O que acontece se tirar os pontos antes da hora?

Perguntado por: abotelho . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.2 / 5 3 votos

1) Local da incisão: se a incisão fica na topografia de uma articulação, por exemplo, é prudente esperar mais alguns dias antes de retirar os pontos, porque uma eventual retirada precoce poderia predispor a abertura indesejada do local suturado, o que aumenta o risco de infecção do spitio cirurgico.

Em quantos dias posso tirar os pontos? De modo geral, os pontos podem ser retirados entre 7 ou 14 dias após a cirurgia. Porém, a depender do caso e da saúde do paciente a cicatrização pode demorar até 21 dias, de acordo com a sua coagulação sanguínea.

A sensação de coceira na região afetada é um dos sinais de que a lesão está evoluindo positivamente. Outros fatores que indicam a cicatrização da ferida são: diminuição da dor, redução do tamanho da lesão e surgimento do tecido de granulação (tecido mais firme e avermelhado que se forma sobre a área exposta da lesão).

Um pouco de sangramento após a remoção dos pontos é perfeitamente normal. Entretanto, a remoção precoce da sutura pode comprometer o resultado da cirurgia. Faça um acompanhamento de perto com o dentista e siga as recomendações pós-cirúrgicas adequadamente. Normal sangrar um pouco, quando se tira em 3 dias os pontos.

Os pontos caem sozinho? Existem fio absorvíveis que podem " cair sozinhos" , mas na grande maioria das vezes é utilizado fio não absorvível que deve ser retirado no pós-operatório. Um exemplo de fio não absorvível utilizado e o nylon.

Caso tenha sido utilizado pontos inabsorvíveis e alguns pontos não forem retirados, fique tranquila. A presença deles não provocará nenhuma infecção. Eventualmente o seu organismo poderá expulsar esses pontos e periodicamente você terá que ir ao médico retirar esses pontos que apontarem.

O ideal é de 7 a 10 dias para melhor cicatrização. O ideal é esperar esse tempo mesmo pois ocorre uma reconstruçao epitelial,isso não deve ser atropelado.

Para identificar se seus pontos estão infeccionados ou inflamarem, observe se há vermelhidão ao redor dos pontos, inchaço, sensação de que o local está mais quente, dor, odor ruim no local da ferida/cirurgia e, em alguns casos, febre alta.

Para você identificar se os seus pontos cirúrgicos estão inflamados, os sintomas básicos são:

  1. Vermelhidão;
  2. Inchaço;
  3. Dor ao tocar;
  4. Sensação de calor.

Quais sinais de que a cicatrização não está boa? Uma das formas de saber se a cicatrização não está indo tão bem como esperado é observando uma possível presença de secreção cerosa, como um líquido rosado-amarelado, na gaze.

Tome banho com sabonete antisséptico, usando uma esponja macia ou toalhinha sobre a ferida, limpando-a bem. A higienização deve ser feita sempre que tomar banho, mesmo que seja duas vezes ao dia.

Geralmente depois de um procedimento cirúrgico a pele fica mais sensível. Cicatriz vai se formando lentamente e causa uma ardência ou prurido no local. O mais importante é avaliar se não esta com características de inflamação, como vermelhidão, secreção pelos pontos e edema no local.

As fitas adesivas que cobrem as incisões podem ser molhadas durante o banho de chuveiro ou ducha após 24 hs da cirurgia. Secar com toalha e secador a região dos curativos. É proibido o banho de imersão (banheira) nos primeiros 15 dias ou se houver área ainda em cicatrização.

A saída de secreção persistente após uma semana não é comum, procure seu médico para avalia-lo. Pode ocorrer discreto sangramento nos primeiros dias após a cirurgia.

Se a ferida cirúrgica abrir, mantenha o local limpo, protegido e procure o cirurgião o mais rápido possível. O médico irá avaliar a situação e indicar o melhor tratamento, mas é importante lembrar que, uma vez rompidos, os pontos não podem ser refeitos e a ferida deverá se recuperar de maneira natural.