O que acontece se tocar no zero absoluto?

Perguntado por: lmarinho . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.3 / 5 19 votos

Alguns físicos teóricos também acreditam que, caso um corpo atingisse a temperatura do zero absoluto, sua massa deixaria de existir. O motivo desse comportamento está na energia de repouso, um conceito criado pelo físico alemão Albert Einstein.

a) Zero absoluto é a menor temperatura possível, e seu valor é de aproximadamente 0 ºC. b) O zero absoluto representa o estado – embora inalcançável – em que todos os átomos de um corpo permanecem perfeitamente estáticos.

Não existe uma temperatura "oposta" ao zero absoluto, o chamado 0 (zero) Kelvin, que na escala Celsius resulta em -273,15°C.

270 graus C

O espaço é um lugar muito frio. A temperatura certa no vácuo e longe de qualquer astro é de cerca de -270 graus C. Essa temperatura seria suficiente para congelar o hidrogênio na Terra - mas ainda está alguns poucos graus acima do que é considerado o "zero absoluto" - o ponto mais frio possível.

Em um extremo é algo chamado temperatura de Planck, e é equivalente a 1.417 x 1032 Kelvin (ou algo como 141 milhões milhões de milhões de graus).

Um bloco de cobre foi arrefecido a -273,144° C e mantido assim por 15 dias por investigadores italianos. A conquista estabeleceu um novo recorde para temperaturas frias num objeto macroscópico.

A temperatura corpórea considerada ideal varia entre 36º C e 36,7º C. Geralmente, ela é mais baixa pela manhã e mais alta no fim da tarde ou à noite. Alterações de até um grau podem ser absolutamente aceitáveis em condições normais.

Quanto o corpo suporta
A marca de -29ºC é ainda suportável ao corpo quando se está usando roupa apropriada. Porém, se estiver exposta a um vento de 40km/h, é possível que você congele em apenas 20 segundos. A força do vento faz com que a sensação térmica fique ainda mais rebaixada.

A temperatura mais alta já registrada na Terra foi de 56,7°C, em julho de 1913, no Vale da Morte, no meio do deserto do Mojave, na Califórnia (EUA). Parece estranho que esse recorde de 109 anos ainda não tenha sido quebrado, e, de fato, essa marca tem suas controvérsias.

centígrados, mas para congelar a armadura de ouro. você precisa chegar a -273° graus abaixo de zero.

Vale da Morte, Califórnia: este deserto californiano já atingiu temperaturas de 134° Fahrenheit, o que equivale a 56,7° Celsius. No dia 14 de setembro, a Organização Mundial de Meteorologia reconheceu oficialmente o local como o mais quente do mundo ao registrar 57,8 °C.

Os cientistas verificaram que é impossível reduzir a temperatura de qualquer substância a um valor inferior a -273º C (o zero absoluto).

5.772 K

A Lua não possui atmosfera, então as temperaturas variam de -184 graus Celsius durante à noite a 214 graus Celsius durante o dia, com exceção dos pólos onde a temperatura é constantemente -96 graus Celsius.

Os astronautas que veem o nosso céu do lado de fora da Terra também veem a cor refletida pelas moléculas da atmosfera, ou seja, também veem o céu da Terra na cor azul. Mas no espaço não há atmosfera, dizemos que lá é um vácuo. Como não há atmosfera, os raios do sol não são espalhados, e o espaço fica escuro.

O espaço, por outro lado, não tem atmosfera nem pressão exercida pelas moléculas de ar; é essencialmente um vácuo.

Rússia está no topo da lista de países gelados
Em 1933, a república russa Sakha (também conhecida como Iacútia) chegou a experienciar -67.8°C — o que é uma das menores temperaturas registradas em toda a história.

Na Terra, a temperatura “natural” mais alta é a da lava de um vulcão, que chega a 1090 °C. Entretanto, usando colisores de partículas, os cientistas já conseguiram registrar 1 x 1018 °C – sim, mais quente do que o Sol!

273ºC

Um grupo de pesquisadores da Universidade Rice, nos Estados Unidos, e da Universidade de Kyoto, no Japão, conseguiu alcançar, dentro do laboratório, a menor temperatura já registrada no Universo: – 273ºC.

Vale da Morte

O Vale da Morte (Death Valley) é uma região desértica no leste do Estado da Califórnia. O local é constantemente lembrado por ser o lugar mais quente do mundo, lá já foi registrada a temperatura do ar mais alta da Terra: incríveis 56,7°C.