O que acontece se seu betta come e cospe a comida?

Perguntado por: dsantana . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 13 votos

O movimento de abrir a boca para o alimento entrar flexiona as guelras ou brânquias. Se esse movimento causa dor no pet, como no caso de doenças nas brânquias, ele pode não conseguir abocanhar e engolir o alimento, cuspindo-o. Se ele não for tratado a tempo, pode morrer de inanição.

O método de alimentação aconselhado, não só para o betta, mas todos os peixes, é servir pouca quantidade e observar se ele come: comeu o primeiro grão, ofereça o segundo, e assim por diante. Quando perceber que ele já está tendo dificuldade para comer, ou devolveu o alimento, é sinal de que ficou satisfeito.

Como saber pela aparência se o peixe está doente

  1. Perda de cor;
  2. Desgaste das barbatanas;
  3. Feridas pelo corpo;
  4. Inchaço;
  5. Olhos saltados,
  6. Ventre retraído.

Se o peixe Betta come e cospe a comida, surge a dúvida de que algo não vai bem. Existem vários motivos que levam o peixe Betta a abocanhar a comida e cuspir tudo depois. A conclusão mais óbvia é que algo está errado e o pet pode estar doente. No entanto, pode ser que ele não goste mais da comida.

A alimentação dessa espécie deve ocorrer três vezes por semana, em média. Assim como outros tipos de peixe, alimentar o betta mais que o necessário pode ser perigoso. Ofereça ração específica para ele e em porções pequenas e reguladas.

Os bettas são exemplos de peixes que gostam de luz, mas que precisam ficar no escuro por algumas horas no dia. Por isso, não precisa deixar nenhuma lâmpada acesa durante a madrugada, já que eles também vão descansar por algumas horinhas.

Conheça o aspecto e o comportamento de um betta saudável.
Um betta saudável come com vigor; nada pelo aquário; é ativo, colorido e vibrante; suas nadadeiras e cauda irradiam para todos os lados como um leque; suas escamas e seu corpo parecem lisos e limpos.

Alguns acessórios ajudam a manter seu Betta ativo e brincalhão. Decorações flutuantes, como plantas falsas ou reais, vão deixá-lo curioso, e ele vai nadar em torno dos objetos. Se você quiser dar algo a ele para empurrar pelo aquário, uma opção é uma bola de pingue pongue.

Assim como nossos amigos nadadores precisam da luz, eles também necessitam de algumas horas de escuridão para descansar. Como vimos, os peixes dormem de olhos abertos. Por isso, é fundamental que seu pet esteja em um local tranquilo e sem incidência de luz durante à noite.

cinco anos

Segundo a veterinária, um peixe Betta pode viver de três a cinco anos em cativeiro, mas, por não oferecerem condições adequadas, as pessoas conseguem mantê-los apenas por poucos meses.

Quando o peixe betta começa a ficar muito tempo parado, com a barriga colada no fundo do aquário ou a nadar de forma irregular, com a barriga virada para cima, ou na vertical, provavelmente ele contraiu uma hidropisia, ou seja, a doença da bexiga natatorial, que nada mais é do que uma inflamação na bexiga que o peixe ...

Use apenas uma esponja nova e limpa
Tudo para evitar que eles contaminem a água e consequentemente envenenem o seu peixe. "Aquela água que fica mais no fundo e nas paredes do aquário, que vai pegando o limo, você lava com uma esponja nova e que nunca tenha levado detergente. Tem que ser realmente uma esponja novinha!

Alguns podem durante algumas horas, alguns dias e alguns anos! Os perioftalmos saltam para terra e até se pegam às árvores. Outros têm patas e podem caminhar na terra respirando ar durante poucos dias.

Brincadeiras. Uma das melhores formas de cuidar do peixe betta em um aquário pequeno é brincando com ele. Coloque o dedo no vidro do aquário e veja seu peixinho te acompanhar. Esse é um sinal que ele te reconhece como tutor e gosta de você.