O que acontece se passar tonalizante vencido?

Perguntado por: hsantana . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

O motivo é simples: assim como acontece com os ingredientes que garantem a ação do produto, os conservantes também perdem sua eficácia, deixando de protegê-lo contra bactérias e fungos.

É relatado na página da Sociedade Brasileira de Dermatologia que a utilização de produtos cosméticos vencidos aumenta os riscos de irritações na pele ou também podem ter a eficácia do produto reduzida, como no caso de protetores solar.

Cheiro estranho
Quando deteriorado, o produto ganha um aroma diferente da original. Se a do seu cosmético perdeu um pouco da intensidade, não se preocupe. Isso é normal. Mas, se você detectou um odor desagradável (azedo ou ácido), pode ser um sinal de que alguma coisa está errada com ele.

Diferente das colorações permanentes que desbotam, mas não saem dos cabelos completamente, os tonalizantes costumam ser totalmente removidos dos fios em até dois meses.

Em geral, o tonalizante dura cerca de 6 semanas, ou entre 20 e 28 lavagens. Passado esse tempo, como o produto tem ação superficial, a cor desbota e é necessário reaplicar a coloração em todo o cabelo.

A longevidade, porém, depende da armazenagem correta e da conservação da embalagem. A Folha apurou que a durabilidade pode dobrar em relação ao prazo de validade que, em média, é de três anos, para tintas à base de solvente, e de dois anos, para a versão látex, à base de água.

De jeito nenhum. É recomendado o uso da tintura tão logo realizada a mistura e na sua totalidade de conteúdo .

Em relação ao descarte de cosméticos, se você não for mais usar um produto dentro da validade, doe-o para uma pessoa que tenha interesse. Mas se não houvernenhuma outra alternativa, descarte-os no lixo comum, sempre os soltando das embalagens plásticas para evitar o consumo por outra pessoa.

Teoricamente, pode-se comer um produto vencido, porque a validade deles têm uma certa margem de segurança. O consumidor tem um prazo esticado por cerca de 10 dias para consumir o produto, já que, por exemplo, um produto com validade de 30 dias, na verdade, tem validade até 40 dias.

produto deteriorado, alterado, adulterado, avariado, falsificado, corrompido, fraudado, nocivo à vida ou á saúde, perigoso ou em desacordo com as normas de fabricação, distribuição ou apresentação; produto inadequado ao fim a que se destina.

Isto resulta em fios fragilizados, porosos, com pontas duplas, tendência à quebra e ao frizz, sem brilho e ásperos ao toque. Para evitar estes problemas, sempre faça a mistura e a aplicação da tinta nos cabelos com acessórios de plástico.

Usar um produto vencido pode ter um efeito reduzido ou até mesmo gerar um eczema de contato, além de poder irritar a conjuntiva, levando à coceira e vermelhidão, sintomas similares aos da conjuntivite.

A tintura enfraquece os cabelos? Sim. Em essência, as tinturas corroem a camada superficial dos fios – o que, com o tempo, deixa os cabelos mais secos, opacos e quebradiços. Quanto mais radical a mudança de cor e quanto maior o tempo de exposição ao produto, maior é o risco de fragilizar os fios.

"O tonalizante não tem amônia, então, se o cabelo estiver seco e um pouco mais sujo, a oleosidade pode atrapalhar na penetração do pigmento", explicou. Ele acrescenta: "o ideal é que os fios sejam lavados com um shampoo anteriormente para ajudar a abrir a cutícula e receber melhor a cor".

Para saber exatamente quanto tempo deixar o tonalizante no cabelo, você deve seguir as instruções do fabricante que vêm na caixinha da coloração - que costuma ser aproximadamente 20 minutos.

Tonalizante por mais e menos tempo
O tonalizante forma uma capa de pigmentos, então quanto mais tempo nos fios, mais pigmentado os cabelos ficam, mas não em um bom sentido. O excesso de pigmentação pode prejudicar a textura e a cor dos fios.

Segundo o colorista do Studio Hans Daniel Camelo, a aplicação do tonalizante deve ser feito nos cabelos limpos. "O tonalizante não tem amônia, então, se o cabelo estiver seco e um pouco mais sujo, a oleosidade pode atrapalhar na penetração do pigmento", explicou.

Como turbinar o brilho
Você já ouviu falar de banho de brilho, certo? A técnica nada mais é do que a aplicação do tonalizante misturado a um creme de hidratação para deixar os fios mais brilhantes.

Para manter o tonalizante e diminuir seu desbotamento, o ideal é utilizar produtos que mantenham a cor dos fios, como shampoo, condicionador e máscara de hidratação específica para fios coloridos. Esses cosméticos costumam oferecer, além dos pigmentos, hidratação e nutrição para cuidar das madeixas.