O que acontece se tiver relação menstruada?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.9 / 5 16 votos

Não há evidências de que o sexo na menstruação possa fazer mal a saúde ginecológica. Pelo contrário, o sexo pode aliviar a cólica menstrual e diminuir as dores de cabeça que podem ocorrer nesse período. Além disso, o sangue menstrual pode funcionar como um lubrificante natural.

As chances de engravidar durante a menstruação são muito baixas. No entanto, ainda é possível engravidar no caso de você ter relações sexuais sem contraceptivo. Você fica mais fértil quando ocorre a ovulação, cerca de 10 a 16 dias antes da próxima menstruação.

Seja direta e objetiva.

  1. Diga algo simples, como: "Acabei de ficar menstruada e não estou me sentindo 100%."
  2. Você também pode falar algo como: "Aquela hora do mês chegou de novo..." e ele provavelmente vai entender.
  3. Muitos casais acabam inventando códigos engraçados para falar de menstruação.

A resposta é não . O risco de gravidez está na penetração, ou seja, quando o pênis é introduzido dentro da vagina durante a relação sexual e o homem ejacula - e não no dedo.

Se teve relação sexual menstruada e ela parou, é um sinal de que o seu período menstrual chegou ao fim. Não é nenhum sintoma de que você está grávida. Fazer sexo menstruada não interrompe a menstruação, mesmo que a relação tenha originado uma eventual gravidez.

Primeiros sinais de fecundação

  • Leve cólica abdominal no 6º ou 7º dia após o período fértil;
  • Corrimento rosado até 3 dias depois da relação;
  • Cansaço e sonolência;
  • Dor de cabeça leve e persistente;
  • Seios inchados e doloridos.

A “TPMmasculina também existe e é provocada pela diminuição dos níveis de testosterona. Mais conhecida como síndrome do homem irritável, a TPM masculina não tem um momento certo para acontecer, diferentemente da TPM feminina, que está associada a alterações hormonais mensais.

Os resultados revelam que 58% dos homens considera saber apenas o básico sobre a menstruação e 13% admite mesmo saber muito pouco. Aliás, 18% acredita que a menstruação consiste na saída dos ovários do útero, quando na realidade é o revestimento uterino que derrama em forma de sangue.

Como a menstruação não precisa ser um evento e nem deve ser um motivo para você se constranger, procure ser direta ao falar que está menstruada. Uma boa forma é dizer, por exemplo: “fiquei menstruada hoje e estou indisposta, com cólica…” e pronto, ele vai entender o recado.

De acordo com a Dra. Fernanda, é um mito que se lavar depois da relação evita gravidez. “Não evita, pois os espermatozoides já se direcionam para o útero e tubas assim que ocorre a ejaculação. Além disso, a secreção que lubrifica o pênis durante o ato sexual também pode ter espermatozoides”, explica a uroginecologista.

A resposta é sim, já que existe a possibilidade de o que é chamado de líquido pré-ejaculatório conter esperma. Resumindo, sai um pouco de esperma antes da ejaculação para lubrificação, por esse motivo mesmo ejaculando fora da vagina, ainda pode acontecer de a mulher engravidar.

Segundo estudos, sua eficácia é de cerca de 78%, ou seja, aproximadamente 2 entre 10 mulheres poderão engravidar utilizando-o.

Em conclusão, sim, você pode engravidar menstruada. As chances são extremamente pequenas, considerando que a mulher teria que ter um ciclo menstrual curto, ter relações sexuais desprotegidas no final da menstruação e ovular logo após a menstruação, mas é possível.

Por isso não queira tentar saber se está grávida tocando a barriga, você pode errar feio. Talvez a melhor maneira de saber se você está grávida ou não será colocando a mão sobre o abdômen para tentar perceber os movimentos fetais. Eles geralmente podem ser percebidos a partir da 20 semana de gestação.

Corrimento rosa – Esse é um indício característico do começo da gravidez. O corrimento cor-de-rosa é um vestígio de sangue causado pela entrada do espermatozoide no óvulo e pelo seu deslocamento até o útero. Esse corrimento, geralmente, ocorre minutos após a relação ou até 3 dias depois do contato íntimo.