O que acontece se perder o voo azul?

Perguntado por: dribeiro . Última atualização: 3 de maio de 2023
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Nessa circunstância, o consumidor tem a opção de remarcar o voo ou cancelar o bilhete e ainda pedir reembolso. Todas essas possibilidades também estão sujeitas ao pagamento de uma taxa para a empresa aérea.

Em caso de não comparecimento no voo, o passageiro pode ter o direito de receber reembolso e embarcar em outro voo. Pode ser necessário pagar uma taxa no caso de remarcação, independentemente do motivo do no-show. A lei permite a cobrança de taxa para remarcação de um voo em caso de no-show.

A companhia aérea pode cobrar uma tarifa de no-show? Sim, companhias aéreas podem cobrar uma tarifa caso o passageiro não compareça ao embarque. Veja agora as cobranças das empresas mais populares do Brasil: Gol: a Gol cobra o valor de R$ 250 ou 100% do valor da tarifa para passageiros que não compareceram ao embarque.

Uma questão importante a ter em consideração é que a multa não pode ser superior a 5% do valor do bilhete, conforme o artigo 740 do Código Civil.

Aeroportos e Lojas físicas: Nos voos domésticos, o valor da cobrança é de R$ 50,00 para compras com o valor total até R$ 500,00 ou de 10% sobre o valor da tarifa quando esta for superior a R$ 500,00. Nos voos internacionais, a tarifa de emissão é de 7% sobre o valor da tarifa paga.

Já para casos de no-show, é cobrado R$470 ou 100% da tarifa; Light: taxa de R$400 ou 100% da tarifa para remarcação. Em casos de no-show, por sua vez, é cobrado R$500 ou 100% da tarifa; Promo: nesse caso, a Gol cobra uma taxa equivalente a 100% da tarifa, tanto em casos de remarcação, como em casos de no-show.

Em caso de não-comparecimento, o chamado no-show, será cobrada uma taxa de R$ 250,00 por pessoa. Tarifa NÃO permite reembolso.

A taxa a ser paga é de R$350,00 ou 100% da tarifa (o que for menor). O cliente será encaixado no próximo voo se houver um próximo no período de 6 horas após o acontecimento do No-show. Se não houver voo neste período, o passageiro estará sujeito a taxa de remarcação cobrada de acordo a tarifa adquirida.

O que acontece se fizer o check-in e não embarcar? Você pode solicitar a remarcação para o próximo voo disponível, desde que isso seja permitido pela cia aérea na categoria do seu bilhete original. Mas é importante ficar atento pois a empresa pode cobrar novas taxas, conforme explicamos nos tópicos anteriores.

Skiplagging, no mercado de aviação comercial, consiste em comprar um voo que realiza pelo menos uma escala ou uma conexão, porém, ao invés do passageiro voar até o destino final que consta no bilhete comprado, desembarca no meio do caminho.

Peça o reembolso da taxa de embarque
Muitos não sabem, mas quando o passageiro perde o voo é possível pedir o reembolso da taxa de embarque. Essa é aquela taxa que custa, por trecho, em torno de R$ 35 em voo doméstico e R$ 60 em voo internacional e que integra o valor de qualquer compra de passagem aérea.

Com que antecedência posso mudar meu voo? Alterações podem ser realizadas a partir do momento em que o pagamento da reserva é confirmado até 2 horas do horário de partida do voo. Posso alterar a origem e destino? Sim, você pode realizar a alteração da data, origem e destino.

24h

Cancelamento em até 24h
De acordo com as regras impostas pela ANAC ( Agencia Nacional de Aviacao Civil) o passageiro pode desistir, sem ônus, da passagem aérea adquirida. Entretanto, para ocorrer o reembolso em sua totalidade é necessário solicitar o cancelamento em até 24h após a emissão da passagem aérea Azul.

Como alterar, cancelar ou remarcar passagem aérea da Azul
MINHAS RESERVAS. Insira o número do seu Código Localizador e e-mail utilizado no cadastro. Localize o voo a sofrer as alterações >> ALTERAR VOO. Utilize o Código Localizador para confirmar.

Para remarcar a viagem, o consumidor precisa comunicar a empresa até, pelo menos, três horas antes do embarque. Nesse caso, a remarcação pode ser gratuita, mas a ANTT autoriza que a empresa de ônibus cobre 5% do valor da passagem.

A alteração de horário de voo pode ser mais comum do que se imagina. Afinal, os motivos que podem provocar essa situação são diversos. Nem sempre os motivos são de responsabilidade da companhia aérea, o passageiro também pode solicitar a alteração de horário de voo.

Em geral, o pedido de reembolso da passagem aérea pode ser feito pelo site da companhia ou pelo telefone de cada empresa. Pela internet, o usuário deve fazer login na página da companhia, encontrar as passagens e solicitar o cancelamento e o reembolso, observando as regras e taxas da tarifa.

Quando acontece o No-Show, na reserva é cobrada uma multa já estipulada pela companhia aérea. O passageiro pode escolher entre a multa da passagem ou 100% do valor da tarifa, sendo devolvidos os demais serviços.