cada. Tomar 5 gramas uma hora depois do café da manhã, 5 gramas 30 minutos antes do treino. Mais 5 gramas imediatamente após finalizar o treino, se puder consumir juntamente com dextrose, whey protein ou malto, faça a diluição de todos juntos.

Segurança: quais são os limites? A suplementação de creatina a curto ou longo prazo (até 30g/dia por 5 anos) não leva a nenhum efeito prejudicial a indivíduos saudáveis.

USO IDEAL E RESULTADOS. O uso ideal é em torno de 0,07g para cada kg que você pesa, ou seja, um indivíduo com 70kg vai tomar 5g de creatina por dia.

Hoje, sabe-se que para obter os efeitos da creatina na performance seu uso precisa ser crônico e não há a necessidade de fazer a saturação, a dose diária recomendada é de 0,07g X kg. Assim, um homem de 80kg necessita de 5,6g de creatina por dia para manutenção dos níveis no músculo.

Tomar 10g de creatina por dia é geralmente considerado seguro para a maioria das pessoas, mas pode levar a alguns efeitos colaterais, como inchaço, desconforto gastrointestinal e aumento de peso devido à retenção de água.

Se houver um consumo maior de creatina do que o exigido ativamente pelo corpo, o excesso será excretado na urina. Portanto, não faz sentido tomar altas doses de creatina por períodos prolongados de tempo.

O cálculo para adequar a quantidade ideal de creatina para o seu caso é bem simples: em torno de 0,03 a 0,1g por kg de peso corporal. Para a maioria das pessoas isso ficaria em torno de 3 a 5g por dia.

Exemplo: um indivíduo que pesa 90kg e tem 12% de gordura corporal. A massa magra dessa pessoa é de 79,2 kg (90 x 0,12 = 10,8 = 90 - 10,8 = 79,2). Portanto a dose de creatina vai ser 79,2 kg x 0,3g/kg = 23,7g de creatina.

Este esquema consiste em tomar 0,3 g de creatina para cada kg de peso corporal, dividindo-se a dose total em 4 vezes durante o dia, por um período de 5 a 7 dias.

Estudos mostram que a eficiência da creatina não está relacionada à quantidade ingerida, já que o excesso dela pode ser causar toxicidade e insuficiência renal.

A orientação da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é o consumo de 3g de creatina ao dia , porém, outros protocolos indicam mais creatina ao dia. Por isso, o ideal é sempre se consultar com um profissional da área, que adequará a melhor estratégia para você e seu objetivo.

Qual a quantidade de creatina tomar por dia? A creatina é um suplemento que deve ser consumido por volta de 3 a 5g, uma vez ao dia.