O que acontece se o motorista for pego no exame toxicológico?

Perguntado por: lalves . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 5 votos

Foi publicada no Diário Oficial da União da última sexta-feira (30) a Medida Provisória (MP) 1.153/2022, que suspende até 2025 a aplicação de multa para motorista profissional que não realizar o exame toxicológico previsto no Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503, de 1997).

O descumprimento é considerado infração gravíssima, punível com multa no valor de R$ 293,47, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e suspensão do direito de dirigir por três meses.

Caso o exame toxicológico indique positivo, o motorista fica impedido de obter ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D e E.

A partir do dia 11 de novembro de 2021, passou a valer uma nova determinação para a multa exame toxicológico. Todos os motoristas de caminhão, ônibus ou van que não tiverem atualizado o seu exame receberão uma multa. O valor dessa punição é de R$ 1.467,35.

É possível burlar o exame toxicológico? Não é possível burlar o exame toxicológico, devido ao fato de ser justamente um dos métodos mais seguros para detectar drogas consumidas em um período de 90 à 180 dias, dependendo do tipo de coleta (cabelos ou pelos).

Quanto tempo o exame toxicológico consegue detectar as drogas? O Exame toxicológico consegue detectar as drogas consumidas nos últimos três meses (90 dias), a partir da coleta de cabelos. Em pelos do corpo, o tempo para detectar as drogas no organismo é de seis meses (180 dias).

O exame toxicológico é uma análise que tem o objetivo central de identificar a presença de substâncias psicoativas, as drogas, no organismo. Com o teste, é possível conhecer o que foi consumido pela pessoa em avaliação nos 90 dias que antecederam a coleta.

Hidrate-se: a água tem a função de auxiliar na limpeza do organismo e eliminar toxinas através da urina, suor e fezes. Tenha uma dieta saudável: opte por alimentos ricos em minerais e vitaminas. Se movimente: atividade física é uma ótima opção para ajudar no processo de eliminação de toxinas.

O Exame Toxicológico de Larga Janela de Detecção identifica a presença de substâncias psicoativas que se depositam nos fios de cabelo ou pelos por um período mínimo de 90 dias, permitindo a avaliação de hábitos de consumo dessas substâncias pelo doador.

Basta entrar no site do Detran de seu estado e procurar a seção onde é possível consultar a situação da sua CNH. Entre com seus dados e veja o que o sistema acusa.

Multa automática exame toxicológico
Desse modo, Dias informa que os motoristas precisam realizar o exame urgentemente, pois, quem não regularizar o toxicológico receberá multa automática expedida pelo órgão executivo de trânsito de seu estado.

A fiscalização é feita por todos os órgãos autuadores, em todas as rodovias federais e estaduais.

Na Página de Acompanhamento, você poderá acompanhar cada fase do seu exame e saber assim que o resultado estiver disponível para retirada. Caso seja mais fácil, você pode optar por receber mensagens via SMS ou e-mails com o status do resultado do exame toxicológico.

Ou seja, quando uma pessoa usa substâncias ilícitas, cerca de seis dias após a ingestão, a droga é absorvida pela queratina dos fios de cabelo, pelos e unhas. Nesse material, ela pode ficar armazenada por até 180 dias após esse uso.

Por exemplo, se alguém consumiu uma droga nos últimos 3 meses, basta analisar 3 centímetros de cabelo. Também é possível fazer o exame toxicológico com raspas de unha ou pelos do corpo, que podem detectar até 6 meses de consumo.