O que acontece se tirar o celular da tomada antes de carregar?

Perguntado por: lbeiramar8 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.7 / 5 16 votos

A longo prazo, isso prejudica o aparelho por conta do aquecimento da bateria, em especial nos smartphones de carga rápida.

Os smartphones têm baterias feitas de lítio, que são desenvolvidas para serem inteligentes e otimizarem a carga, ou seja, elas são capazes de trabalhar com um bom desempenho sem precisar estar 100% carregada. O ideal é estar sempre com 50% ou 60% de carga e nunca deixar chegar no seu máximo.

Para carregar seu celular de forma certa, o recomendável é não deixar a bateria chegar ao fim. Segundo fabricantes de smartphones, o ideal é manter a bateria de celulares entre 20% a 80% para garantir a vida útil.

A tensão começa a crescer à medida que maior carga é adquirida, portanto, é recomendado mantê-la em uma faixa abaixo de 100% – entre 80% e 30%, para ser mais específico – para que o processo exija menor tensão, prolongando a vida útil da bateria.

Pode! Se tinha algum receio quanto a isso, fique tranquilo. Deixar o celular carregando a noite inteira não irá estragar ou danificar a bateria. Nem causar um superaquecimento que haja algum risco de uma explosão – desde que utilize carregadores originais.

Ao contrário do que muitos acreditam, é melhor carregar o seu aparelho várias vezes por dia e por pouco tempo do que de uma vez só. E mais: seria melhor que a sua bateria nem atinja 100%. A longevidade das baterias é medida em ciclos e quanto mais vezes ela for de zero a 100%, mais rápido seu desempenho vai cair.

Se com 20% de carga restante, o aparelho alerta para bateria baixa, já dá para plugar o celular na tomada sem danos, segundo George Monte. “Você pode colocá-la para carregar sempre que quiser, porém note que a cada uma carga 'completa', equivalente a 100% dela, você vai contar um ciclo”, emendou Eronides Neto.

Não. Esse mito até valia no passado em celulares antigos, mas não se aplica mais às baterias modernas de lítio. Na prática, não é necessário aguardar que o seu celular tenha 20% de carga, por exemplo, para plugá-lo no carregador. Isso pode até acelerar o desgaste da sua bateria, já que as de lítio funcionam por ciclos.

Em geral, usar o celular enquanto carrega não afeta significativamente a vida útil da bateria do celular. No entanto, algumas coisas podem afetar a vida útil da bateria, incluindo: Temperatura: usar o celular em ambientes muito quentes ou frios pode afetar a vida útil da bateria.

Dessa forma, evitar deixar o celular descarregar completamente é algo que preserva estes ciclos de carregamento. Seguindo esse cuidado diário, você pode fazer a bateria do seu celular durar mais do que o esperado.

Carregadores mais baratos que são falsificados são a grande causa de superaquecimento e explosões de aparelhos enquanto estão carregando. Fazendo isso, o risco de um problema com o smartphone é muito baixo, porém é também aconselhável não dormir com o celular carregando em cima da cama.

Se o seu sistema puder ser carregado apenas de 55 a 60%, pode ser devido ao modo de conservação ou o limite de carga de bateria personalizado pode estar ativado.

2 horas

É recomendável que a primeira carga seja feita de forma completa e para isso aconselha-se deixar o aparelho carregando por volta de 1 à 2 horas desligado.

Superaquecimento. Um dos maiores problemas de dormir com o celular embaixo do travesseiro, do cobertor ou até mesmo na mesa de cabeceira é o superaquecimento do aparelho. Os dispositivos não suportam temperaturas extremas, como calor ou frio intensos.

Como carregar o celular corretamente

  1. Pode deixar o celular carregando durante a noite.
  2. Evite deixar chegar a 0% para recarregar.
  3. Primeira recarga é igual a qualquer outra.
  4. É sempre melhor usar o carregador original.
  5. Recarga rápida requer componentes especiais.
  6. Recarga sem fio funciona, mas é mais demorada.

Os celulares, assim como outros eletrônicos, têm baterias de íons de lítio e não são capazes de memorizar quando foi a última vez que recebeu carga. Por isso, a bateria não fica viciada. E deixar o aparelho no carregador com frequência também não influencia na vida útil dela, tá?

A vida útil deles costuma ser de 2 anos.
Mas, se você quiser usar o máximo possível, acredito que dê para ficar com um smartphone intermediário por pouco mais de 3 anos. Depois disso, já é interessante trocar de aparelho.

Em números, ter o acesso a gadgets (smartphones e tablets) à noite, mesmo sem utilizá-los, aumenta em 79% o risco de ter sono insuficiente. São 46% mais riscos de piora na qualidade do sono e 127% maiores chances de sonolência durante o dia. Segundo um dos autores, o Dr.