O que acontece se perder no espaço?

Perguntado por: eteixeira . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.6 / 5 19 votos

E a falta de gravidade no espaço impediria o sangue de se acumular e formar as manchas típicas do estágio. Dentro de um traje espacial, o rigor mortis ainda ocorreria, pois é o resultado da cessação das funções corporais. E as bactérias do intestino ainda devorariam os tecidos moles.

Nenhum astronauta se perdeu no espaço. Nem mesmo cosmonautas (a menos que você acredite em teorias da conspiração). Agora, se você me falar sobre astronautas e cosmonautas que morreram no espaço, a lista é muito real.

16 – O recorde de estadia ininterrupta em ambiente espacial é do cosmonauta Valeri V. Polyakov, que permaneceu na estação espacial soviética MIR por 437 dias e 18 horas.

Qual o salário de um astronauta? De acordo com a página oficial de perguntas e respostas da National Aeronautics and Space Administration (NASA), a agência espacial dos Estados Unidos, um astronauta novato, que acabou de ser recrutado, recebe em média US$ 63.600 anuais, o que dá em torno de R$ 244 mil.

Durante a sua estadia na Estação Espacial Internacional (ISS), os astronautas têm de viver e trabalhar num ambiente muito diferente do ambiente da Terra. Não obstante, os astronautas têm de fazer a higiene pessoal, ir à casa de banho, comer, beber e manter-se em forma e saudáveis.

Na Terra, a pressão é de cerca de 14,7 libras por polegada quadrada. O espaço, por outro lado, não tem atmosfera nem pressão exercida pelas moléculas de ar; é essencialmente um vácuo. Se o corpo for exposto a isso, a expansão do ar nos pulmões de uma pessoa provavelmente causará ruptura e morte.

270 graus C

O espaço é um lugar muito frio. A temperatura certa no vácuo e longe de qualquer astro é de cerca de -270 graus C. Essa temperatura seria suficiente para congelar o hidrogênio na Terra - mas ainda está alguns poucos graus acima do que é considerado o "zero absoluto" - o ponto mais frio possível.

Não é correto dizer que no espaço não há oxigênio. Ele existe lá também, mas em quantidade muito pequena e insuficiente para nós, seres humanos, respirarmos e, consequentemente, sobreviver sem a ajuda de roupas especiais como as usadas pelos astronautas.

O que acontece com o corpo de um astronauta quando ele está no espaço? Estar sob gravidade zero na EEI (Estação Espacial Internacional) deve ser divertido, rodopiando para lá, flutuando para cá. Mas, depois de alguns dias, os efeitos começam a aparecer na massa muscular, no paladar e até nos ossos do astronauta.

Atualmente, 13 pessoas estão no espaço. Se você adora esse papo de astronomia, uma boa pedida é o livro da astrônoma brasileira que trabalha na Nasa, a Agência Espacial Americana, Duília de Mello.

Apesar de ter se tornado um marco na viagem espacial, a experiência de 1969 foi sucedida apenas por outras seis expedições, todas enviadas pela Nasa e denominadas “Apollo”.

A resposta correta é: 23 horas e 56 minutos. Esse intervalo de tempo é chamado de “dia sideral”.

Por conta da gravidade, os astronautas não têm peso e podem dormir em qualquer orientação.

Dependendo da nossa posição e velocidade, o tempo pode passar mais rápido ou mais devagar em relação aos demais num outro local e altura. Para os astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS), isso significa envelhecer ligeiramente mais devagar do que as pessoas na Terra.

Dwight D. Eisenhower

Até o momento, somente dois brasileiros já viajaram ao espaço. Em junho de 2022, o jovem Victor Correa Hespanha se tornou o segundo brasileiro a sair da órbita da Terra. Antes dele, o primeiro astronauta brasileiro foi Marcos Pontes.

Desde o voo pioneiro de Yuri Gagarin em 1961, 566 seres humanos, homens e mulheres, já foram ao espaço.

Tardígrados são animais microscópicos de oito patas e com cerca de 0,5 milímetro de comprimento que conseguem sobreviver a temperaturas abaixo de -270°C e até 150°C, suportam o vácuo do espaço e podem viver 30 anos sem água e sem comida.

Segundo aqueles que acreditam, o sangue seria fervido não devido a temperatura, mas sim pela baixíssima pressão do vácuo. Desta forma, quando a pressão é quase zero, o ponto de ebulição dos líquidos também é drasticamente reduzido… Vale lembrar que nosso corpo é formado, em mais de 70%, por água.

Tardígrados

Tardígrados podem sobreviver ao vácuo do espaço e radiação solar, combinados, por pelo menos 10 dias. Algumas espécies podem suportar uma pressão de até 6000 atmosferas, o que equivale a aproximadamente seis vezes a pressão da água na mais profunda fenda oceânica, a Fossa das Marianas.