O que acontece se sair antes do horário de trabalho?

Perguntado por: uduarte . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.8 / 5 13 votos

Os atrasos ou saídas antecipadas dão direito do empregador descontar da remuneração do empregado, pois ele não completou a sua jornada integral, conforme estabelece o contrato de trabalho e as legislações citadas nesta matéria.

Posso almoçar em 30 minutos e sair mais cedo do trabalho? Todo empregado submetido à jornada de trabalho diária superior a seis horas tem direito a um intervalo de no mínimo 1 hora ou no máximo 2 horas durante o expediente.

Vai depender do contrato firmado com o empregador, em uma jornada de 44 horas é necessário trabalhar 8 horas e 48 minutos de segunda a sexta para ter o sábado e domingo como dias de descanso.

Segundo o artigo 58 da CLT, existe uma espécie de tolerância entre 5 e 10 minutos para o registro do ponto. Isso quer dizer que nenhuma hora será descontada ou considerada extra caso o ponto seja batido 5 minutos antes ou 5 minutos depois do horário estabelecido.

Avise com antecedência que precisará sair mais cedo. Se for possível, avise no dia anterior. Se não, avise assim que for possível. E sempre deixe claro seu motivo, mesmo que não precise entrar em detalhes.

Quando um funcionário deixa de comparecer ao local de trabalho sem enviar nenhuma justificativa para a empresa, a mesma deve entrar em contato com o colaborador.

Você pode fazer uma cópia do atestado, entregar ao setor de RH da sua empresa ou ao seu empregador diretamente e guardar a cópia original para qualquer eventualidade. Mesmo assim, é de bom tom avisar ao menos um dia antes ao seu superior sobre a sua ida ao médico.

Exames ou consultas médicas
Em primeiro lugar, lembre-se que em ambos os casos você pode receber um atestado para justificar o atraso, a saída mais cedo ou a ausência de 1 ou mais dias no trabalho. Portanto, se não tiver nada programado para cuidar da sua saúde, não minta utilizando essa desculpa.

A CLT prevê que o limite de oito horas diárias de trabalho pode ser extrapolado diante de necessidade imperiosa ou para conclusão de serviços inadiáveis e que “o trabalho não poderá exceder de 12 (doze) horas, desde que a lei não fixe expressamente outro limite”.

Contudo, a Constituição Federal determina o mínimo do pagamento em 50%. O valor das horas extras, em conformidade com o artigo 7º da CF, inciso XVI, obriga o pagamento de no mínimo 50% superior à hora normal. Ou seja, o pagamento da hora extra será o valor da hora normal + 50% do valor da hora normal de trabalho.

É comum que os funcionários tenham essa ideia, afinal, muitos consideram o horário de almoço tempo superior ao necessário para almoçar e gostariam de "pular" esse horário para estar em casa mais cedo. Contudo, isso NÃO é permitido.

Pela nova regra instituída pela Lei Federal 13.467/17, o funcionário agora pode reduzir o seu horário de almoço para 30 minutos no mínimo. No entanto, tudo isso precisa ser negociado entre o colaborador e a empresa.

Exemplo: Colaborador com jornada de trabalho de 8h
Neste exemplo, o colaborador faz em um dia de trabalho a seguinte jornada: Entrada 08h Saída 17h + 1 hora de intervalo: Horário de saída 17 – horário de entrada 8 = 9. 9 – 1 hora de almoço = 8 horas trabalhadas.

Você pode escolher cumprir o aviso prévio ou indenizar o seu empregador, ou seja, esse período que você decidiu não trabalhar será descontado pelo seu empregador. Em regra, o pedido de demissão deve ser feito com antecedência de 30 dias, período em que o trabalhador ficará cumprindo o aviso prévio.

Sim, é possível. Aliás, se a pergunta for “posso pedir demissão e sair no mesmo dia”, a resposta segue sendo sim. Porém, o trabalhador perde uma série de direitos, caso não cumpra o aviso prévio.

Dependendo da sua situação, pode ser que a melhor opção seja pedir demissão, ou então pedir a rescisão indireta.
...
Pela lei, existem 4 formas para que você deixe qualquer emprego:

  1. Pedir demissão;
  2. Fazer um acordo;
  3. Abandonar;
  4. Pedir a rescisão indireta.

Diversos são os motivos que fazem com que um colaborador leve uma advertência no trabalho. Os mais comuns são por usar o celular ou as redes sociais durante o horário de serviço, atrasos ou faltas não justificadas, roupas inadequadas, baixo rendimento, desleixo e insubordinação.

Trata-se de um acordo pelo qual o empregado fica desobrigado de fazer os registros de horários de entrada, saída e intervalos, quando regularmente cumpridos aqueles previstos no contrato.

O que escrever no motivo de desligamento da empresa – exemplos

  • Contrato encerrado por necessidade de mudança de cidade.
  • Desligamento em razão do fim das atividades da empresa.
  • Estágio renovado até o prazo máximo permitido no acordo entre a empresa e minha faculdade.

Se o motivo da sua saída foi realmente para buscar novos desafios ou até mais qualidade no trabalho, deixe isso bem claro. Mostre, por exemplo, que você é um profissional proativo e que seu emprego antigo não proporcionava mais as condições necessárias para você crescer profissionalmente.

Portanto, se o empregado não cumpre integralmente o seu horário de trabalho, com atrasos ou faltas injustificadas, ainda que em meio período, a empresa poderá descontar o período de ausência e, também, 1 dia referente ao DSR, de forma integral, não havendo que se falar em desconto proporcional do DSR quando o empregado ...