O que acontece se reprovar por falta na UFC?

Perguntado por: ecavalcanti6 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.8 / 5 9 votos

No caso de reprovação por falta, a nota final é computada como 0 (zero). Para ser aprovado neste aspecto, o aluno deverá apresentar frequência, em cada disciplina, igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga-horária prevista.

A reprovação por falta tem impacto negativo maior no IRA do que reprovação por nota.

Portanto, você pode reprovar diversas disciplinas, sem maiores problemas com a instituição. Entretanto, o que acontece é que o acúmulo de reprovações prejudica muito o andamento dos seus estudos, bloqueando uma série de matérias ao longo dos semestres e adiando a sua formatura.

Pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB – Lei 9.394, de 1996), um aluno não pode ser aprovado caso apresente uma quantidade de faltas superior a 25% das horas-aula dadas no ano letivo. A LDB determina que o ano escolar deve ter 200 dias letivos.

Sim. A reprovação por faltas ocorre quando o aluno ultrapassa os 25% do número de horas-aula dadas no ano letivo ou semestre letivo.

Nesses casos, não é permitido reverter o registro de falta, mas apenas documentar o motivo que levou à necessidade da ausência no período informado pelo documento comprobatório de falta, seja ele um atestado médico, a declaração de um empregador ou qualquer outro documento comprobatório válido para justificar a ...

A medida prevê que estudantes, reprovados três vezes em uma mesma disciplina, serão desvinculados da instituição.

As menores notas de corte Sisu 2022 na UFC
As menores notas de corte ficaram distribuídas entre diferentes cursos, todos na disputa entre pessoas com necessidades especiais. Em primeiro lugar, o curso de Geografia alcançou 307 pontos, seguido do curso de Agronomia (409 pontos) e Engenharia Elétrica (421).

Reprovar na faculdade por faltas
É claro que não atingir as notas que precisa é motivo de reprovação. Porém, também é possível pegar DP se você faltar muito às aulas. Algo que também acontece na escola. A maioria das instituições diz que o aluno deve comparecer em 75% das aulas.

O aluno não pode ser reprovado por falta, as faltas não podem ser abonadas, porém, se o estudante justifica com um atestado médico válido a ausência, essas faltas não podem ser computadas para o aluno ser reprovado ou não.

O aluno pode usufruir de até 16 faltas (8 dias) sem incorrer em reprovação (75% de presença). As faltas somente serão justificadas com documentos comprobatórios.

4 estratégias sobre como agir ao ser reprovado

  1. Tenha certeza se suas notas estão corretas. ...
  2. Converse sobre prazos. ...
  3. Faça planos para melhorar. ...
  4. Seja claro com sua família.

No ensino técnico e superior a reprovação em uma unica matéria não fará você reprovar o período ou o ano inteiro, você apenas irá ter que cursar a disciplina novamente.

O que diz a lei? Diz que o aluno tem obrigação de frequentar 75% , então, ele pode faltar 25% do total da carga horária. Se a escola tiver 1.000 horas, o aluno poderá faltar 250 horas, o que dá mais ou menos 50 dias letivos.

OBS : Estes 25% equivalem a 50 faltas caso conte o período total de aula.

Resolução SE 42, de 18 de agosto de 2015: institui o projeto “quem falta faz falta”, no âmbito do programa educação-compromisso de São Paulo, e dá providências correlatas. Diário oficial do Estado de São Paulo.

A LDB determina que o ano escolar deve ter 200 dias letivos. Levando em conta esse dado (que ainda pode variar em função da distribuição das horas em cada jornada), o aluno que faltar a mais de 50 dias de aula não pode ser promovido para o próximo ano escolar.

Se você é aluno da rede pública saiba que já é possível consultar suas notas e faltas através do boletim escolar online. Fruto da informatização do sistema de ensino, a maioria dos estados já oferecem a facilidade de listar as notas e a frequência dos alunos.

Análise da porcentagem de alunos presentes nas aulas
Considerando, por exemplo, uma classe de 60 alunos, suponhamos que, no dia da aula em questão, apenas 38 compareceram. Nesse caso, o cálculo será desenvolvido da seguinte forma: 38/60 x 100 = 0,63. Ou seja, 63% classe está presente.

As faltas por motivos de doença são justificadas pela apresentação de atestado médico. Entretanto, a legislação brasileira prevê outras situações nas quais as faltas são justificadas, como casamento, apresentação no serviço militar, realização de provas de vestibular, entre outros.

Caso você não atinja os 6,0 (seis) pontos necessários para a aprovação, será concedida a prova de avaliação final (af). A nota da avaliação final substituirá a nota obtida na avaliação presencial (a1) se for maior do que ela, do contrário permanecerá a nota obtida anteriormente.