O que acontece se passar babosa na ferida?

Perguntado por: icastro6 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 6 votos

RESULTADOS: A aplicação do gel da babosa auxilia e acelera o processo, de cicatrização penetrando no tecido da pele fazendo a manutenção da umidade da ferida, estímulo da migração celular, proliferação de fibroblastos e redução do processo inflamatório, prevenindo a isquemia dérmica e preservando a circulação.

A Aloe vera, uma espécie de planta suculenta, popularmente conhecida como Babosa, usada para fins medicinais e estéticos, é notadamente conhecida pelo seu potencial cicatrizante.

15 minutos

Antes de tudo, abra a folha da babosa com cuidado utilizando uma faca e, com uma colher, retire o gel. Depois, com o rosto bem lavado com um produto de limpeza facial e já seco, aplique o gel. Deixe agir por, no máximo, 15 minutos e, em seguida, remova a substância com água fria, sem esfregar o rosto.

Na pele, a babosa age prevenindo o envelhecimento precoce, o surgimento de rugas, hidrata profundamente, tem efeito cicatrizante para minimizar as marcas de acne, ameniza manchas e promove a elasticidade e viço.

A polpa da babosa alivia feridas como aftas, gengivites e estomatites.

Um ponto importante para o tratamento de feridas inflamadas é a limpeza adequada do local. Então, tenha uma higienização adequada e procure lavar com água filtrada ou destilada. Em alguns casos, o recomendado é usar o soro fisiológico para manter o local limpo, como em feridas “crônicas”.

De acordo com a docente do curso de Farmácia da Faculdade Anhanguera, professora Karen Higa, as folhas carnosas da babosa são preenchidas por líquido viscoso onde se concentram as propriedades anti-inflamatórias, antissépticas e cicatrizantes.

Evidenciou-se que Aloe vera promove a cicatrização de feridas, além de diminuir a dor em fissuras anais crônicas e queimaduras.

Sugestão de Tratamento
Dentre as opções de antibióticos, a Cefalexina, pertencente à primeira geração das Cefalosporinas, é o antibiótico de primeira escolha por apresentar elevada eficácia, principalmente devido ao excelente efeito antiestafilocócico, além de ser seguro resultando em baixos efeitos colaterais.

Pode-se passar a babosa sobre a parte da pele que começa a coçar e ficar irritada pela picada de insetos. Ela aliviará o inchaço e coceira do local.

Babosa mais creme hidratante
A ideia é alternar o tratamento com a babosa e um creme hidratante para deixar a sua pele lisinha e hidratada. Experimente fazer uma máscara com babosa pela manhã e usar um creme hidratante para dormir. Faça isso durante uma semana e sinta os efeitos.

Embora a crença popular afirme que passar babosa no rosto rejuvenesce, não há evidências científicas para isso.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Aloe Vera? Foram relatados alguns casos de dermatite de contato e sensações de queimação durante a aplicação tópica. Reações alérgicas agudas e urticária foram relatadas em pessoas hipersensíveis às plantas da família Liliaceae.

Gel da babosa é usado como anti-inflamatório e cicatrizante. Muita gente não sabe, mas o gel da aloe vera é um dos principais cicatrizantes naturais que existem. Isso porque ele consegue regenerar bem os tecidos da pele, podendo ser usado em cicatrizes de acnes, machucados, queimaduras e manchinhas.

Não há contraindicações sobre o uso externo da babosa e qualquer pessoa pode utilizá-la, inclusive crianças, só há problemas em casos de alergia, o que também é muito raro.

6 tipos de tratamentos e condutas para aceleração da cicatrização

  1. Terapia por pressão negativa. ...
  2. Laserterapia. ...
  3. Ozonioterapia. ...
  4. Oxigenoterapia hiperbárica. ...
  5. Curativos especiais. ...
  6. Suplementação nutricional.

Quais São as Principais Plantas para Cicatrizar Feridas?

  • Aloe vera. Aloe Vera, popularmente conhecida como Babosa é uma planta famosa e presente na composição de diversos shampoos e cremes, produzidos a partir da sua polpa branca e folhas. ...
  • Camomila. ...
  • Calêndula. ...
  • Centella asiática. ...
  • Guaco.