O que acontece se o vendedor da Shopee não responder o reembolso?

Perguntado por: acarvalho . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

Se o vendedor não responder a tempo, sua solicitação será aprovada automaticamente e o reembolso será processado em conformidade. Se houver uma disputa, a Shopee entrará em ação para mediar a situação.

Uma vez que o seu produto foi devolvido e o reembolso foi aprovado, nosso sistema começa a processar o seu pagamento e, em até 2 dias úteis, envia as informações para as áreas responsáveis. Após isto, o pagamento será reembolsado conforme a forma de pagamento utilizada no ato da compra.

Depois do vendedor receber seu pedido de reembolso, ele poderá realizar uma contraproposta de um valor no qual você poderá aceitar ou não aceitar no período de até 3 dias, se esse prazo for ultrapassado sem nenhuma ação sua, a contraproposta será aceita automaticamente.

Como montar um processo de reembolso de despesas eficiente? Siga esses 4 passos

  1. estabelecer prazos para entrega de recibos e reembolsos;
  2. determinar o que é reembolsável e o que não é;
  3. apontar quais são as obrigações para reembolso;
  4. desenvolver um fluxo e alçadas de aprovação.

Se você solicitou o reembolso pelo App Shopee (em até 7 dias após a entrega do pacote), o reembolso será realizado em até 5 dias úteis, na conta bancária cadastrada em seu usuário.

Sua solicitação de devolução / reembolso será processada dentro de 5 dias úteis e você será notificado sobre o resultado por meio de notificação no aplicativo e e-mail: Para casos de Devolução e Reembolso, você deverá devolver o produto para receber seu reembolso (a menos que haja algum outro motivo específico).

Assim que enviar a denuncia nosso time interno estará analisando as evidências e dando as devidas punições aos vendedores em questão.

Resposta da empresa
Em nossa plataforma, damos um prazo para os vendedores estarem enviando o produto e caso o mesmo não realize o envio dentro deste prazo, o pedido é cancelado e reembolsado automaticamente!

Para obter um reembolso por pagamento feito via Boleto bancário de pedidos de vendedores nacionais, após a aprovação do reembolso, será necessário o cadastro da conta bancária onde deseja receber o reembolso no App ou no site Shopee. A conta bancária precisa ser na mesma titularidade da conta Shopee.

O reembolso é sempre feito em Reais, em uma conta bancária. Depois de preencher o formulário de reembolso, o valor cai em até 5 dias úteis. Pra conferir se o valor já foi depositado, seguem algumas dicas: Alguns bancos demoram um tempo para mostrar a transação na conta.

O seu reembolso foi aprovado em 08/04/2021 e o valor é repassado para a administradora de seu cartão de crédito pelo nosso parceiro de pagamentos EBANX, em até 15 dias úteis.

Se você comprou alguma mercadoria ou contratou serviços e a empresa se recusou a fazer o reembolso conforme diz a legislação, pode acionar os órgãos de defesa do consumidor, como o Procon do seu estado, ou associações como Reclame Aqui e PROTESTE.

Caso o consumidor se arrependa, tem o direito de receber tudo aquilo que já pagou, incluindo custos extras, como frete ou taxa de instalação de serviços contratados à distância. Isso porque o CDC prevê que o direito de arrependimento deve ser exercido sem ônus.

Se você recebeu um item errado e/ou diferente do que você comprou, nós recomendamos que o envie de volta ao vendedor. Após a devolução do produto, o vendedor avaliará o pacote devolvido, e poderá aceitar o seu pedido de reembolso para liberar o pagamento para você.

Quando o consumidor adquire um produto sem vê-lo presencialmente, ele tem o direito de desistir da sua compra e receber os valores de volta. Mas há um prazo de sete dias contados a partir da chegada do produto para reivindicar esse direito.

O consumidor também tem o direito de pedir reembolso no caso de um produto ser impróprio para consumo, fora da validade, alterados, adulterados, falsificados, avariados, corrompidos, fraudados, deteriorados ou que apresentam qualquer risco à saúde ou vida do cliente.

Segundo a legislação brasileira. Não há nada previsto por lei em relação ao prazo para pagamento de um reembolso. Apesar de diversos itens serem abordados na legislação, o prazo para pagamento não é um deles.

Para abertura de sua demanda em nossa Ouvidoria, acesse nosso formulário: https://shopee.omd.com.br/shopee/externo/cadastro.do. A Ouvidoria Shopee funciona de Segunda a Sexta (exceto feriados), das 9h às 18h.

8 dias

Quanto tempo demora o reembolso no cartão de crédito? Se você está se perguntando quanto tempo demora o reembolso no cartão de crédito, saiba que pode demorar até 8 dias úteis. Entretanto, na maioria das vezes, seja por motivo de fraude ou cobrança indevida, poderá ser realizado dentro de 24 horas.

Selecionando a opção de “Shopee” > ”Comprei na Shopee” > “Reembolso” > ”Quero pedir o reembolso da minha compra” > ”O site já aprovou o meu reembolso”, informe os dados solicitados e apresente os valores de suas compras. Lembrando que é necessário informar o mesmo cpf utilizado no boleto bancário desta compra.

Sim, tanto na Shopee quanto em outras plataformas de compra é possível cair em golpes se você não adotar medidas de segurança em sua compra.