O que acontece se tocar em um cogumelo venenoso?

Perguntado por: dalmada . Última atualização: 28 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 13 votos

Todos os cogumelos venenosos provocam vômitos e dor abdominal. Os outros sintomas variam significativamente dependendo do tipo de cogumelo.

A maioria é tóxica e, por isso, faz sentido preocupar-se quando eles aparecem no jardim em épocas chuvosas, se você tem criança pequena ou cachorro. Afinal, como explicar para o filho ou o cão que aquele guarda-chuvinha não é de comer? Para o jardim, o cogumelo não faz mal algum.

Existem cogumelos comestíveis, como Agaricus bisporus (champignon-de-Paris) e cogumelos venenosos, como Amanita muscaria (amanita), Amanita pantherina (amanita-pantera), Ramaria toxica (ramaria), Psilocybe cubensis (cogumelo mágico) e Chlorophyllum molybdites (cogumelo de esporos verdes) entre outros.

Em épocas de muita chuva, é comum encontrá-los nos gramados: se você não gostar da aparência que eles deixam, pode arrancá-los na mão, mesmo (usando luvas, porque podem ser tóxicos), uma vez que não há "remédio" contra cogumelos.

Psilocybe Cubensis

Cogumelos alucinógenos mais comuns
Como mencionamos no tópico anterior, existem três espécies de cogumelos alucinógenos que são mais comuns e encontrados no Brasil: Psilocybe Cubensis; Pluteus e Paneoulus.

Na dúvida, é bom nem tocar no cogumelo ou deixá-lo próximo de outros alimentos, uma vez que eles podem acabar se contaminando. E muitas das toxinas não são eliminadas no cozimento, então, o cogumelo duvidoso deve sempre ser descartado.

psilocibina

De acordo com o Global Drug Survey, um levantamento de saúde pública feito com 120 mil pessoas de 50 países, a psilocibina – princípio ativo de mais de 100 espécies de cogumelos – é a substância química mais segura do mundo.

Os efeitos alucinogéneos podem acarretar alguma desorientação, ligeira descoordenação motora, reacções paranóicas (bad trips), inabilidade para distinguir entre fantasia e realidade, pânico e depressão. Os efeitos começam a surgir cerca de 25 a 30 minutos após a ingestão e podem durar até 6 horas.

Todos os cogumelos venenosos provocam vômitos e dor abdominal. Os outros sintomas variam significativamente dependendo do tipo de cogumelo. Geralmente, cogumelos que provocam sintomas mais cedo (em até 2 horas) após a ingestão são menos perigosos do que os que só provocam sintomas mais tarde (geralmente após 6 horas).

Psilocybe cubensis

No Brasil ocorrem pelo menos duas espécies de cogumelos alucinógenos, em deles é o Psilocybe cubensis e o outro é espécie do gênero Paneoulus.

Intoxicações pela muscarina são caracterizadas por um aumento da salivação, transpiração e aumento na produção de lágrimas, cerca de 15 a 30 minutos após a ingestão de cogumelos. Com amplas doses, estes sintomas podem ser seguidos de dor abdominal, náuseas severas, diarréia, visão turva e dificuldade respiratória.

"Todos os gêneros (Amanita, Lepiota e Galerina) são cosmopolitas e ocorrem no Brasil, sendo que algumas espécie foram introduzidas no país. A toxidade funciona como uma 'defesa', para que eles consigam se reproduzir sem ser predados. Mesmo assim, todas as espécies de cogumelos são predadas por insetos", explica.

Amanita phalloides

A espécie de cogumelo servida, conhecida como cicuta verde (Amanita phalloides), é considerada a mais venenosa do mundo.

O surgimento de cogumelos em vasos de plantas ou nos jardins é um indicativo da presença de matéria orgânica e também de umidade, fatores que são ideais para o crescimento de fungos. Eles geralmente surgem após períodos de chuva e em locais mais sombreados, ricos em matéria orgânica.

Extremamente porosos, os cogumelos absorvem a água rapidamente, o que pode alterar a textura e o sabor. "Lavá-los é um pecado", adverte a chef Silvia Percussi. "Se estiver muito sujo, passe na água rapidamente e enxugue com papel." O melhor mesmo, diz o professor Robert Falck, é passar uma escovinha bem limpa e seca.

Aspecto do cogumelo estragado
Se o cogumelo apresentar algumas áreas com tons mais escuros, quer dizer que esse cogumelo não pode ser consumido pois já não está bom.

A psilocibina, um composto alucinógeno presente em fungos, ajudou a “abrir” e melhorar a comunicação dentro do cérebro por até três semanas, segundo pesquisadores do Imperial College London. Publicado em 12 de abril de 2022 às, 16h18.