O que acontece se reprovar duas vezes no psicotécnico?

Perguntado por: talencastro . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

O que fazer ao reprovar no exame psicotécnico? No caso de reprovação na perícia psicológica do Detran, é possível refazer o exame quando o resultado for de inaptidão temporária, ou seja, com possibilidade de readequação.

E se eu não passar? Conforme o artigo 9º da Resolução N° 425/12 do CONTRAN, o psicólogo perito examinador de trânsito poderá considerar o candidato em três situações: apto, inapto temporário e inapto. Você pode não apresentar impedimentos psicológicos e ser considerado apto para dirigir.

Psicotécnico reprova? Sim, há três resultados possíveis para o exame psicotécnico: Apto, inapto temporário e inapto. A primeira categoria é óbvia, a segunda é a reprovação em que o candidato mostre desempenho abaixo da média mínima, mas que pode ser adequado em oportunidades futuras.

Primeiramente, é importante dizer que reprovar no exame psicotécnico não significa que você nunca poderá dirigir. Na verdade, o teste avalia apenas a sua capacidade momentânea, que pode não estar compatível com o volante temporariamente. O que costuma ser a grande causa de reprovações é o excesso de nervosismo.

Geralmente, os candidatos reprovam no exame psicotécnico em concursos públicos por conta de nervosismo e preocupação excessiva. Por isso, é importante manter a calma e fazer alguns exercícios de respiração.

quinze dias

151. No caso de reprovação no exame escrito sobre legislação de trânsito ou de direção veicular, o candidato só poderá repetir o exame depois de decorridos quinze dias da divulgação do resultado.

Quem não passa de primeira tem direito a refazer o teste quantas vezes for necessário, mediante o pagamento de uma taxa de R$ 91,83.

Muita gente tem medo de não passar no exame psicológico e ser taxado de doido ou com algum problema. E não tem nada a ver. Muitas vezes, o que leva à reprovação no exame é a pessoa não ter dormido bem, ter ingerido bebida alcoólica antes do exame ou ter trabalhado a noite inteira. Isto é, ir para o exame muito cansado.

normalmente são os mesmos testes, mas o fato de você está inapta não quer dizer que você tenha algum problema. Você pode simplesmente não ter alcançado o ponto de corte, um certo limite de erros.

36 questões

O G 36 é um teste psicotécnico onde o principal objetivo é avaliar as competências intelectuais da pessoa, como a compreensão das relações de identidade e raciocínio por analogia. Ele leva esse nome por que é composto por 36 questões que são respondidas em até 30 minutos.

II- inapto temporário: quando não é apresentado desempenho condizente para a condução de veículo automotor, porém o avaliado possui um tempo para se adequar e voltar a fazer o processo para a obtenção da CNH. III- inapto: quando o desempenho apresentado não é condizente para a condução de veículo automotor.

O que fazer ao reprovar no exame psicotécnico? No caso de reprovação na perícia psicológica do Detran, é possível refazer o exame quando o resultado for de inaptidão temporária, ou seja, com possibilidade de readequação.

Márcia Pontes – São três os principais fatores: o método de ensino defasado, o emocional do aluno e as aulas passivas demais.

O teste psicotécnico do Detran avalia traços de personalidade e cognição do condutor. Ele confere, por exemplo, o raciocínio lógico, a tomada de decisões e a concentração, além dos níveis de impulsividade.

5 anos

O exame médico e psicotécnico tem a validade de 5 anos ou menos a critério dos profissionais da clínica. A pauta tem validade de 1 ano contado a partir da data do pagamento da taxa de Inscrição. Caso o candidato não consiga concluir o processo de habilitação dentro desses 12 meses, deverá reiniciar o processo.

Além de avaliar o equilíbrio emocional, esse teste psicológico ajuda a identificar aspectos como o nível de autoconfiança e até de extroversão de uma pessoa.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é necessário acertar todas as questões do exame psicotécnico para ser considerado apto. Os candidatos devem, na verdade, ter o mínimo de 50% de acertos na prova. Caso não alcance essa porcentagem, a pessoa é considerada inapta.

do Detran. SP, acesse o aplicativo Poupatempo Digit.