O que acontece se parar de pagar financiamento de imóvel?

Perguntado por: razambuja . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.3 / 5 7 votos

De acordo com o site da Caixa Econômica, se o cliente atrasar o pagamento da prestação do financiamento imobiliário será gerado multa e juros referentes aos dias de atraso e permite o banco incluir as informações vinculadas ao seu contrato em cadastros restritivos de crédito como SERASA e outros.

Sim, existe a chance de cancelar financiamento de um imóvel no próprio banco credor, desde que o contrato ainda não tenha sido registrado em cartório. Nesse caso, para proceder ao cancelamento do financiamento depois de ter assinado, é necessário comunicar o pedido de rescisão diretamente à instituição.

Segundo a legislação brasileira, depois de 3 parcelas em atraso no financiamento imobiliário, a instituição financeira pode tomar a casa. Mas não se preocupe! Esse tipo de situação não costuma acontecer com frequência.

A verdade é que não existe um prazo determinado pelas instituições financeiras para que um imóvel seja levado para leilão, mas, ao longo dos anos de experiencia, verificamos que este período varia entre três a cinco meses de atraso no financiamento.

Se as prestações do financiamento habitacional Caixa atrasar, o cliente pode acessar o site e fazer uma proposta online para a negociação. Saiba como funciona! A Caixa Econômica Federal é um dos bancos que mais financiam imóveis no país.

02 – POSSO DEVOLVER O IMÓVEL FINANCIADO PARA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL? Desde que tenha sido adquirido pelo Programa Minha Casa Minha Vida, sim, é possível a devolução do imóvel.

O que poderá ocorrer caso o consumidor não consiga pagar as prestações do financiamento? Nestas situações, onde consumidor deixa de pagar as prestações do contrato, o banco poderá ingressar com ação de execução da dívida ou com ação de busca e apreensão do bem alienado (veículo, etc).

Quando o cliente não consegue pagar as prestações do bem adquirido, o banco pode entrar com ação de execução da dívida ou com ação de busca e apreensão do veículo. Para que a busca e apreensão seja executada é necessário que a instituição financeira comprove a dívida do consumidor.

Sim, tem como vender um apartamento financiado pela Caixa e que ainda não foi quitado.

O consumidor tem o direito de desistir de qualquer negócio, desde que observado o prazo de sete dias estabelecido no artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor .

A resposta é simples: Sim, é possível!!! Se você financiou o imóvel pelo programa Minha Casa Minha Vida, há uma forma de fazer o distrato do contrato mesmo que o pagamento das parcelas já tenha começado.

Portanto, se você não tem como pagar uma dívida judicial, terá de recorrer à negociação e parcelamento via justiça, após a negociação. Porém, a Serasa pode ajudar a evitar chegar a essa situação. A Serasa monitora as dívidas ativas por CPF para que o consumidor tenha consciência das dívidas e das ações judiciais.

Caso você não pague as parcelas em atraso, a CAIXA pode leiloar seu imóvel. Na alienação fiduciária, você não pode transferir seu imóvel a terceiros sem o consentimento da CAIXA. Isso acontece porque o imóvel fica em nome da CAIXA e só é transferido pra você após a quitação do financiamento.

A Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (1º), o Projeto de Lei (PL) 4188/2021, de autoria do governo de Jair Bolsonaro (PL), que, entre outros pontos, permite que bancos e instituições financeiras possam penhorar o único imóvel de uma família para quitar dívidas.