O que acontece se tiver relação de resguardo?

Perguntado por: dteixeira . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 12 votos

Embora não seja recomendado, muitas mulheres retomam a atividade sexual antes de completar o tempo de resguardo. Seja nesse período, seja após, há, sim, a possibilidade de engravidar novamente. As mães que praticam a amamentação exclusiva e em livre demanda são as que têm menos chances de engravidar.

Logo nas primeiras semanas, a família deve se atentar para complicações que remetam a infecções como dor, mal-estar e calafrios. "Há ainda sintomas menos frequentes como os cardiorrespiratórios, que envolvem risco de trombose, como falta de ar, batedeira ou dores em membros”, diz Roseli.

Não é recomendado nenhum tipo de esforço abdominal e muito menos uterino, tendo em vista que ao apresentar um orgasmo, há espasmos da musculatura uterina. Seu útero foi suturado e está em processo de cicatrização e absorção de pontos!

Quais devidos cuidado tenho que tomar ao ter relação sexual estando com a minha mão com pontos de um. Se a lesão foi somente de pele, sem lesão de tendões ou nervos, e não houver sangramentos, qualquer atividade sem grande esforço é possível, desde que evite apoiar-se sobre a região machucada.

O ideal seria retomar as atividades sexuais já com a medicação contraceptiva, justamente para evitar que a mulher possa engravidar no resguardo. Isso resulta em uma gravidez relativamente precoce passível de alguns riscos. Após o parto, o útero da mulher ainda possui pequenas feridinhas onde estava colada a placenta.

Muitas mulheres ficam grávidas algumas semanas após o parto ou até mesmo no resguardo, por isso conhecemos famílias com filhos que possuem quase a mesma idade. Portanto, é possível ter uma gravidez após parto, mesmo que o ciclo menstrual ainda não tenha retornado.

O Ministério da Saúde recomenda que a mulher aguarde cerca de 40 dias para ter a primeira relação sexual após o parto, tempo necessário para o organismo se recuperar. Independentemente do tipo de parto, é comum a vagina ficar menos lubrificada após o nascimento do bebê.

Sexo pós-parto: como reativar a sexualidade
Respeitando o resguardo de 40 dias, a única regra na primeira relação depois do parto deve ser ir com calma e aproveitar. Uma boa dica é usar sex toys que você goste e já tenha, bem como lubrificantes.

Na gravidez, a mudança do corpo é radical e necessita de um tempo para que ele volte ao estado anterior. Principalmente o útero, pois ele aumenta muito além do seu tamanho original e isso pede um tempo mínimo de recuperação de aproximadamente 40 dias.

MITO. Não há nada que impeça lavar a cabeça e os cabelos depois do parto. Esse é um grande mito.

Usando a mesma lógica, outro cuidado valorizado é a não exposição à friagem. O fato de não poder expor-se às correntes de ar frio, denominada pelas mulheres de "friagem", não lavar a cabeça, não andar de pés descalços, não molhar os pés, não sair no sol e nem ficar no sereno.

Pode sim! Mas evite grandes esforços, levantar peso.

É possível engravidar durante o aleitamento materno, mas isso não é muito provável. As mamãe que amamentam a livre demanda, ou seja toda a vez que o bebê quer, e que o bebê está em amamentação exclusiva, tem uma chance muito baixa de gestação.

A data de retorno da menstruação não é uma regra e tudo depende de vários fatores. Mulheres que amamentam tendem a demorar mais tempo para menstruar, e podem ficar de 3 a 8 meses nesse estado caso amamentem exclusivamente. Já para as que não amamentam, a menstruação pode voltar ao normal após 2 a 3 meses.