O que acontece se passar água oxigenada na tatuagem?

Perguntado por: dmachado . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 13 votos

De forma alguma, use shampoos, condicionadores, álcool, água oxigenada ou derivados. Isso aumenta a probabilidade de alergias, irrita a pele que ainda está ferida e dificulta o processo de cicatrização.

Evitar passar creme em excesso na tatuagem, principalmente cremes com petróleo, pois criam uma barreira que impede a pele de respirar e cicatrizar corretamente; Evitar alimentos que prejudicam a cicatrização, como carne de porco, frituras e embutidos.

O álcool, por exemplo, pode prejudicar a cicatrização da pele. Algumas condições de saúde – como hemofilia e diabetes – ou cutâneas – facilidade de desenvolver queloide ou alergia – são capazes de afetar o resultado da tattoo.

É que alta temperatura resseca a pele e, pele ressecada deixa a tatuagem desbotada. Lave sempre com água morna ou fria, que também ajudam a dar viço à pele.

Há casos de tatuagens com aplicação de tinta preta que ficam verdes, e isso ocorre por conta da pigmentação da pele em contato com a tinta, e cabe ao tatuador reconhecer a melhor forma de cor para ser aplicada com um material de boa qualidade para que não ocorra nenhum problema no futuro.

Óleo de coco, pantenol, manteiga de karité e glicerina são ativos que figuram como boas opções para a hidratação da cútis. Além disso, já existem cremes formulados especialmente para cobrir as tatuagens. Eles carregam substâncias que realçam as cores e evitam que a tattoo desbote.

Isto acontece quando, no momento da tatuagem, a agulha com tinta entra muito mais profundamente do que deveria, chegando à hipoderme, a camada subcutânea de gordura! A gordura permite que a tinta se espalhe, e, por isso, acontece o estouro do traço ou o vazamento da tinta.

O melhor que você pode fazer é aplicar um clareador suave, como peróxido de hidrogênio ou suco de limão. Se quiser algo mais rápido e direto, experimente esfoliar a tatuagem toda duas ou três vezes por dia com sal grosso ou esfoliante parecido.

“A região do corpo a ser tatuada deve ser lavada com sabonete antibacteriano e depois deve-se usar álcool 70%”, afirma Mônica.

Se sentir desconforto após a sessão, é recomendável o uso de soro fisiológico gelado sobre a tatuagem. Aplique o soro em uma folha de papel toalha e coloque em cima da tatuagem. Descarte após o uso. Não coce a tatuagem ou tire a casquinha que irá se formar ao longo dos dias.

3 – Hidrate-se: tome água
Mesmo que você não goste muito de tomar água, tente colocar isso na sua rotina. A água é, sem dúvida, o nutriente mais importante do organismo. Ela é o principal hidratante para a pele.

Onde tem tatuagem não nasce pelo? Mito. Os pelos tendem a crescer normalmente mesmo após a tatuagem. Os folículos pilosos de onde nascem os pelos ocupam a derme, onde o pigmento de tatuagem também é depositado, mas no geral, eles voltam a crescer normalmente.

O segredo está no QUENTE x FRIO! Para acelerar o processo de cicatrização da sua tattoo você só precisa de água quente, em temperatura suportável ao toque, (não vai se queimar, né), água fria na temperatura “baixa febre” e mais um pouquinho daquela sua coragem que encarou as agulhas.

Espere de quatro a sete dias antes de dormir em cima da pele onde está a tatuagem. A tatuagem vai sangrar e soltar pus por alguns dias depois de fazer. Evite dormir em cima dela durante esse período, porque ela precisa de circulação de ar.

Conforme já mencionado, a casca é a pele se renovando, e o mesmo vale para o aspecto desbotado. Afinal, salienta a tatuadora, “O tecido está em transição de uma pele 'machucada' para uma pele regenerada/nova. A cor real da tatuagem voltará a aparecer a partir da terceira semana”.

- Não gere atrito ao lavar com sabonete; - Deixe secar ao ar livre depois de lavar, ou dê leves batidinhas com a tolha; - Lave 3 vezes ao dia, no mínimo; - Aposte em cremes com ativos cicatrizantes para proteger, hidratar e aliviar a coceira.