O que acontece se o numerador é 0?

Perguntado por: lcustodio . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.1 / 5 6 votos

O numerador de uma fração pode ser 0 sim, porém o denominador não. Quando há uma fração que se tem o numerador 0 pode-se fazer a divisão. Qualquer fração que tenho o numerador como 0 tem o resultado 0, pois dividir 0 coisas é o mesmo que não dividir.

Quando o denominador é um número natural, o numerador indica quantas partes são tomadas do denominador, sendo que o denominador indica em quantas partes o número inteiro foi dividido.

A fração é classificada como aparente quando a divisão entre o numerador e o denominador é igual a um número inteiro. Veja os exemplos a seguir. Sabemos que 12 é divisível por 4 e que 124=3, então essa é uma fração aparente.

a divisão 0/0 é indeterminada entre os resultados não nulos, como ocorre com a escolha 0/0 = 1; por sua vez, o caminho alternativo 0/0 = 0 nos forçaria a complicar as leis algébricas usuais.

Como 0 é absolutamente o menor número possível, então faz sentido que o resultado de uma divisão por ele seja o maior de todos: o infinito!

Em alguns casos, é possível constatar também, a resposta: zero, para esta indeterminação, pois eles concluem que um valor nulo, divido por outro valor nulo, resultaria em um valor nulo.

Apesar de todo número elevado a 0 ser igual a 1, quando se tem o 0 como denominador, excepcionalmente, essa potência se torna uma indeterminação em Matemática. Porém, em cálculo se utiliza o resultado 1 por simples convenção.

portanto zero dividido por 2 é. zero e aí acertou Pessoal espero que vocês tenham gostado até.

O número que fica em cima é o numerador, e o que fica embaixo é o denominador.

O traço representa o símbolo da divisão; o número que fica acima desse traço é chamado de numerador, e o que fica abaixo dele é o denominador.

O número que se encontra na parte de cima da fração chamamos de numerador, e o número que está na parte de baixo chamamos de denominador. Assim, no exemplo anterior, o número 1 é o numerador e o número 8 é o denominador.

Na divisão de frações a regra é a seguinte: 1.º O numerador da primeira fração multiplica o denominador da segunda; 2.º O denominador da primeira fração multiplica o numerador da outra fração.

Uma fração é imprópria quando o seu denominador é menor que o seu numerador. Quando essa representação do número é uma fração imprópria, podemos transformá-la em uma fração mista, sendo possível o inverso também, ou seja, representar uma fração mista como imprópria.

1/4 é menor, pois significa uma parte de quatro, ou 0,25.

Por causa disto não é possível dividirmos nenhum número por zero, pois nunca vamos encontrar um valor para o quociente de forma que se aproxime do dividendo.

A multiplicação de infinito e zero é uma indeterminação.

Embora quiséssemos muito ter uma resposta para "quanto é 1 dividido por 0?" infelizmente é impossível responder a essa pergunta. O motivo, explicando rapidamente, é que, qualquer que seja a resposta, teremos que concordar que a resposta vezes 0 é igual a 1, e isso não pode ser verdade, pois qualquer número vezes 0 é 0.

Uma fração pode ter um numerador igual a zero, o que ela não pode ter é um denominador igual a zero, pois torna-se indeterminada. Uma fração pode ter um numerador igual a zero, o que ela não pode ter é um denominador igual a zero, pois torna-se indeterminada.

Sabemos que todo número diferente de zero, elevado a zero, é igual a 1. Mas, e se o número for zero? A expressão matemática 0 elevado a 0 é considerada como uma indeterminação em Matemática. Em cálculo, como é uma expressão muito usada, ela é considerada por convenção como sendo igual a 1.

Desse modo temos que definir x0 = 1 para que continue valendo a lei fundamental. Ou, seja, podemos dizer que a definição x0 = 1 é uma convenção que pode ser justificado pelo cálculo. Existe também um caso polêmico, quando temos x0=1, sendo que x=0.

Assim, a potência 0 indica uma potência do tipo x - x, onde x é um número inteiro. Com isso, reescrevendo a potenciação 2^ (x - x), obtemos a fração 2^ (x - x) = 2^x/2^x = 1. Portanto, concluímos que todo número elevado à 0 é igual a 1 pois representa a divisão do número por ele mesmo.

Continuar lendo O que é o numerador?