O que acontece se pegar peso após cesárea?

Perguntado por: odias . Última atualização: 26 de abril de 2023
4 / 5 5 votos

Durante os primeiros 15 dias após a realização da cesariana é fundamental que a mulher evite carregar peso e também não realize qualquer movimento brusco. O esforço pode prejudicar a cicatrização, bem como desencadear dor.

Carregar peso é uma das proibições da mulher que vive o puerpério, para que a coluna possa se recuperar do peso que carregou durante tantos meses. A desobediência da recomendação pode ainda gerar uma complicação maior, como o rompimento dos pontos da cirurgia.

Tempo de repouso pós cesárea
Evite carregar peso ou realizar atividades físicas intensas ou esforços em vão, isso pode prejudicar a cicatrização e gerar complicações. Mantenha esse repouso durante sua licença a maternidade até que terminem as fases do Puerpério.

A recomendação médica é aguardar até por volta de 40 dias do nascimento do bebê, independentemente de o parto ter sido normal ou cesáreo.

Vermelhidão no local. Cicatriz quente e endurecida. Dor ou ardência na região. Pequena secreção aquosa ou purulenta em um dos lados dos pontos ou em ambos.

Nesse período, os serviços considerados pesados devem ser evitados, como carregar peso, abaixar-se. Dessa forma, o trabalho doméstico é socializado com outras mulheres, na maioria das vezes.

Pode sim! Mas evite grandes esforços, levantar peso.

Pode, mas nada de cortar calorias já que o organismo precisa muito de sustento para ter energia e produzir o leite materno. Você pode começar a fazer exercícios físicos e seguir uma dieta saudável para amamentação desde que tenham finalizado os 40 dias do resguardo.

Exercícios mais pesados, como corridas, são proibidos nos primeiros 45 dias nos casos de parto normal e 90 dias nos casos de cesárea porque o esforço pode atrapalhar o processo de recuperação.

O puerpério, também conhecido como resguardo ou quarentena, consiste em um período que dura entre 45 e 60 dias, contados após o nascimento do bebê.

Cerca de 20 dias depois da cesárea já é possível fazer atividade física leve, como caminhada, desde que seja liberado pelo médico.

Pode doer por dias, semanas e meses. Tem algumas pessoas que sentem algum tipo de dor o resto da vida. FATO 3: A cesárea dói depois do parto, justamente na hora de se adaptar a rotina do recém nascido.

Para controlar a dor e melhorar a sua recuperação, você vai continuar tomando alguns medicamentos em casa, como analgésicos e antiinflamatórios, por até sete dias. Mesmo assim, durante um mês, é normal sentir fisgadas ou dores no local da cirurgia de vez em quando.

Conforme os dias forem passando, a mulher pode retomar a sua rotina aos poucos. Passados os cinco primeiros dias, ela pode voltar a se movimentar sem grandes esforços; após duas semanas, pode retomar algumas atividades mais leves.

Após o parto, as relações sexuais deverão aguardar, em média, 40 dias, tempo para o organismo da mulher se recuperar. Independentemente do tipo de parto, é comum a vagina ficar ressecada e poderá haver certo desconforto na relação sexual.

O corte realizado no parto cesárea cicatriza em quanto tempo? A incisão da cesárea, que tem cerca de dez centímetros, tende a cicatrizar depois de duas semanas, em média. Nesse período, é melhor pegar leve com atividades corriqueiras, como subir escadas ou levantar-se sem apoio.

Ela pode ter ainda uma infecção da ferida cirúrgica ou um hematoma, que é a retenção de fluído. Uma situação que, embora não seja frequente, mas também existe, é a chamada endometriose de parede: uma doença relacionada à cesárea que costuma doer no período menstrual.

Para identificar se seus pontos estão infeccionados ou inflamarem, observe se há vermelhidão ao redor dos pontos, inchaço, sensação de que o local está mais quente, dor, odor ruim no local da ferida/cirurgia e, em alguns casos, febre alta.

A mulher, durante os oito dias, não sai de casa e não pode cozinhar. O homem não pode sair na floresta e não pode fazer esforços físicos e nem ter relação sexual com outra mulher.

MITO. Não há nada que impeça lavar a cabeça e os cabelos depois do parto. Esse é um grande mito.

Desse modo, evite: pizza, bacon, salgadinhos, doces, refrigerantes, sucos prontos, sorvete, chocolate, biscoitos, salame, linguiça, salsicha, presunto ou lombo, por exemplo.