O que acontece se puxar o fio do DIU?

Perguntado por: ivilela . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

"Se o fio romper, o DIU fica lá dentro; se a mulher puxar o fio e não conseguir retirar por alguma razão — como por sentir dor —, ela vai deslocar o DIU da posição correta e isso vai causar um quadro de cólica e sangramento intenso, tendo que ir até o hospital para uma situação de emergência.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online
o fio do DIU não é problema. pode cair. ou pode dobrar virar para dentro.o importante é o DIU estar normoposicionado ao ultrassom. e caso não tenha o fio, basta realizar a histeroscopia para retirar o DIU e efetuar a troca.

O sintoma mais comum que indica o deslocamento são as fortes cólicas e sangramento irregular. No caso de DIU hormonal, esses sintomas são especialmente alarmantes, pois esse tipo de DIU habitualmente diminui o sangramento e pode até inibir o período menstrual.

O correto é sentir as pontas dos fios apenas. Caso não consiga senti-las, ou perceba que a haste do dispositivo está para fora do colo do útero, é sinal de que o DIU saiu da posição correta.

Não é muito comum o fio do DIU sair , mas pode acontecer além de, eventualmente, se deslocarem para dentro do útero e não ficarem visíveis ao exame ginecológico.

O valor da histeroscopia irá depender do seu médico, do local onde mora, do hospital onde irá realizar o procedimento. O valor irá englobar honorários do seu médico, auxiliar, anestesista, medicações a serem usadas e os materiais a serem utilizados, Converse com o seu médico. Ele fará um orçamento completo para você.

- Em 95% das vezes, a histeroscopia é efetuada sem anestesia, mas, em um pequeno número de casos, pode existir necessidade de recorrer à sedação. Nesses casos, é preciso que haja uma solicitação médica de anestesia.

Perfuração do útero por dispositivo intra-uterino (DIU) é complicação rara e grave, ocorrendo a cada 350 a 2.500 inserções(5).

9. Depois de colocar o DIU, a mulher pode sentir dores. Verdade. Isso não é regra e pode variar de mulher para mulher, mas é possível a ocorrência de cólicas, especialmente nos 3 primeiros meses após a colocação do dispositivo.

Nenhuma atividade física, independente do exercício praticado – Pilates, corrida, natação, musculação – é capaz de provocar expulsão do DIU. O DIU pode deslocar-se espontaneamente de lugar, mesmo em pacientes que não praticam atividade física.

Normalmente, há cólicas e sangramento fora de época durante o processo de expulsão, porém não é uma regra. Algumas pacientes expulsam o DIU sem sintomas e, por isso, o seguimento com seu ginecologista deve ser rotineiro, para verificar se ele continua no lugar correto.

Você pode retirar o DIU e colocar outro no mesmo dia. Você não precisa estar menstruada para colocar o DIU.

Não tem contra indicação a paciente ter relação sexual após a retirada do DIU.

Ir até uma Unidade Básica de Saúde onde a mulher faz seu cadastro e passa por atendimento médico ou de enfermagem para inserir ou retirar o método contraceptivo- DIU. 1.

Colocar o DIU dói? Não, já que o procedimento pode ser realizado com anestesia local, o que minimizaria qualquer possível dor ou desconforto. No dia seguinte à aplicação, é possível que você sinta algumas cólicas, mas isso também não é uma regra, já que muitas mulheres não sentem nenhum tipo de incômodo.

Somente os ginecologistas podem implementar e retirar o DIU.
Por ser um método reversível, pode ser retirado a qualquer momento.